Dragão do Mar lança gratuitamente filmes de Rosemberg Cariry e Wolney Oliveira

Os filmes "Caldeirão da Santa Cruz do Deserto", de Rosemberg Cariry, e "Milagre em Juazeiro", de Wolney Oliveira, estarão disponíveis até dia 4 de julho

Dois títulos cearenses que marcaram o cinema brasileiro estão disponíveis gratuitamente no canal do Youtube do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A exibição, que acontece até dia 4 de julho, integra a nova faixa de programação do equipamento cultural, o “Clássicos no Cinema do Dragão”.

Entre os filmes escolhidos, está “Caldeirão da Santa Cruz do Deserto” (1986), dirigido por Rosemberg Cariry. O longa-metragem conta a história real de uma comunidade liderada pelo beato paraibano José Lourenço.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Netflix, Disney Plus e Prime Video: veja os lançamentos do fim de semana

O homem, ao migrar para Juazeiro do Norte, conheceu Padre Cícero. Ele conseguiu criar um espaço com outros romeiros baseado no trabalho comunitário. O lugar, depois de um período, foi mudado para uma fazenda intitulada de Caldeirão dos Jesuítas.

O ambiente, entretanto, se tornou alvo das autoridades políticas e religiosas com base em acusações de comunismo. Após uma invasão, centenas de pessoas morreram e poucos sobreviveram.

Leia também | "The Winchesters": Supernatural ganha spin-off sobre pais dos protagonistas

Na outra obra disponível, “Milagres em Juazeiro” (1999), dirigido por Wolney Oliveira, a narrativa também retorna para o imaginário de Juazeiro do Norte e de Padre Cícero.

O enredo explora um fenômeno que aconteceu na cidade cearense. Durante uma missa, o sacerdote presidiu a comunhão da beata Maria de Araújo. Mas o pão consagrado se transformou em sangue.

Leia também | Fazendo Meu Filme: quem é Bela Fernandes, atriz protagonista da adaptação

O filme revela várias romarias que são realizadas na região e também mostra depoimentos de pesquisadores e fiéis sobre o ocorrido. Ainda reconstitui a vida de Padre Cícero.

Clássicos no Cinema do Dragão

Quando: até 4 de julho
Onde: no canal do Youtube do Dragão do Mar

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Ouça aqui o podcast

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

dragão do mar cinema do dragão clássicos do cinema rosemberg cariry wolney oliveira

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar