Novo filme de Karim Aïnouz deve chegar ao Ceará até o final do ano

Estimativa do cineasta cearense foi anunciada em entrevista neste sábado a Maísa Vasconcelos, na rádio O POVO/CBN. "Marinheiro das Montanhas" foi exibido pela primeira vez no Festival de Cannes e recebeu 15 minutos de aplauso

O novo filme do cineasta cearense Karim Aïnouz, “Marinheiro das Montanhas”, deve chegar aos cinemas do Ceará até o final do ano. A projeção foi feita por Karim, durante entrevista à jornalista Maísa Vasconcelos, no programa “O POVO no Rádio,” exibido pelas rádios O POVO/CBN e CBN Cariri neste sábado, 10.

O filme foi exibido pela primeira vez ontem, no festival de Cannes, um dos mais importantes do setor. “O mágico desses grandes festivais é o lugar de nascimento dos filmes, permitindo que tenham vida longa. Espero que ele seja visto pelo mundo todo, emocionando as pessoas,” disse Karim.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Sobre a possibilidade do longa chegar às telas dos cinemas cearenses, Karim projeta que isso pode acontecer até o final desse semestre. “Na verdade esse filme ficou pronto domingo, tá muito quentinho, fora do forno. Ainda não deu tempo a gente fazer uma estratégia de quando vai lançar (no Ceará), mas certamente será muito em breve”.

"Ficar isento é ser cúmplice"

Morando na Alemanha, Karim continua atento ao cenário político e cultural no Brasil. “Não podemos ficar isentos. Ficar isento é ser cúmplice do que está acontecendo no Brasil hoje. Projeto de desmonte, de destruição, de assassinato da cultura e das pessoas. Então, independente de estar aí ou não estar aí é uma questão de solidariedade que a gente tem que ter. É um momento muito triste. A gente vive uma situação dramática,” criticou.

LEIA MAIS | Filme do cearense Karim Aïnouz é aplaudido por 15 minutos em Cannes

Na sexta, durante seu discurso em Cannes, Karim também fez duras críticas à gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante a pandemia do covid-19, que já deixou mais de 530 mil mortos. O cineasta também destacou o trabalho do audiovisual feito no Ceará. “É um dos poucos lugares de resistência com o Porto Iracema das Artes. Também é preciso celebrar o positivo,” finalizou.

Em “Marinheiro das Montanhas”, Karim resgata suas origens, revisitando a relação amorosa entre seus pais, uma brasileira e um argelino.

Essa é a quarta vez que Karim Aïnouz participa do Festival de Cannes.

LEIA MAIS | Émerson Maranhão concorre a prêmio de liberdade de expressão por série LGTBQIA+

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

novo filme karim ainouz karim ainouz filme karim ainouz ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar