Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Festival de blues reúne artistas brasileiros neste fim de semana

O evento, que acontece entre sábado, 7, e domingo, 8, no canal do Youtube do Mercado da Arte, marca a inauguração da União Brasileira do Blues (UBB)
Autor - Clara Menezes
Foto do autor
- Clara Menezes Autor
Tipo Noticia

Disseminar ainda mais o blues no território brasileiro. Esse é o principal objetivo do 1º Festival União Brasileira de Blues, que começa neste sábado, 7, e dura dois dias.

Com 26 atrações confirmadas, o evento será transmitido por meio do canal do Youtube do Mercado das Artes e trará bandas e solistas de várias regiões do Brasil.

Entre os artistas que marcam presença, estão três cearenses: Marília Lima, Cláudio Oliveira e Roberto Lessa. Esses músicos, já recorrentes no cenário local, se apresentarão no sábado, a partir das 16 horas.

Além deles, haverá grupos como Big Blues, Bêbados Habilidosos, Big Bat Blues Band, Ablusadas, Brazilian Blues Band, Distintivo Blue, Whisky de Segunda, Restgate Blues, entre outros.

A iniciativa também arrecadará doações para a entidade sem fins lucrativos Apnesor, que promove os direitos das pessoas com deficiências físicas. Mais informações sobre como doar estarão disponíveis on-line.

A primeira edição do festival está sendo promovida pela recém-criada União Brasileira do Blues (UBB). A associação busca encontrar estratégias para facilitar a colaboração entre artistas nacionais.

Programação completa

sábado 7, a partir das 16 horas
- Big Blues
- Marília Lima
- André de Sousa
- Carla Mariane
- Alexandre E. Campos
- Caru de Souza
- Ismael Carvalho
- Mandu Blues
- Big Bat Blues Band
- Cláudio Oliveira,
- Bêbados Habilidosos
- Roberto Lessa
- Jefferson Gonçalves

domingo, 8, a partir das 16 horas
- Eric Assmar
- Ablusadas
- Brazilian Blues Band
- Leo Maier
- Distintivo Blue
- Rhay’s Soul Project
- Blues da Casa Torta
- Allan House & Mississip Jr.
- Rodrigo Morcego
- Danny Boy Bizzy
- Whisky de Segunda
- Restgate Blues
- Blues Etílicos

1º Festival União Brasileira do Blues

Quando: entre sábado, 7, e domingo, 8, a partir das 16 horas
Onde: no canal do Youtube do Mercado da Arte
Mais informações: no perfil do Instagram @uniaobrasileiradoblues e no site oficial

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Festival Música da Ibiapaba começa neste domingo, 25; veja programação

Formação musical
19:19 | Jul. 22, 2021
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

Com foco na formação musical, o “Mi - Festival de Música da Ibiapaba” dá início à sua programação neste domingo, 25. O evento, que ocorre até a próxima sexta-feira, 30, conta com conversas, mesas-redondas e shows.

A iniciativa, realizada Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e pelo Instituto Dragão, ganha formato on-line em respeito às medidas de distanciamento social para diminuir a disseminação da Covid-19. Todas as exibições podem ser conferidas no site oficial.

Mais de 30 atrações estão confirmadas. Um dos destaques é a apresentação da cantora Luedji Luna. A dona de canções como “Um Corpo No Mundo”, “Asas” e “Dentro Ali” finalizará o evento.

Leia também | Festival Halleluya 2021 une fé, música e entretenimento em evento virtual

Entre os nomes que representam Fortaleza, estão Orquestra Transversal, Luiza Nobel, Viramundo, Carlinhos Patriolino Trio e Vacliant. Já os músicos da região da Ibiapina serão Abidoral Jamacaru, Cristiano e Humberto Pinho, Moon Kenzo, Oigá e Os Bardos.

Além dos shows, haverá conversas com artistas e pesquisadores. Terá, por exemplo, a mesa-redonda “Musicoterapia e suas interfaces com a formação e saúde do músico”, com Gustavo Gattino, Karine Teles e Fernanda Valentim.

Outro bate-papo será com o pianista, acordeonista e compositor João Donato. Na faixa “Música & Prosa”, ele divide o espaço com Thiago Almeida, Pedro Madeira e Ednar Pinho. Transmissão ocorrerá na quarta-feira, 28, às 20 horas.

Leia também | Animação de Otto Guerra estreia na programação do Cineteatro São Luiz

Programação completa

Domingo, 25
16 horas - Abertura oficial do Festival Mi
16h30min - Show infantil com Hélio Ziskind
17h20min - Show com Mãeana e Bem Gil
18h10min - Encontro com os Mestres da Música. Mediação de Rodolfo Forte, Orlângelo Leal, Manu Cavalaro e Romulo Santiago

Segunda-feira, 26
18 horas - Mesa-redonda “Ensino da música em tempos de pandemia”, com Marisa Trench de Oliveira Fonterrada e mediação de Patrícia Marim
19h20min - Pocket Show com a Orquestra Transversal
19h40min - Pocket Show com Carlinhos Patriolino Trio
20 horas - Música e Prosa “Os sopros do festival”: Aula show com Ranilson Farias, Arimatéia Veríssimo (Teinha) e Costinha. Mediação de Azeitona

Terça-feira, 27
17 horas - Mesa-redonda “Bandas em Formação - Toda Banda de Música é uma Escola”, com Inez Martins, Robson Almeida, Marco Toledo, Leandro Serafim. Mediação de Arley França
19h20min - Pocket Show com Moon Kenzo
19h40min - Pocket Show com Vacilant investiga o tempo
20 horas - Música & Prosa: “A percussão corporal e o festival”, com os Barbatuques Maurício Maas, Mairah Rocha e Amanda Nunes. Mediação de Lenina Silva

Quarta-feira, 28
8 horas - Mesa-redonda “Musicoterapia e suas interfaces com a formação e saúde do músico”, com Gustavo Gattino, Karine Teles e Fernanda Valentim. Mediação de Rogério Jales
17 horas - Mesa-redonda “O papel e os desafios das OSCs na democratização do acesso à formação em música - Escolas livres da Cultura”, com Valeria Zeidan, Ewelter Rocha e Adriano Martins . Mediação de Mona Gadelha
19h20min - Pocket Show com Oigá
19h40min - Pocket Show com Os Bardos
20 horas - Música & Prosa com o mestre João Donato e os convidados Thiago Almeida, Pedro Madeira e Ednar Pinho

Quinta-feira, 29
17 horas - Mesa-redonda “Formação em música no Ceará: democratizando o acesso,” com Diego Melo, Luciana Gifoni e Harley Oliveira. Mediação de Ernesto Gadelha (CE)
19h20min - Pocket Show com Luiza Nobel
19h40min - Pocket Show com Viramundo
20 horas - Música e Prosa, com Mãe Ana, Bem Gil, Naiane Olah e Mestrinho. Mediação de Thamyle Vieira e Ivan Ferraro

Sexta-feira, 30
18h10min - Show: Lançamento do clipe de Gabriel Cheib
18h20min - Pocket Show com Abidoral Jamacaru
18h40min - Pocket Show com Humberto Pinho
19 horas - Palestra “Música e Acessibilidade”, com Camila Alves e Leonardo Castilho
19h20min - Pocket Show com Cristiano Pinho
19h20min - Música&Prosa: “Música vocal no festival”, com Aparecida Silvino, Rebeca Câmara, Lia Veras. Mediação de Davi Silvino
20 horas - Show com Luedji Luna

Festival Música da Ibiapaba

Quando: de domingo, 25, a sexta-feira, 30
Onde: no site do festival

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Festival Jazz & Blues segue com inscrições abertas até 30 de julho

Cursos
14:00 | Jul. 17, 2021
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

As inscrições para participar de dois minicursos do Festival Jazz & Blues permanecem abertas até o dia 30 de julho. Os eventos, com formato gratuito e on-line, acontecerão de 10 a 13 de agosto.

As residências artísticas têm como público-alvo os profissionais e estudantes de música, além de produtores culturais e técnicos. O objetivo é oferecer formações para jovens cearenses na área.

Haverá o curso “Gestão de Carreiras na Música”, ministrado por Dani Ribas, que trabalha como consultora em planejamento e gestão de carreira na área. Durante os encontros, ela apresentará as principais mudanças da indústria na última década.

Leia também | Anitta pode ser indicada ao Grammy, segundo previsão da Billboard

Além disso, mostrará diferentes frentes de trabalho para os artistas independentes, conhecimentos sobre direitos autorais e os modelos de remuneração nos streamings.

Também acontecerá o minicurso “Mídias Digitais: Bússola Digital e Segredo do Tráfego”, com Lívia Scala Manzolillo e Romário Rocha, que atuam na agência Dégagé Comunicação. Em quatro dias, os dois revelarão conhecimentos gerais sobre o meio digital, além de práticas para a criação de conteúdo nas redes sociais.

Haverá ainda uma oficina para auxiliar as pessoas a colocar no ar o primeiro anúncio patrocinado e compreender as métricas para acompanhar os resultados.

Leia também | Barões da Pisadinha a John Mayer: 15 lançamentos musicais da semana

O Festival Jazz&Blues proporcionará, no mesmo período, uma série de debates para tratar sobre temáticas atuais do meio da música, como as iniciativas criadas na pandemia e as maneiras de financiamento.

Programação completa

Minicursos

- “Gestão de Carreiras na Música”, com Dani Ribas
Quando: de 10 a 13 de agosto, das 17h às 19 horas

- “Mídias Digitais: Bússola Digital e Segredo do Tráfego”, com Lívia Scala Manzolillo e Romário Rocha
Quando: de 10 a 13 de agosto, das 8h às 10 horas

Palestras

10/08, às 20 horas
- “O mercado e o circuito da música no Ceará”, com Rosina Popp e Ricardo Bacelar. Mediação de Dalwton Moura

11/08, às 20 horas
- “A cultura e seu financiamento no Ceará e no Brasil”, com Henilton Menezes e Luis Carlos Sabadia. Mediação de Maria Amélia Mamede

12/08, às 20 horas
- “Música na pandemia: iniciativas e estratégias”, com Ivan Ferraro e Caio Castelo. Mediação de Heriberto Porto

13/08, às 20 horas
- “Os primeiros passos na carreira de um artista”, com Claudio Mendes e Mahmundi. Mediação de Aparecida Silvino

Residências Artísticas do Festival Jazz & Blues

Quando: inscrições até 30 de julho; atividades serão realizadas entre 10 e 13 de agosto
Onde: no site do evento; palestras no canal do Youtube do Festival Jazz & Blues

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Roberta Sá e Brasil Jazz Sinfônica apresentam concerto neste domingo, 11

Festival de música
18:20 | Jul. 07, 2021
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

A Brasil Jazz Sinfônica e a cantora Roberta Sá apresentam um concerto neste domingo, 11 de julho. O evento, que será exibido na programação da TV Cultura, integra o Festival de Inverno de Campos do Jordão 2021.

O espetáculo será dividido em dois momentos. No primeiro, a orquestra traz versões de várias músicas, como “A Máquina de Escrever”, de Lery Anderson, “Rock Around The Clock”, de Max Freedman e James Myers, e “Deixa isso pra lá”, de Edson Menezes e Alberto Paz. O conteúdo terá regência de Ruriá Duprat.

Leia também | Halsey anuncia álbum sobre experiências de gravidez e maternidade

Já na segunda parte, agora sob responsabilidade do regente Fabio Prado, a Brasil Jazz Sinfônica e Roberta Sá firmam parceria por meio da apresentação de muitas canções brasileiras.

Haverá, por exemplo, “Eu Sambo Mesmo”, de Janet de Almeida, “Ela Diz Que Me Ama”, de Jorge Ben Jor e Gilberto Gil, e “Gente Aberta”, de Roberto Carlos e Erasmos Carlos.

Leia também | Festival Música da Ibiapaba segue com inscrições abertas até sexta, 9

Outros artistas também recebem homenagens, como Moreno Veloso, Quito Ribeirto, Tom Jobim, Vinícius de Morais, João Donato, João Mello e Rodrigo Maranhão.

A transmissão acontece na TV Cultura neste domingo, 11 de julho, a partir das 23 horas. A edição foi gravada na Sala São Paulo, onde costumam acontecer apresentações de orquestras sinfônicas na capital paulista.

Leia também | Salvador projeta volta de shows para próximo mês e faz evento-teste para 500 pessoas

O Festival de Inverno de Campos do Jordão 2021 tem programação até o próximo dia 1º de agosto. Em formato virtual, as exibições ainda podem ser conferidas na plataforma #CulturaEmCasa. Além de concertos, também proporcionam aulas para disseminação do conhecimento sobre música.

Brasil Jazz Sinfônica e Roberta Sá

Quando: domingo, 11 de julho, às 23 horas
Onde: na TV Cultura

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Festival Música da Ibiapaba segue com inscrições abertas até sexta, 9

Oportunidades
19:22 | Jul. 06, 2021
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

O Festival Música da Ibiapaba segue com inscrições abertas para suas oficinas até sexta-feira, 9 de julho. O evento de formação musical, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e pelo Instituto Dragão do Mar, oferece 15 cursos distintos na área.

A 16ª edição ainda trará palestras e bate-papos de 25 a 30 de julho. Para participar da programação totalmente digital, o artista deve se inscrever por meio do Mapa Cultural do Ceará e ter idade mínima de 16 anos. Os resultados serão divulgados no próximo dia 15, nas redes sociais.

Leia também | Theatro José de Alencar promove teatro cearense em atividades virtuais

Uma das atividades formativas será “Performance Vocal”, ministrada pelo diretor musical André Vidal. Durante cinco dias, o objetivo é aperfeiçoar diversos aspectos da voz, além de abordar questões como o uso da respiração, os princípios da ressonância vocal, o trabalho dos articuladores e a adequação da técnica para a interpretação.

Os cantores e regentes são o público-alvo. Para as inscrições, um dos pré-requisitos é ter, no mínimo, quatro anos de experiência.

Leia também | Festival de circo abre inscrições para propostas de espetáculos e oficinas

Haverá também “Gestão para Bandas de Música”, com o maestro Arley França. Entre 27 e 28 de julho, ele percorrerá os princípios básicos de gestão, a sustentabilidade e as maneiras de organização de um grupo musical.

Ainda terão cursos como “Prática de Instrumentos de Sopro: Madeira”, “Prática de Instrumentos de Sopro: Metais”, “Harmonia e Improvisação”, “Cordas Populares”, “Criação Musical para Diversas Linguagens”, entre outros.

Leia também | Cearenses no Líbano: artistas urbanos são convidados para projeto cultural

Na área da acessbilidade, um dos destaques é a formação “Linguagens artísticas, pertencimento e culturas surdas”, que será ministrada por Amanda Lioli, Amanda Assis e Nayara Rodrigues entre 26 e 30 de julho.

Os encontros buscarão fomentar a criação artística em linguagens variadas, como teatro, poesia, contação de histórias e performances com o público. Tudo acontecerá de forma bilíngue, com português e Libras.

Leia também | Dragão do Mar realiza programação virtual para as férias de julho

Programação formativa

19 a 21/07
- “Formação para tradutores intérpretes ouvintes e surdos. I - Tradução de Músicas - fluência em Libras”, com Carol Fomin, Fabio Sá, Léo Castilho, Érika Motta e Anne Magalhães

19 a 23/07
- “Audiodescrição e o acesso às artes”, com Lívia Motta e Felipe Monteiro

22 a 23/07
- “Formação para tradutores intérpretes ouvintes e surdos. II - A poética da tradução - fluência em Libras”, com Naiane Olah, Livia Vilas Boas, Carol Fomin e Anne Magalhães

26 a 30/07
- “Prática de instrumentos de sopro: Metais (Trompete, trombone, bombardino, trompa e tuba)”, com Rubinho Antunes
- “Prática de instrumentos de sopro: Madeiras (clarinete, saxofone, flauta, oboé e fagote)”, com Joana Queiroz
- “Criação musical para diversas linguagens”, com Thiago Almeida
- “Performance vocal”, com André Vidal
- “Regência e metodologia do ensino de Música para bandas”, com Mônia Giardini
- “Um jogo chamado Música: escuta, improvisação, criação e pensamento musical para educadores musicais”, com Teca Alencar de Brito
- “Harmonia e improvisação”, com Nelson Faria
- “Cordas populares (violino, viola, violoncelo e contrabaixo)”, com Nicolas Krassik
- “Arranjo em música popular”, com Ferreira Júnior
- “Gestão para bandas de música”, com Arley França
- “Linguagens artísticas, pertencimento e culturas surdas”, com Coletivo Ramaria: Amanda Lioli, Amanda Assis e Nayara Rodrigues
- “Audiodescrição no contexto dos Museus e Produções Audiovisuais”, com Hélio Ziskind

27 e 28/07
- “Gestão para bandas de música”, com Arley França

Mi - Festival Música de Ibiapaba

Quando: de 25 a 30 de julho
Inscrições: até sexta-feira, 9 de julho
Onde: no site Festival Mi
Gratuito

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags