Alda Pessoa apresenta espetáculo "Discurso Sobre Nada" nesta quinta, 29

A atriz e bailarina Alda Pessoa apresenta "Discurso Sobre Nada" nesta quinta-feira, 29 de julho, na programação do "Dramaturgia Encena", promovido pelo Sesc Ceará

Uma atriz tenta dar continuidade ao seu trabalho mesmo com as dificuldades impostas pelo isolamento social. Confinada em sua casa, ela explora as realidades e as possibilidades do ambiente virtual. Expõe as dificuldades da comunicação e os problemas que as tecnologias trazem. Revela a situação vulnerável em que a classe artística e a produção se encontram neste período. A partir deste contexto, Alda Pessoa protagoniza o experimento cênico “Discurso Sobre Nada”, que será exibido nesta quinta-feira, 29 de julho, no canal do Youtube do Sesc Ceará.

O evento ainda contará com um bate-papo no perfil do Instagram da instituição após a transmissão. “É uma experiência on-line que acontece ao vivo e que revela uma atriz que, confinada em sua casa, explora as múltiplas realidades possíveis daquele espaço e busca dar continuidade ao seu ofício, se desafiando dentro de novas configurações e estados de presença”, explica a protagonista.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O trabalho, idealizado no começo da pandemia, tem texto original de Marcio Abreu e direção do dramaturgo Juracy de Oliveira. “‘Discurso Sobre Nada’ é uma realização completamente independente, idealizada por artistas inquietos que se desafiaram a descobrir novas formas de criação remota. Um processo artesanal que ia se dando de acordo com as experimentações que íamos fazendo”, comenta.

Leia também | K-Expo 2021: Festival de cultura coreana reúne shows, concursos e tours

De acordo com Alda, as apresentações iniciaram ainda no ano passado. Com as várias edições, os três profissionais, ao lado do Pandêmica Coletivo Temporário de Criação, foram aperfeiçoando os modos de produção, arrecadação e divulgação. “É um processo ainda em fluxo e em construção. E assim será sempre”.

O espetáculo acontece ao vivo, em diálogo constante com o público presente. "'Discurso Sobre Nada' existe no momento presente. O encontro se dará entre atriz e plateia que, ao vivo, desafiarão o conceito de presença. Por isso, esperamos todes para esse desafio”, indica sobre o processo de construção da narrativa.

Para a atriz, a produção de “Discurso Sobre Nada” significou um alento neste momento de ausência e isolamento. “Significou também a retomada de uma grande parceria artística que tenho com o Juracy de Oliveira. Estudamos juntes, nos formamos, circulamos pelos principais festivais de teatro do Brasil… poder reencontrá-lo dessa forma foi um presente”, afirma.

Leia também | Dragão do Mar: Confira programação de férias até sábado, 31

Ainda ressalta que foi uma possibilidade de entrar em contato com Márcio Abreu de uma maneira mais próxima. “Ele é esse grande fenômeno do teatro nacional, do qual sou grande admiradora. E foi uma alegria poder estar conectada com o público… Sempre fazemos bate-papo após a apresentação para poder ouvir as pessoas e saber como reverberou nelas. É uma conexão maravilhosa”.

Alda Pessoa comenta que o período de isolamento social provocado pelo coronavírus afetou sua produção artística. “O nosso desespero por tudo o que tava acontecendo funcionou como mola propulsora para esse trabalho. O desejo de fazer, de desafiar as impossibilidades que se apresentaram, as muitas possibilidades do mundo virtual, as dificuldades de conexão e tecnológicas... Tudo isso nos deixou em alerta, sabe?”.

Segundo ela: “a pandemia também escancara, de alguma forma, a intimidade. O público vem pra dentro da casa. Isso é totalmente assumido nessa experiência cênica”.

Leia também | Fadinhas e Kelvins da ficção: filmes e séries para quem ama skate

O experimento integra a programação do Dramaturgia Encena, ação do Sesc Ceará que busca divulgar obras da dramaturgia brasileira. Os espetáculos escolhidos trazem textos que dialogam com a realidade atual e são transmitidos em formato on-line. Os conteúdos, que ficam disponíveis virtualmente por tempo indeterminado, também são acessíveis em Libras e contam com tradução simultânea.

Discurso Sobre Nada

Quando: quinta-feira, 29 de julho, a partir das 19 horas; bate-papo ao vivo com Alda Pessoa às 20 horas

Onde: experimento no canal do Youtube do Sesc Ceará; live no perfil do Instagram @sescce

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

dramaturgia encena alda pessoa sesc sesc ceará programação programação cultural

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar