Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Cineteatro São Luiz realiza mostra da Pandora Filmes a partir de quinta, 5

Em agosto, nove longas-metragens da Pandora Filmes serão exibidos no Cineteatro São Luiz. Sessões presenciais acontecem entre as quintas-feiras e os sábados
Autor - Clara Menezes
Foto do autor
- Clara Menezes Autor
Tipo Noticia

Em agosto, o Cineteatro São Luiz coloca em cartaz nove longas-metragens da distribuidora Pandora Filmes. Denominado de “Mostra Pandora Filmes”, o evento exibirá várias sessões entre as quintas-feiras e o sábados do mês.

Uma das obras será “O Apartamento”, dirigida pelo iraniano Asghar Farhadi e vencedora da categoria “Melhor Filme Estrangeiro” no Oscar de 2017. No enredo, Emad (Shahab Hosseini) e Rana (Taraneh Alidoosti) precisam sair de seu apartamento porque o prédio em que moram corre o risco de desabar.

O casal, então, passa a viver em uma residência temporária. Mas uma sucessão de eventos faz com que a mulher se machuque e vá ao hospital, tendo que lidar com o trauma do ocorrido.

Leia também | 8 anos do Porto Iracema das Artes: confira programação especial de agosto

Também será transmitido “O Dia Depois”, de Hong Sang-soo. A produção sul-coreana acompanha a personagem Areum (Kim Min-Hee), que começa a trabalhar em uma pequena editora.

Seu chefe Bongwan (Hae-hyo Kwon) tinha um caso com uma funcionária, enquanto mantinha um casamento. A esposa, porém, encontra um bilhete amoroso e acredita que Areum era a antiga amante.

Ainda haverá dois filmes brasileiros. Um deles é “Pedro e Inês, O Amor Não Descansa”, dirigido por António Ferreira. O enredo, baseado em fatos reais, mostra o rei Dom Pedro I, que desenterrou sua amante Inês de Castro para torná-la rainha mesmo depois de sua morte.

Leia também | Série de "O Senhor dos Anéis" estreia em setembro de 2022 no Prime Video

A narrativa revela a trajetória dos dois em três momentos diferentes: no presente, no passado e no futuro. No elenco, estão Diogo Amaral, Joana de Verona, Vera Kolodzig, Cristóvão Campos, Custódia Gallego, João Lagarto e Miguel Borges.

Outro longa-metragem do Brasil é “Greta”, de Armando Praça, que conta a história de Pedro (Marco Nanini), um homem homossexual de 70 anos que trabalha em um hospital.

Sua melhor amiga e artista transexual Daniela (Denise Weinberg) precisa ser internada por graves problemas de saúde, mas não há leitos. Por isso, o enfermeiro sequestra um paciente e o abriga na sua casa.

Leia também | Netflix divulga trailer e pôster da 5ª temporada de "La Casa de Papel"

Além dessas obras, haverá sessões de “Santiago, Itália”, de Nanni Moretti; “Sr. Kaplan”, de Álvaro Brechner; “Os Melhores Anos de Uma Vida”, de Claude Lelouch; “Truman”, de Cesc Gay; e “The Square: A Arte da Discórdia”, de Ruben Östlund.

Programação completa

quinta-feira, 5
14 horas - “O Dia Depois”, de Hong Sang-soo
16h20min - “O Apartamento”, de Asghar Farhadi

sexta-feira, 6
14 horas - “O Apartamento”, de Asghar Farhadi
16h40min - “O Dia Depois”, de Hong Sang-soo

sábado, 7
14 horas - “O Dia Depois”, de Hong Sang-soo
16h20min - “O Apartamento”, de Asghar Farhadi

quinta-feira, 12
14 horas - “Santiago, Itália”, de Nanni Moretti
16h20min - “Sr. Kaplan”, de Álvaro Brechner

sexta-feira, 13
14 horas - “Sr. Kaplan”, de Álvaro Brechner
16h30min - “Santiago, Itália”, de Nanni Moretti

sábado, 14
10 horas - “Santiago, Itália”, de Nanni Moretti
14 horas - “Sr. Kaplan”, de Álvaro Brechner
16h30min - “Os Melhores Anos de Uma Vida”, de Claude Lelouch

quinta-feira, 19
14 horas - “Greta”, de Armando Praça
16h30min - “Pedro e Inês, O Amor Não Descansa”, de António Ferreira

sexta-feira, 20
14 horas - “Pedro e Inês, O Amor Não Descansa”, de António Ferreira
16h40min - “Greta”, de Armando Praça

sábado, 21
10 horas - “Greta”, de Armando Praça
14 horas - “Pedro e Inês, O Amor Não Descansa”, de António Ferreira
16h40min - “Os Melhores Anos de Uma Vida”, de Claude Lelouch

quinta-feira, 25
14 horas - “Truman”, de Cesc Gay
16h40min - “The Square: A Arte da Discórdia”, de Ruben Östlund

sexta-feira, 27
14 horas - “The Square: A Arte da Discórdia”, de Ruben Östlund
17 horas - “Truman”, de Cesc Gay

sábado, 28
10 horas - “Truman”, de Cesc Gay
14 horas - “The Square: A Arte da Discórdia”, de Ruben Östlund
17 horas - “Os Melhores Anos de Uma Vida”, de Claude Lelouch

Mostra Especial - Pandora Filmes

Quando: de 5 a 28 de agosto
Onde: no Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500 - Centro)
Ingressos: R$ 5, a meia, e $10, a inteira, pelo site do Sympla

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Cineteatro São Luiz exibe maratona de Indiana Jones no sábado, 31

40 anos
18:23 | Jul. 28, 2021
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

Um chicote, um chapéu, uma jaqueta de couro, o medo de cobras e o senso de humor. Com uma curta descrição, já é possível lembrar de um dos personagens mais icônicos do cinema internacional: Indiana Jones. Em homenagem aos 40 anos da franquia, o Cineteatro São Luiz exibe os três primeiros filmes da saga neste sábado, 31 de julho.

A “Maratona Indiana Jones” começa às 10 horas com “Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida” (1981). No enredo, o arqueólogo (Harrison Ford) é contratado para encontrar a Arca da Aliança, que provavelmente conteria os Dez Mandamentos entregues de Jesus a Moisés.

O problema é que o aventureiro terá como principal adversário o nazista Adolf Hitler. No elenco, estão Harrison Ford, Karen Allen, Paul Freeman, John Rhy-Davis e Denholm Elliott.

Leia também | Indiana Jones completa 40 anos com novo filme em produção; conheça história

O segundo longa-metragem “Indiana Jones e o Templo da Perdição” (1984) será exibido às 13h30min. Em sua nova missão, ele precisa resgatar pedras preciosas que foram roubadas por um feiticeiro e encontrar crianças que estão sendo escravizadas. Com isso, enfrentará várias aventuras que envolvem poderes mágicos e um culto que sacrifica humanos.

A última obra será “Indiana Jones e a Última Cruzada” (1989) e estará no cinema a partir das 16h25min. Na narrativa, o protagonista descobre um envelope com informações sobre a localização do Santo Graal, que seria o cálice que Jesus utilizou na Última Ceia.

O aventureiro parece ter a situação em controle, mas seu pai, o professor Henry Jones, é sequestrado pelos nazistas. Assim o arqueólogo embarca em uma aventura para salvar sua família e impedir que o objeto sagrado chegue nas pessoas erradas.

Leia também | Festival online discute literatura e cultura LGBTQIA até sexta-feira, 30

O Cineteatro São Luiz segue os protocolos de distanciamento social impostos pelo Governo do Estado do Ceará. Há o distanciamento entre as poltronas e álcool gel nas entradas. Também é obrigatório o uso de máscaras.

Programação completa

sábado, 31 de julho
10 horas - Indiana Jones e os Caçados da Arca Perdida
13h30min - Indiana Jones e o Templo da Perdição
16h25min - Indiana Jones e a Última Cruzada

Maratona Indiana Jones

Quando: sábado, 31 de julho, a partir das 10 horas
Onde: no Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500 - Centro)
Ingressos gratuitos

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Carlinhos Patriolino apresenta espetáculo virtual no Cineateatro São Luiz

Bandolim
16:26 | Jul. 21, 2021
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

O multi-instrumentista e compositor cearense Carlinhos Patriolino apresenta seu espetáculo “Ele” neste sábado, 24 de julho. Acompanhado de seu bandolim, ele passa por canções de seu repertório autoral, como “Mãe”, "Quando alguém me pergunta”, “Brazuca” e “Ele”.

Além disso, também traz interpretações de músicas internacionais que o influenciam na produção artística, como “Misty”, “Eternal Child” e “Smile”. Na data, estarão presentes os músicos Tito Freitas e Thiago Rocha.

Leia também | Netflix: veja todos os lançamentos de filmes e séries em agosto

O show foi gravado no palco principal do Cineteatro São Luiz e será exibido a partir das 19 horas no site e no canal do Youtube do equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult)

O artista é autodidata e teve uma infância marcada por serestas e rodas de choro. Ao crescer, aprendeu a tocar bandolim, violão, guitarra e cavaco. Firmou parcerias com outros músicos famosos, como Zélia Duncan, Ednardo, Amelinha, Fusto Nilo, Emílio Santiago, Alcione, Belchior e Chico César.

Leia também | Dois cearenses estão entre os vencedores do 8º Prêmio Grão de Música

Ele, inclusive, foi um dos nomes que participou do Massafeira Livre, em 1979. O evento, que aconteceu no Theatro José de Alencar na época, foi um movimento cultural que uniu diversas linguagens artísticas.

“Ele”, de Carlinhos Patriolino

Quando: sábado, 24, de julho, às 19 horas
Onde: no site e no canal do Youtube do Cineteatro São Luiz

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

CCBB de SP traz mostra de cinema De Portugal para o Mundo

Geral
16:58 | Jul. 11, 2021
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) apresenta, a partir da próxima quarta-feira (14), a mostra de cinema De Portugal para o Mundo. Serão exibidos na programação 28 filmes de cineastas lusitanos contemporâneos, como Pedro Costa, Miguel Gomes, Salomé Lamas, Rita Azevedo Gomes.

A mostra abre com Vitalina Varela, de Pedro Costa, inédito no circuito comercial do Brasil e que fará a sua première na capital paulista. No longa, Vitalina Varela, 55 anos, cabo-verdiana, chega a Portugal três dias depois do funeral do marido e se depara com uma pátria diferente da idealizada.

A curadoria, de Pedro Henrique Ferreira, também concentrou-se nas produções que obtiveram premiações internacionais, como A portuguesa (2019), de Rita Azevedo Gomes; Tabu (2012), de Miguel Gomes; e O estranho caso de Angélica (2010), de Manoel de Oliveira.

“A ideia é entender os elementos que possibilitaram a emergência de um período tão exitoso no cinema português, num diálogo com a experiência cultural e cinematográfica brasileira hoje”, destacou o curador.

Medidas sanitárias

A mostra ocorrerá de forma presencial. O CCBB SP destaca que está adaptado às novas medidas de segurança sanitária: com controle da quantidade de pessoas no prédio, fluxo único de circulação, medição de temperatura, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool gel e sinalizadores no piso para o distanciamento.

No cinema, a capacidade foi reduzida para 50%, com higienização completa antes de cada apresentação, além do distanciamento de dois metros entre as poltronas. Como a bilheteria presencial está proibida, todos os ingressos serão disponibilizados pela internet.

A programação completa da mostra, que ocorre até 9 de agosto, pode ser conferida no site do CCBB SP.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ivana Bezerra: Ceará tem o melhor destino turístico

00:30 | Jul. 05, 2021
Autor Leda Maria
Foto do autor
Leda Maria Autor
Ver perfil do autor
Tipo Opinião

As praias do Ceará, principalmente as de Fortaleza e dos municípios mais próximos atingiram a preferência máxima do brasileiro, que diante das dificuldades para sair do País aqui estão chegando, e usufruindo da beleza, hospitalidade, gastronomia e outras marcas dos lugares e da cearensidade. Somos o melhor destino no Brasil. A declaração é da empresária Ivana Bezerra vice-presidente da União Nacional de Conventions Bureaux, e presidente do Hotel Sonata de Iracema. Nessa avaliação, ela lembra que os esportes radicais, praticados no mundo inteiro, encontram no Ceará os melhores ventos e cenários, atraindo naturalmente os jovens que se concentram nas praias do Cumbuco, Flecheiras, Ilha de Guajiru e Icaraizinho de Amontada. Já os adultos chegam atraídos pelo mar e a tranquilidade que reina no universo de todas as nossas praias, se intensificando a chegada de grupos praticantes de esportes náuticos.

Vale lembrar, que respondemos a essa preferência com excelentes hotéis e pousadas, funcionando com categoria superior oferecendo hospedagem, cozinha, lazer e segurança, dentro de um cenário muito bonito e acolhedor. A partir deste mês a movimentação de voos é grande, nos acenando com uma temporada de prosperidade, onde o turismo interno comprova as vantagens e alegrias do Ceará e de sua gente, garante Ivana Bezerra.

MOLDURAS

É lamentável ver o governo e a prefeitura trabalhando intensamente pró-segurança da população no combate ao Covid-19 e no desembarque do Aeroporto Internacional Pinto Martins nenhuma medida de fiscalização e informação cercar os que desembarcam. Estrangeiros entram livremente, sem precisar sequer comprovar que estão vacinados.

Quando da noite de posse, quinta feira última, do governador do Distrito 4490 e dos presidentes de clube do Rotary Clube Internacional, feita virtualmente, 264 companheiros estavam presentes, deixando mais feliz o novo governador Antônio Alderi de Souza Pereira. Para os integrantes do RC Planalto, também a noite foi de alegria pela posse da Des. Edite Bringel, sua nova presidente.

Desde o dia 1º o Cineteatro São Luiz, equipamento cultural gerenciado pela Secult, leia-se Fabiano Piúba retornou as suas atividades, adotando uma série de protocolos para garantir o distanciamento social e a disponibilidade de 144 assentos. A programação do mês garante a exibição de 17 filmes em 25
sessões gratuitas.

Shopping Benfica acaba de montar a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato. A entrada e permanência naquele centro de leitura é totalmente gratuita. João Soares mantém assim seu compromisso de abrir e manter espaços no local, incentivando a arte e a cultura.

TUDO AZUL

Marize Castelo Branco e a filha  Nanette empenhadas no Projeto Ninho
Marize Castelo Branco e a filha Nanette empenhadas no Projeto Ninho (Foto: Divulgação)

Consciente do bem que o livro faz para a formação e educação das crianças, a querida Marize Castelo Branco, troca de idade, dia 6 e repete o pedido aos amigos de receber de presente, só livros infantis. Este ano ela vai desenvolver seu Projeto Ninho instalando uma biblioteca para os pequeninos da comunidade de Moitas, em Icarazinho de Amontada.

Angélica Sampaio, escritora e membro efetivo da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (​AMLEF)
Angélica Sampaio, escritora e membro efetivo da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (​AMLEF) (Foto: Arquivo Pessoal)

A colunista entrou na campanha para garantir os "presentes" para a aniversariante. Recebeu, inclusive, da escritora e sua colega da Academia Metropolitana de Letras, Angélica Sampaio, 60 exemplares do seu livro: "Olhos para Mariela".

Grupo Azul
Grupo Azul (Foto: Arquivo Pessoal)

Wilma Patrício recebeu em seu endereço na Praia de Iracema as companheiras do Grupo Azul. Na programação colorida pelo carinho da anfitriã teve contemplação do pôr-do-sol, comemoração do aniversário de Márcia Medeiros, com direito a apagar velinha posta no bolo saboroso de Marilza Pessoa. Ainda, troca de presentes e de boas conversas acompanhadas pelo cardápio farto e delicioso, assinado por Rafael Sudatti, com a assessoria de sabores de Ticiana Patrício. Champagne Chandon e um carbenet sauvignon Montes Alpha acompanharam os doces momentos vivenciados no belo cenário destacado pelas flores azuis e as músicas românticas. Nessa reunião cercaram Wilma: Mana Holanda, Tane Albuquerque, Maria Vanda Sá, Márcia Medeiros, Gláura Férrer, Nádia Parente e a colunista.

MAIS, MAIS

A Confraria de Guaramiranga está agora bem apoiada. Rosely Pereira, autora do melhor bacalhau português, está dirigindo o restaurante da praça de Guaramiranga. Ali a gastronomia e a simpatia da pequena grande, atraem os muitos amigos.

Beatriz Alcântara segue na companhia de Lúcio, para curtir sua Lisboa, deixando pronto o último livro Yuupy para entrar na gráfica, e lançar ainda este ano.

Lêda Rocha recebendo os amigos em sua Lêda Óptica para apresentar as novas coleções de óculos esportivos, das marcas famosas. Ela acredita que um novo tempo surge devolvendo os cuidados e a vaidade nas pessoas.

Nosso abraço carinhoso para Kátia Maggy enfrentando a partida para a Casa do Pai, da mãe querida Terezinha Martins, uma criatura amável, alegre e apaixonada pela família.

Escritora e promotora de Justiça, Gracianny Cordeiro, passou a ter sua primeira residência na Taíba, isolando-se da cidade grande por conta da Pandemia. Diz que a maior alegria do ano veio com seu ingresso para o Instituto do Ceará. "Sei da minha responsabilidade de impulsionar ali a preservação da nossa história e da nossa memória", afirma com entusiasmo.

Levando alegria para o cenário residencial do bisavô Meton Vasconcelos, Guilherme, o filho de Nathália, a linda neta de Meton e Yolanda, foi cercada por toda a família dia da comemoração de seus 10 aninhos.

Helena Leite a filha querida de Rogaciano conseguiu reger de Madrid para Campina Grande uma homenagem ao pai e a comemoração virtual de seus 100 anos se vivo fosse. Sanfoneiros e cantores interpretaram as verdadeiras músicas do forró nordestino.

Parabéns e votos de saúde e paz para Sellene Câmara, Adriano Dall'Olio, Adriano Costa (Drica), Carlos Pereira, Marly Miranda. Amanhã para Ruth Teixeira ganhando festinha organizada pelo marido Airton, na bonita residência do casal em Washington.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags