Seu Vavá, responsável pelo Cine Nazaré, morre aos 91 anos

Seu Vavá, dono do último cinema de bairro de Fortaleza, morreu nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, aos 91 anos

17:53 | Fev. 22, 2022

Seu Vavá era o responsável pelo Cine Nazaré, o último cinema de rua de Fortaleza (foto: Sergio Poroger/ Divulgação)

Raimundo Getúlio Vargas Carneiro de Araújo, conhecido apenas como Seu Vavá, morreu nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, aos 91 anos. Ele era o responsável pelo Cine Nazaré, o último cinema de bairro de Fortaleza.

“Faleceu hoje, aos 91 anos de idade, o operador de cinema tradicionalmente conhecido em Fortaleza, Raimundo Getúlio Vargas Carneiro de Araújo, o Vavá”, escreveu o historiador e jornalista Nirez, em suas redes sociais.

“Foi operador do Cine Familiar e depois comprou o Cine Nazaré, onde mantinha sessões de cinema projetados. Fica a saudade dos cinéfilos da região do Parque Araxá e bairros circunvizinhos”, finalizou em texto.

Vavá era uma criança quando se apaixonou pela sétima arte em visita ao Cineteatro São Luiz. “Um dia, desci e fui lá no cineteatro. Tinha as portas laterais, aí quando eu vi aquele negócio (na tela), aquelas fotografias, aqueles homens montados nos cavalos... Aquilo, pra mim, foi uma maravilha!”, disse em entrevista ao O POVO em janeiro de 2018.

Aos 16 anos, obteve o próprio cinema. E, em 1970, ele tomou conta do Cine Nazaré. O nome do lugar foi dado pela antiga proprietária, Ernestina Medeiros, que era devota da santa.

O espaço guarda mais de dois mil filmes, com gêneros predominantemente de romances e clássicos do faroeste. “Esses shoppings de hoje têm umas televisões grandes! Cinema mesmo, assim de verdade, como eu faço, só esse aqui!”, opiniou na época.

Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.