Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

"La casa de Papel" chega à última temporada; entenda o sucesso da série

Fenômeno internacional, "La Casa de Papel" chega ao capítulo final em meio a revelações, guerras e mortes. Diante de tantas reviravoltas, quais tramas ainda precisam de respostas?
15:37 | Set. 02, 2021
Autor Ana Flávia Marques
Foto do autor
Ana Flávia Marques Jornal
Ver perfil do autor
Tipo Analise

Em 2017, surgiu na Netflix um dos maiores sucessos do streaming: "La Casa de Papel", fenômeno que se tornou a série em língua não-inglesa mais assistida do serviço. Desde então, o público acompanha um grupo de ladrões, comandados por um controverso líder de alcunha Professor, na realização do ousado plano de fabricar dinheiro em quantias incalculáveis.

Agora essa história começa a ganhar seu capítulo final, que promete momentos ainda mais tensos e épicos. Com episódios gravados na Espanha, em Portugal e na Dinamarca, a última temporada da série foi dividida em duas partes: o primeiro volume estreia amanhã, 3, e o segundo em 3 de dezembro. Diante das muitas reviravoltas que marcam o enredo, o Vida&Arte recupera hoje os acontecimentos da temporada anterior, que constrói as bases para o fim dessa narrativa.

Na quarta temporada, Nairóbi (Alba Flores) ficou entre a vida e a morte, após ser baleada. A gangue decidiu operá-la por conta própria, com a ajuda de um médico que os orienta por meio de videochamada. Apesar das dificuldades, Tóquio (Úrsula Corberó) consegue realizar o procedimento e Nairóbi fica estável.

O Professor (Álvaro Morte) passa por outro drama ao pensar que Raquel (Itziar Ituño) foi morta, quando na verdade estava sendo mantida refém pela polícia, prestes a passar por um interrogatório da temida Sierra (Najwa Nimri). Ele conta com a ajuda de Marseille (Luka Peros) para realizar um plano e despistar a polícia, fingindo que foi para longe, quando na verdade continuou por perto. 

A inspetora até tenta extrair alguma informação de Raquel, ameaçando ir atrás de sua filha. Sem sucesso, ela tenta negociar uma possível diminuição de pena, mas Raquel não cede. Enquanto isso, o Professor e Marselha invadem a casa de Antonanzas (Antonio Romero), que trabalha com Sierra. Eles chantageiam o policial para ajudá-los a trazer Raquel de volta. Assim, o Professor entrega seu relógio a Antonanzas, que mostra disfarçadamente à Raquel, revelando que o Professor está agindo para salvá-la.

Voltando ao banco, Gandia (Jose Manuel Poga), segurança do local, consegue se livrar das algemas e encontra uma sala com armas e câmeras de todos os espaços. Com isso, ele consegue armar uma emboscada para os ladrões. Antonanzas descobre que Gandia está escondido na sala e avisa ao Professor, que repassa a informação à Tóquio, mas já era tarde demais. Gandia captura a moça e a algema na sala. Depois, decide soltar bombas no banco e têm um confronto com a gangue.

Em meio ao conflito, o segurança encontra a sala onde estava Nairóbi e a torna refém. Os ladrões fazem uma longa negociação com Gandia para que ele a liberte. Até chegam a um acordo, mas o segurança os trai e atira em Nairóbi, que morreu na mesma hora, chocando a gangue e o público.

Do lado de fora, o Professor expõe a tortura que Rio (Miguel Herrán) sofreu nas mãos de policiais. A corporação entra em conflito com o fato vindo à tona e a população se revolta. Assim, o Professor organiza um plano para enganar os policiais que estão levando Raquel até a prisão e consegue levá-la de volta ao banco.

Sierra foi obrigada a assumir publicamente a tortura de Rio e expõe todas as ordens que recebeu e quem fez o quê. Logo em seguida, ela foge, mas continua atrás do Professor e nos momentos finais da temporada, eles se encontram cara a cara.

Em meio aos últimos acontecimentos, os fãs estão criando várias teorias sobre o que pode acontecer na nova temporada. O último trailer, divulgado no início de agosto, revela detalhes sobre o que está por vir. Ao que tudo indica, os flashbacks continuarão a fazer parte da narrativa da série. Já o elenco irá receber novos integrantes, como Miguel Ángel Silvestre, de "Sense8" e "Sky Rojo", que aparece ao lado de Tóquio em clima de romance, mas a aparência da personagem dá a entender que se trata de uma lembrança.

O trailer também confirma que o ator espanhol Patrick Criado estará no elenco da quinta temporada. Ele já havia sido flagrado nos bastidores e no vídeo divulgado é possível ver sua participação ao lado de Berlim. Já o Professor não conseguiu escapar de Sierra e a gangue precisará se virar sem a orientação do líder. Enquanto isso, as autoridades espanholas decidem partir para um plano mais agressivo, que inclui o exército militar.

5 fatos para entender o sucesso de "La Casa de Papel" na Netflix

1. A narrativa de anti herói é algo que vem sendo trabalhado em outras produções da Netflix e a fórmula tem dado bons resultados. Séries como "Lúcifer" e "Lupin" fazem o público torcer pelo "vilões" da história, a partir da construção dos personagens. Em "La Casa De Papel", à medida que o público acompanha a trajetória de Tóquio, Moscou ou Nairóbi, é mais fácil se afeiçoar aos ladrões. A maioria deles teve uma vida difícil, sem acesso à educação, o que gera um sentimento de revolta no telespectador.

2. O roubo. "Eles não estão apenas roubando para si, mas também estão dando um golpe (...) e um aviso para o sistema capitalista em que vivemos", disse Alejandro Bazzano, um dos diretores da série, em entrevista ao jornal argentino La Nación. A ação feita em torno do banco também representa a revolta do povo espanhol em meio a crise econômica, o que aumenta ainda mais o apreço pelos personagens, na opinião do jornalista Marcelo Stiletano, do La Nación.

3. Outro fator importante para o sucesso da série foi o streaming. A série chegou a ser exibida na TV aberta da Espanha, mas o sucesso veio através da Netflix. A plataforma permitiu que pessoas de diferentes partes do mundo pudessem assistir à série a qualquer momento e quantos episódios seguidos quisessem. Esse tipo de consumo instantâneo se encaixa com o próprio enredo da produção, que acontece quase em tempo real. "O espectador segue a ação com essa sensação de tempo real adquirida com o hábito de consumo dessas plataformas, nas quais você pode ver todas temporadas de uma série de uma vez, e não apenas um único capítulo", diz Stiletano.

4. Elementos marcantes da série também foram viralizados, chamando a atenção de quem ainda não conhecia a produção. As festas à fantasia passaram a ter a presença dos macacões vermelhos e máscaras de Salvador Dali. A trilha sonora também foi marcante, com a música "Bella Ciao", que ganhou até uma versão em funk no Brasil, "Só quer vrau", com MC MM e DJ RD.

5. É claro, que um dos pontos marcantes da série é sua origem. Cada vez mais produções de diferentes nacionalidades estão se destacando. O público tem sede por novidades, perspectivas e culturas. Exemplo disso, são os sucessos coreanos, como os grupos musicais de k-pop e os doramas no audiovisual. "La Casa De Papel" prende o público com o espanhol, atores diferentes dos famosos rostos hollywoodianos e cenários de um país não tão frequente nos filmes e séries.

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

"Sei que posso render muito mais", diz Edson Cariús sobre o seu momento no Ferroviário

INSATISFEITO
17:41 | Set. 02, 2021
Autor Mateus Moura
Foto do autor
Mateus Moura Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Na manhã desta quinta-feira, 2, o Tubarão da Barra realizou o último treino preparatório para o duelo diante do Volta Redonda-RJ, que acontece neste sábado, às 21 horas, no estádio Raulino de Oliveira, pela 15ª rodada da Série C. O Coral embarcou para o Rio de Janeiro no período da tarde.

Atualmente na quinta colocação do Grupo A, com 20 pontos, o Ferrão está com uma sequência de nove partidas de invencibilidade, mas com seis empates consecutivos. Para Edson Cariús, a equipe não está conseguindo ser efetiva na conclusão das jogadas.

"Está faltando aproveitar mais as oportunidades. Quando as oportunidades aparecem, nós temos que ter calma, tranquilidade e paciência. No momento de finalizarmos, estamos com muita ansiedade, e isso acaba atrapalhando. Esses empates tem prejudicado a gente, já poderíamos ter garantido nossa classificação. Temos que ter tranquilidade, a competição está na reta final, o grupo está muito embolado. Precisamos ter tranquilidade nesses jogos que restam para que possamos aproveitar as oportunidades, concluir em gol e voltar a vencer."

O atacante de 32 anos retornou ao Coral depois de passagens apagadas por Fortaleza, CRB-AL, Al-Jabalain, da Arábia Saudita, e Remo-PA. O centroavante foi contratado sob a expectativa de repetir as boas atuações com a camisa coral em 2019, quando marcou 19 gols e brigou pela artilharia do Brasil. Contudo, desde sua volta, o camisa 35 atuou em seis partidas e não conseguiu fazer nenhum gol. O Tubarão tem o pior ataque do Grupo A, com apenas 8 tentos em 14 rodadas.

"É um momento difícil. Sou um cara que me cobro muito. Eu não estou satisfeito com o meu momento, sei que posso render muito mais. Tenho trabalhado para isso, dia após dias. Trabalho fora dos treinos, nos dias de folga. Eu sei o quanto posso ajudar esse grupo e o Ferroviário. No momento certo os gols vão aparecer e vamos conseguir o nosso objetivo, que é a classificação."

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Luiz Otávio admite "surpresa" com troca no comando do Ceará e elogia Tiago Nunes

Camisa 13
16:11 | Set. 02, 2021
Autor Afonso Ribeiro
Foto do autor
Afonso Ribeiro Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um dos líderes do elenco do Ceará, o zagueiro Luiz Otávio admitiu que ficou surpreso com a troca no comando, mas elogiou o novo treinador e destacou o período livre para treinos sob orientação da nova comissão técnica. O defensor de 32 anos afirmou que Tiago Nunes foi bem recebido pelo elenco e mira se adaptar ao novo modelo de jogo.

No último domingo, 29, após a derrota por 2 a 0 para o América-MG, pela Série A, o Alvinegro demitiu Guto Ferreira, que passou mais de um ano no cargo. No dia seguinte, anunciou acordo até o final de 2022 com Tiago Nunes, que se apresentou na quarta-feira, 1º, e iniciou os trabalhos em Porangabuçu.

"A gente foi pego de surpresa também, mas vida que segue. Isso é normal, infelizmente, no futebol brasileiro. Não sei se vai parar por aqui ou não, acho que a medida que a CBF adotou de ter dois treinadores por ano, no máximo, ajudou a enaltecer o trabalho dos treinadores, que têm mais tempo para ficar no cargo e apresentar o trabalho. Sobre a chegada do Tiago, o grupo recebeu ele muito bem, até porque o que a gente prega e eu sempre falo é comprar a ideia de quem esteja comandando. Hoje é o Tiago, a gente tem que comprar a ideia de trabalho dele, buscar fazer o nosso melhor para ajudar ele. Se não houver cooperação dos jogadores, não tem como ele desenvolver o trabalho", ponderou o camisa 13.

Após passagens por Athletico-PR, Corinthians-SP e Grêmio-RS, o gaúcho de 41 anos assume o Vovô na sequência do Campeonato Brasileiro.

"O Tiago veio para somar junto com a gente. Aproveitou a oportunidade e, não diferente de mim ou de qualquer outro jogador quando chegou ao Ceará, a intenção dele é fazer história, levar o clube aonde não chegou, conquistar coisas que ainda não conquistou. Ele veio com muita fome de trabalhar e tirar o melhor da gente", disse Luiz Otávio.

A nova comissão técnica terá como trunfo o tempo de preparação até o próximo compromisso: com o adiamento da partida diante do Palmeiras-SP, o Ceará voltará a campo apenas no próximo dia 12, contra o Grêmio-RS, em Porto Alegre, pela 20ª rodada do Brasileirão. Tiago Nunes, portanto, terá cerca de dez dias de trabalho antes de reencontrar o ex-clube.

"Francamente, até pelo momento da troca de treinador, para mim é positivo. Vai ter um tempo para a gente entender melhor o trabalho do professor Tiago, que está chegando agora. O método de trabalho dele, a forma, tudo que ele vai passar para a gente e querer agregar. Para isso precisa de tempo e no futebol, muitas vezes, a gente não tem esse tempo. Então a gente vai ter essas duas semanas para assimilar o mais rápido possível para tentar colocar tudo ou boa parte em prática. A gente tem que buscar fazer o nosso melhor e cada vez entender mais rápido o método de trabalhar dele", opinou o zagueiro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Coritiba assume ponta da Série B após vitória sobre Londrina

Esportes
00:20 | Set. 02, 2021
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Coritiba derrotou o Londrina por 3 a 2, na noite desta quarta-feira (1) no estádio do Café, e assumiu a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o triunfo, o Coxa alcançou 42 pontos, e tirou a ponta da classificação do CRB, que, após vitória de 2 a 1 sobre o Confiança, chegou aos 40 pontos.

Série B: CRB vence Confiança e assume a liderança provisória

Esportes
21:54 | Set. 01, 2021
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O CRB derrotou o Confiança por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (1) no Batistão, e assumiu a liderança provisória da Série B do Campeonato Brasileiro. Para manter a ponta da tabela, terá que torcer contra o Coritiba e o Goiás, que ainda entram em campo na 22ª rodada.

Fortaleza tem oito jogadores pendurados por cartão amarelo para o duelo contra o Bahia, pela Série A

PENDURADOS
20:08 | Set. 01, 2021
Autor Mateus Moura
Foto do autor
Mateus Moura Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Fortaleza tem oito jogadores pendurados com dois cartões amarelos para a partida diante do Bahia, que acontece neste sábado, 4, às 21 horas, no estádio Pituaçu, em Salvador (BA), pela 19ª rodada da Série A. Os atletas que compõem a lista são: Felipe Alves, Tinga, Lucas Crispim, Matheus Jussa, Ronald, Matheus Vargas, Igor Torres e Robson.

Dos oito jogadores, quatro figuram com frequência na equipe titular de Vojvoda: Lucas Crispim, Tinga, Matheus Vargas e Robson. Caso algum dos atletas receba um cartão amarelo no confronto contra a equipe baiana, será necessário cumprir a suspensão automática na rodada seguinte, contra o Atlético-MG, domingo, 12, às 16 horas, na Arena Castelão.

Além dos pendurados, o Tricolor tem dois desfalques confirmados para a partida. Marcelo Benevenuto, diagnosticado com Covid-19, segue o período de dez dias de isolamento. O volante Felipe recebeu o terceiro cartão amarelo no duelo diante do Cuiabá-MT e cumpre suspensão automática.

O Leão do Pici ocupa a terceira posição da Série A, com 33 pontos. Já com a melhor campanha de um clube nordestino no primeiro turno da Série A por pontos corridos, a equipe tenta voltar a vencer após três empates consecutivos na competição.

O adversário do Leão também vem de uma sequência ruim – um empate e três derrotas –, mas a situação do clube baiano é ainda mais delicada. Nos últimos 10 jogos, o Esquadrão foi derrotado oito vezes.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags