Editora abre campanha de financiamento coletivo para livro sobre a MPB

Livro "1979 – O ano que ressignificou a MPB", da editora Garota FM Books, reúne 90 artigos que abordam o ano de 1979 na MPB

1979 ficou marcado na História brasileira por ter sido o ano em que a Lei da Anistia entrou em vigor ainda durante a ditadura militar (1964 - 1985). A norma pavimentou o caminho para a redemocratização do Brasil e permitiu que exilados políticos voltassem ao território nacional, réus tivessem seus processos anulados e presos fossem libertos dos presídios. Apesar disso, a anistia era restrita, porque negava perdão a pessoas consideradas “terroristas” durante o regime e que tivessem sido condenadas. Isso incentivou atos e manifestos por parte de grupos civis, em uma tentativa de tornar a lei “ampla, geral e irrestrita”.

Em meio a essa situação, a música brasileira também marcava sua própria história. Na época, muitos artistas começaram a explorar a produção independente como uma saída para continuar a compor suas canções. Além disso, as mulheres expandiam seu espaço no cenário musical nacional.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Com o objetivo de explorar esse período da música, a editora Garota FM Books abriu uma campanha de financiamento coletivo para o livro “1979 - O ano que ressiginificou a MPB”. Dezenas de profissionais escrevem sobre 90 discos que foram lançados na época. Entre os que colaboram com textos, há Jotabê Medeiros, Mimi Rocha, Chris Fuscaldo e Moacyr Luz.

Vários álbuns serão analisados, como “Frevo Mulher”, de Amelinha; “Era uma vez um homem e seu tempo”, de Belchior; “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque; “Ave de Prata”, de Elba Ramalho; “Essa Mulher”, de Elis Regina; e “Realce”, de Gilberto Gill.

A campanha permanece aberta até o dia 27 de janeiro, por meio da plataforma Catarse. Existem algumas formas de apoio que disponibilizam recompensas diferentes. Com R$ 94, a pessoa recebe o livro impresso, um agradecimento com o nome na capa e frete grátis. Por R$ 229, o apoiador ganha um exemplar, uma bolsa e uma camiseta.

Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

1979 - o ano que ressignificou a MPB

Quando: até 27 de janeiro
Onde: na plataforma Catarse
Mais informações: no perfil do instagram @garotafm

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vidaearte editora garota fm books música brasileira mpb catarse financiamento coletivo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar