Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Morre Júlio Chaves, dublador de Mel Gibson e de Marlin, pai do Nemo

Vítima de Covid-19 aos 76 anos de idade, Júlio Chaves, além de dublar Mel Gibson e o pai do Nemo, também deu voz a Andy Garcia e Tommy Lee Jones, e produções como Harry Potter e Ben 10
Autor - Redação O POVO
Foto do autor
- Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O ator e dublador Júlio Chaves morreu aos 76 anos de idade, em decorrência de complicações da Covid-19. Entre seus principais trabalhos de dublagem, ele deu voz ao Marlin, em 'Procurando Nemo', o Vô Max, de 'Ben 10', o 'Arqueiro Verde', além do tio Valter na franquia 'Harry Potter'.  A notícia foi confirmada hoje, terça-feira, 10 de agosto (10/08), pelo amigo e colega de profissão Guilherme Briggs, no Twitter.

"Perdemos mais um querido amigo dublador. Júlio Chaves, a eterna voz do Mel Gibson faleceu, vítima do Covid. Ele já estava internado tem alguns dias. Eu não sei mais o que dizer ou sentir, só tristeza. Descanse em paz, Julinho, muito obrigado por tanto carinho comigo sempre", escreveu Briggs. 

Nascido no Rio de Janeiro, Júlio começou sua carreira como dublador em 1970, nos estúdios de Herbert Richers. Na década de 1980, ele já havia se tornado a voz oficial de muitos atores principais, como Mel Gibson, Andy Garcia, Tommy Lee Jones, entre outros. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Mário Monjardim, dublador do Pernalonga, morre aos 86 anos

Luto
20:50 | Jul. 30, 2021
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

O dublador brasileiro Mário Monjardim morreu nesta sexta-feira, 30 de julho, aos 86 anos. Ele já tinha sofrido um AVC no ano passado, mas a causa da morte não foi divulgada.

O profissional faleceu dias depois do amigo e parceiro de carreira Orlando Drummond (1919 - 2021). Os dois atuavam na profissão e, inclusive, concediam suas vozes no mesmo desenho animado: enquanto Drummond dava vida a Scooby-Doo, Monjardim interpretava Salsicha.

O profissional ainda ganhou maior destaque na dublagem por dar voz a Pernalonga, do Looney Tunes, outro personagem icônico e popular entre várias gerações. Também interpretou Frangolino e Capitão Caverna.

O dublador começou sua carreira na rádio em 1954, mas, uma década depos, migrou para a recém-inaugurada TV Globo. Na emissora, participou de programas humorísitcos como “Chico Anysio Show” e “Os Trapalhões”.

Comelou a dublar em 1958 e não parou até sofrer um AVC em 2020. Ele era pai do diretor de dublagem Júlio Monjardim e de outros quatro filhos: Marcus, André, Leyla e Mario.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Seu Peru: veja personagens dublados por Orlando Drummond, que morreu no Rio

comediante
02:41 | Jul. 28, 2021
Autor Kauanna Castelo
Foto do autor
Kauanna Castelo Autor
Ver perfil do autor
Tipo

Durante sua passagem terrena, Orlando Drummond Cardoso, o eterno "Seu Peru" da "Escolinha do Professor Raimundo", deu vida e voz a personagens consagrados entre os brasileiros. O ator, dublador e roteirista nasceu em 18 de outubro de 1919 e morreu nessa terça, 27 de julho (27/07), no Rio de Janeiro, na mesma cidade onde nasceu, após viver seus 101 anos esbanjando talento e bom humor.

Tiktoker Vô Nelson morre aos 91 anos após acidente doméstico

Morre Samuel E. Wright, dublador de "Sebastião" no clássico "A Pequena Sereia"

Drummond iniciou sua carreira na rádio, em 1942. E foi devido a essa experiência, e graças ao incentivo do ator Paulo Gracindo, que ele começou a atuar como dublador. Com Scooby Doo, Orlando entrou para o livro dos recordes, devido aos 35 anos de dublagem (de 1975 a 2010).

Personagens dublados pelo "Seu Peru"

Personagens de desenhos animados:

  • Popeye
  • Alf, o ETeimoso
  • Vingador, da Caverna do Dragão
  • Scooby Doo
  • Gargamel, de Os Smurfs
  • Gato Guerreiro, de He-Man
  • Corujão, do Ursinho Pooh

Filmes:

  • Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida
  • Robocop
  • Rocky
  • Star Wars: o Retorno de Jedi
  • Titanic

Seu Peru

Mas foi na televisão que seu rosto se tornou reconhecido. Com um faixa rosa na cabeça e trejeitos marcantes, o ator eternizou o personagem "Seu Peru", interpretado por ele na primeira versão ainda em rádio da "Escolinha do Professor Raimundo", em 1952. Os bordões do personagem gay viraram sua marca registrada - "Tô porraqui com você" e "Te dou o maiorrrr apoio".

Os filmes e programa que Orlando atuou

Drummond também atuou em alguns filmes como Rei do Movimento (1954) , Angu de Caroço (1955), “Bonga, o vagabundo” (1969 e “Um lobisomem na Amazônia" (2005). E interpretou diversos personagens icônicos no programa Zorra Total, entre 1999 e 2013. O comediante se aposentou em 2015, após 70 anos de carreira.

Qual a causa da morte do "Seu Peru"?

Orlando Drummond faleceu em casa devido a falecia múltipla de órgãos, nesta terça-feira, 27, aos 101 anos. Casado com Glória Drummond, desde 1951, ele deixa dois filhos, cinco netos e três bisnetos.

Orlando Drummond estava internado desde maio

Em maio deste ano, ele foi internado com um quadro grave de infecção urinária. A maioria do tempo de internação do ator e dublador foi no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Quinta D'Or, Zona Norte da capital carioca. 

Seu Peru: aniversário de 100 anos de idade

Orlando Drummond completou 100 anos em 2019. Em entrevista para a Folha de S. Paulo à época, o ator fez um balanço sobre sua trajetória na televisão e relembrou momentos mágicos de sua carreira.

"Chegar aos 100 anos é uma dádiva de Deus. Eu vivo de alegrias ao lado da minha família e, desta maneira, eu vou comemorar meu aniversário", disse ele.

Mesmo com a idade avançada, Drummond contou na ocasião que sua vida não parava. Ele tinha o costume de ler o jornal diariamente e estava sempre disposto a fazer passeios pelo shopping. Além disso, o ator também fazia exercícios de fisioterapia três vezes na semana.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags