Exposição virtual faz álbum de memórias dos moradores do Poço da Draga

A exposição "Poço 115 – Um álbum imaginário para a comunidade visível" está disponível no site do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

A comunidade do Poço da Draga, na Praia de Iracema, resiste há mais de um século. Inaugurada junto com o primeiro porto de Fortaleza, o lugar permanece há 115 anos em meio às constantes mudanças da região. Para celebrar o aniversário do local, que aconteceu no último 26 de maio, o Dragão do Mar lança a exposição virtual “Poço 115 – Um álbum imaginário para a comunidade visível” nesta segunda-feira, 14.

O projeto combina tradição oral e fotografia com o objetivo de explorar as memórias de seus moradores. Fotos de residentes, de times de futebol, de famílias e de crianças compõem os registros.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Academia Fortalezense de Letras empossa novos membros nesta segunda, 14

O trabalho surgiu de uma investigação do artista e pesquisador Felipe Camilo para sua tese de doutorado “Comunidade Visível: Narradores de Imagens e Memórias do Poço da Draga”. Ele, então, se uniu ao documentarista Álvaro Graça Jr. para elaborar uma iniciativa que divulgasse a história do lugar.

A exposição é dividida em quatro séries fotográficas. Elas serão reunidas para a publicação de um livro no futuro, que ainda não teve previsão de data divulgada.

Leia também | Iracema: abre inscrições para elenco de filme baseado na obra de José de Alencar

O Dragão do Mar também uma conversa on-line na tarde desta segunda-feira, 14, sobre o processo de produção do “Poço 115”. Os dois criadores participaram do evento para compartilhar suas vivências.

Poço 115

Quando: a partir de hoje, 14 de junho
Onde: no site do Dragão do Mar

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

dragão do mar centro dragão do mar poço da draga poço 115 álbum

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar