Membros do Sex Pistols entram em batalha judicial contra Johnny Rotten

Membros dos Sex Pistols, lendária banda punk dos anos 1970, deram início a uma batalha na Suprema Corte de Londres a respeito do uso de suas músicas em uma série de televisão sobre suas vidas.

Membros dos Sex Pistols, lendária banda punk dos anos 1970, deram início a uma batalha na Suprema Corte de Londres na última quinta-feira, 15, a respeito do uso de suas músicas em uma série de televisão sobre suas vidas.

O guitarrista Steve Jones e o baterista Paul Cook processaram o vocalista, Johnny Rotten, porque ele é contra o uso das canções em "Pistol", obra dirigida pelo cineasta britânico Danny Boyle e baseada nas memórias de Jones, que será lançada no próximo ano.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Rotten, que em abril descreveu a série como sendo "a merda mais desrespeitosa" nas páginas do Sunday Times, afirmou que só cederá se for obrigado pela Justiça.

Leia também | Anitta pode ser indicada ao Grammy, segundo previsão da Billboard

O advogado dos dois demandantes, Edmund Cullen, disse que, sob os termos de um acordo de 1998 entre os membros do grupo, as decisões de licenciamento devem ser tomadas "pela maioria dos votos". A questão consiste em determinar se Rotten está violando este acordo ou se, como ele afirma, as licenças não podem ser concedidas contra sua vontade.

Em suas observações por escrito, Cullen enfatiza que o caso diz respeito apenas a Johnny Rotten, uma vez que Glen Matlock, um membro original da banda que foi substituído em 1977 por Sid Vicious, que morreu em 1979, e os beneficiários deste último apoiam a posição de seus clientes.

O ex-advogado do líder do grupo, Mark Cunningham, afirma que, de acordo com seu cliente, o livro a partir do qual a série é adaptada o apresenta "sob uma luz hostil e nada favorável".

Leia também | Barões da Pisadinha a John Mayer: 15 lançamentos musicais da semana

Em apoio à sua afirmação, ele citou uma passagem do livro de Steve Jones que diz: "Quanto ao pirralho incômodo de grande estrutura óssea que sempre quer mais... vamos deixar Johnny Rotten fora disso por um tempo, ok? Ele deu sua opinião algumas vezes. Talvez o suficiente. Agora é a minha vez".

O grupo punk, que se formou em 1975 e se separou em 1978, já se reuniu várias vezes no palco, a mais recente em 2008. O julgamento, que diz respeito às canções do único álbum de estúdio dos Sex Pistols, "Never Mind The Bollocks", durará até a próxima semana.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

sex pistols banda de rock rock série batalha judicial

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar