Seu Peru: veja personagens dublados por Orlando Drummond, que morreu no Rio

O ator, dublador e roteirista dublou personagens consagrados entre os brasileiros ao longo de seus 101 anos. Orlando Drummond, o Seu Peru, morreu no Rio de Janeiro

02:41 | Jul. 28, 2021

Além do papel de Seu Peru na Escolinha do Professor Raimundo, Orlando era conhecido por duplar personagens, como o Scooby-Doo, entre outros (foto: Divulgação/Gshow)

Durante sua passagem terrena, Orlando Drummond Cardoso, o eterno "Seu Peru" da "Escolinha do Professor Raimundo", deu vida e voz a personagens consagrados entre os brasileiros. O ator, dublador e roteirista nasceu em 18 de outubro de 1919 e morreu nessa terça, 27 de julho (27/07), no Rio de Janeiro, na mesma cidade onde nasceu, após viver seus 101 anos esbanjando talento e bom humor.

Tiktoker Vô Nelson morre aos 91 anos após acidente doméstico

Morre Samuel E. Wright, dublador de "Sebastião" no clássico "A Pequena Sereia"

Drummond iniciou sua carreira na rádio, em 1942. E foi devido a essa experiência, e graças ao incentivo do ator Paulo Gracindo, que ele começou a atuar como dublador. Com Scooby Doo, Orlando entrou para o livro dos recordes, devido aos 35 anos de dublagem (de 1975 a 2010).

Personagens dublados pelo "Seu Peru"

Personagens de desenhos animados:

  • Popeye
  • Alf, o ETeimoso
  • Vingador, da Caverna do Dragão
  • Scooby Doo
  • Gargamel, de Os Smurfs
  • Gato Guerreiro, de He-Man
  • Corujão, do Ursinho Pooh

Filmes:

  • Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida
  • Robocop
  • Rocky
  • Star Wars: o Retorno de Jedi
  • Titanic

Seu Peru

Mas foi na televisão que seu rosto se tornou reconhecido. Com um faixa rosa na cabeça e trejeitos marcantes, o ator eternizou o personagem "Seu Peru", interpretado por ele na primeira versão ainda em rádio da "Escolinha do Professor Raimundo", em 1952. Os bordões do personagem gay viraram sua marca registrada - "Tô porraqui com você" e "Te dou o maiorrrr apoio".

Os filmes e programa que Orlando atuou

Drummond também atuou em alguns filmes como Rei do Movimento (1954) , Angu de Caroço (1955), “Bonga, o vagabundo” (1969 e “Um lobisomem na Amazônia" (2005). E interpretou diversos personagens icônicos no programa Zorra Total, entre 1999 e 2013. O comediante se aposentou em 2015, após 70 anos de carreira.

Qual a causa da morte do "Seu Peru"?

Orlando Drummond faleceu em casa devido a falecia múltipla de órgãos, nesta terça-feira, 27, aos 101 anos. Casado com Glória Drummond, desde 1951, ele deixa dois filhos, cinco netos e três bisnetos.

Orlando Drummond estava internado desde maio

Em maio deste ano, ele foi internado com um quadro grave de infecção urinária. A maioria do tempo de internação do ator e dublador foi no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Quinta D'Or, Zona Norte da capital carioca. 

Seu Peru: aniversário de 100 anos de idade

Orlando Drummond completou 100 anos em 2019. Em entrevista para a Folha de S. Paulo à época, o ator fez um balanço sobre sua trajetória na televisão e relembrou momentos mágicos de sua carreira.

"Chegar aos 100 anos é uma dádiva de Deus. Eu vivo de alegrias ao lado da minha família e, desta maneira, eu vou comemorar meu aniversário", disse ele.

Mesmo com a idade avançada, Drummond contou na ocasião que sua vida não parava. Ele tinha o costume de ler o jornal diariamente e estava sempre disposto a fazer passeios pelo shopping. Além disso, o ator também fazia exercícios de fisioterapia três vezes na semana.