Dia do Orgulho LBTQIA: dicas de filmes e séries para ver no streaming

No Dia do Orgulho LGBTQIA+, o Vida&Arte preparou uma lista com séries e filmes para você maratonar nos principais streamings

O Mês do Orgulho LGBTQIA+ costuma ser acompanhado de eventos presenciais e também de uma parada que reúne milhões de pessoas ao redor do mundo. Com a pandemia do coronavírus no Brasil, essas iniciativas tiveram que ser repensadas para o contexto digital.

Com o objetivo de celebrar a data mesmo à distância, o Vida&Arte separou uma lista de séries e filmes para maratonar dentro de casa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A Morte e a Vida de Marsha P. Johnson

Marsha P. Johnson é um dos principais nomes do ativismo pelos direitos da comunidade LGBT nos Estados Unidos. A travesti e drag queen ganhou destaque, principalmente, durante a Rebelião de Stonewall, em 1969. O evento, que marca a celebração do mês do orgulho, foi uma série de manifestações da comunidade após uma invasão policial no bar Stonewall.

Sua vida foi contada no documentário “A Morte e a Vida de Marsha P. Johnson”, dirigido por David France. O conteúdo, disponível na Netflix, investiga a morte da ativista, que foi dada como suicídio.

Leia também | Narrativas LGBTQIA+ de expressão, amor e vida

A Festa de Formatura

Baseado em um musical da Broadway, “A Festa de Formatura” está disponível na Netflix. Dirigida por Ryan Murphy, a produção conta a história de Emma (Jo Ellen Pellman), uma estudante de ensino médio que quer levar sua namorada ao baile de formatura.

Por causa da homofobia dos pais e dos outros estudantes, a festa é cancelada. Isso chama atenção das redes sociais e de um grupo de estrelas da Broadway.

Elenco conta com James Corden, Meryl Streep, Andrew Rannells, Jo Ellen Pellman, Ariana DeBose, Nicole Kidman e Keegan-Michael Key.

Sex Education

A série original da Netflix é uma comédia dramática que acompanha a trajetória de Otis (Asa Butterfield). Ele é um adolescente inseguro sobre o sexo por causa de traumas com sua mãe, Jean (Gillian Anderson), que é uma terapeuta sexual.

Leia também | Pabllo Vittar fala sobre posicionamento de artistas: "Tem que botar a boca no trombone"

Apesar disso, possui muito conhecimento teórico. Assim, une-se a Maeve (Emma Mackey) para ganhar dinheiro pelos conselhos que concede aos estudantes do ensino médio.

Manhãs de Setembro

A produção brasileira “Manhãs de Setembro” está disponível no Amazon Prime Video. No enredo, Liniker dá vida à Cassandra, uma mulher trans que sonha em se tornar uma intérprete da cantora Vanusa (1947-2020), que fez sucesso na década de 1970.

Depois de muitos anos, ela consegue uma estabilidade em sua carreira e em sua vida pessoal. A personagem, por exemplo, aluga um apartamento para si e conhece o amor.

No elenco, estão Paulo Miklos, Isabela Ordoñez, Gero Camilo, Linn da Quebrada, Thomas Aquino, Karine Teles e Clodd Dias.

Tio Frank

Na década de 1970, a jovem Beth (Sophia Lillis) descobre que seu tio e professor universitário de Nova York, Frank (Paul Bettany), é gay. Os dois são de uma pequena cidade conservadora dos Estados Unidos.

Leia também | Daniel Peixoto lança música "Anjo Querubim" no Dia do Orgulho LGBT

Ele mantém um relacionamento conturbado com alguns membros da família, mas a morte de um familiar fará com que retorne ao lugar em que nasceu. “Tio Frank” está disponível no Amazon Prime Video.

Little Fires Everywhere

Elena Richardson (Reese Witherspoon) é a típica dona de casa perfeita dos anos 1990. Ela aluga o espaço de hóspedes para Mia Warren (Kerry Washington), uma artista solteira que se mudou para cidade com sua filha adolescente.

Aos poucos, os filhos da família Richardson começam a se aproximar das novas moradoras. A situação, porém, ameaça o status quo da comunidade.

No elenco, estão Reese Witherspoon, Kerry Washington, Lexi Underwood, Joshua Jackson, Megan Stott, Jade Pettyjohn e outros. A série “Little Fires Everywhere” pode ser assistida no Amazon Prime Video.

Leia também | Pioneira do teatro transformista, Dami Cruz remonta memórias de vida e obra

Euphoria

A série "Euphoria", narrada em primeira pessoa, conta a história de Rue (Zendaya), uma adolescente que precisa lidar com vários problemas provocados por seu vício em drogas.

A história, porém, ainda traz outros personagens que também estão no ensino médio e que passam por situações típicas da idade, como os traumas familiares, a busca pela identidade, o comportamento nas redes sociais e os relacionamentos amorosos. Obra está disponível no HBO Go.

Gentleman Jack

Baseada na história real de Anne Lister, a série “Gentleman Jack” pode ser vista no HBO Go. No século XIX, ela é uma proprietária de terras que está determinada a transformar sua antiga casa em uma lucrativa mina de carvão.

Durante esse período, ela conhece uma mulher e logo se envolve em um romance. Suas histórias são relatadas em um diário que ninguém consegue decodificar.

Leia também | Concurso de talentos "DragStar" será transmitido pela plataforma ShowIn

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

dia do orgulho lgbt mês do orgulho lgbt filmes séries streaming netflix amazon prime video hbo go

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar