Orquestra feminina estreia na quarta, 16, com participação de Elba Ramalho

Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga estreia na quarta-feira, 16 de junho, com transmissão on-line e gratuita. No evento, estará presente a cantora Elba Ramalho

Um grupo de meninas, composto por crianças e adolescentes da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, estreia a Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga. A primeira apresentação acontecerá na quarta-feira, 16 de junho, em transmissão on-line e gratuita. O concerto terá regência da pianista e maestrina Priscila Bomfim.

Durante o evento, a cantora Elba Ramalho fará uma participação especial. Ela estará presente nas canções “Que Nem Jiló” e “Xote das Meninas”, ambas de autoria de Luiz Gonzaga (1912 - 1989).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Festival In-Edit Brasil terá mais de 50 documentários musicais inéditos

A orquestra é uma ação do Instituto Brasileiro de Música e Educação, que promove o ensino da música e a educação no estado carioca. Um dos principais objetivos do conjunto de meninas é mostrar a importância da representatividade da mulher na área musical.

“A implantação da Orquestra Sinfônica Chiquinha Gonzaga objetiva fortalecer as políticas de equidade de gênero, tangibilizando de maneira concreta a representação feminina, desde a figura da maestrina - atividade predominantemente relacionada ao universo masculino -, como na representatividade feminina nos mais diversos instrumentos da orquestra”, indica o instituto em nota.

Leia também | Campanha liderada por Beyoncé combate a fome no Brasil

O grupo ainda homenageia a compositora e maestrina Chiquinha Gonzaga (1847 - 1935), considerada a primeira mulher a reger uma orquestra no País. Ela também é a autora da primeira marcha carnavalesca com letra, a “Ó Abre Alas” (1899).

Lista de músicas

1. "Mulher Rendeira", de autoria desconhecida
2. "Odeon", de Ernesto Nazareth, e "Gaúcho Corta-jaca', de Chiquinha Gonzaga
3. "Lua Branca", de Chiquinha Gonzaga
4. "Que Nem Jiló", de Luiz Gonzaga
5. "De Volta Pro Meu Aconchego", de Dominguinhos e Nando Cordel
6. "Xote das Meninas", de Luiz Gonzaga
7. "Ô Abre Alas", de Chiquinha Gonzaga

Estreia da orquestra

Quando: quarta-feira, 16 de junho, às 19 horas
Onde: canal do Youtube da Orquestra nas Escolas

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

orquestra sinfônica chiquinha gonzaga elba ramalho rio de janeiro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar