Academia Fortalezense de Letras empossa novos membros nesta segunda, 14

Ana Vládia Mourão, Luciano Dídimo, Marília Lovatel e Ricardo Guilherme foram os eleitos

“Estimular e favorecer a produção literária e sociocultural”. Esse é um dos objetivos da Academia Fortalezense de Letras (AFL), que completa 19 anos de fundação nesta segunda-feira, 14. Além de comemorar seu aniversário, a AFL realizará virtualmente às 16 horas a cerimônia de posse de quatro novos sócios efetivos da instituição. Ana Vládia Mourão, Luciano Dídimo, Marília Lovatel e Ricardo Guilherme foram os eleitos.

Os novos acadêmicos foram escolhidos a partir de eleição realizada em abril. O quadro de membros efetivos da Academia é composto por 40 cadeiras e seus ocupantes devem residir em Fortaleza. O dramaturgo e escritor Ricardo Guilherme ocupará a cadeira nº 37, cujo patrono é o historiador e escritor Raimundo Girão.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Escritora Chimamanda Ngozi Adichie participa do Roda Viva desta segunda, 14

Além das ocupações citadas acima, Ricardo é jornalista, historiador, poeta, contista, cronista, professor, ator e diretor teatral. Com teatrografia de mais de 200 espetáculos realizados e livros sobre a história do teatro cearense, sua atuação também se destaca por ter representado o Brasil em festivais mundiais de teatro e congressos internacionais de encenação, dramaturgia e arte-educação. Ele ainda é formulador da teoria e do método Teatro Radical.

Na cerimônia desta segunda-feira, Ricardo foi escolhido para representar os novos membros da AFL e fazer um discurso oficial de posse. “Meu discurso faz um traço de união entre a obra de cada um dos acadêmicos e a de seus respectivos patronos. Localizar, assim, em que medida a obra de cada um apresenta laços de identificação com os patronos”, comenta.

Leia também | Iracema: abre inscrições para elenco de filme baseado na obra de José de Alencar

Em seu caso, o dramaturgo estabelece a relação com seu patrono ao unir sua atuação ligada ao teatro cearense com a história do Ceará. Com o ingresso na AFL, esta será a terceira participação do escritor em uma academia, sendo também membro efetivo da Academia de Literatura e Artes do Nordeste (Alane) desde 2019 e membro honorário da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo a partir de 2014.

Para Guilherme, a entrada na AFL representa um "resgate" ainda maior de sua trajetória na literatura. “Agora eu me sinto consolidando mais esse veio de trabalho literário. É assim que eu me sinto, indo para a academia e me juntando àqueles que fazem literatura. Assumindo, assim, um lugar que estava um pouco à parte na minha carreira”, considera.

Leia também | Viena resgata Felix Salten, o criador esquecido do personagem Bambi

Fundada em 14 de junho de 2002, a Academia Fortalezense de Letras tem sede no Centro da Capital cearense e tem como objetivo primordial “cultivar a língua e a literatura nacionais”. Entre suas atribuições, ela se dispõe a “congregar escritores, intelectuais, professores, artistas e profissionais liberais, na defesa de seus objetivos e da cultura cearense” e “organizar, promover e incentivar a realização de concursos e eventos literários e artísticos”.

Novos membros da AFL

Cadeira nº 6
Patrono: Capistrano de Abreu
Ocupante Atual: Marília Lovatel

Cadeira nº 26
Patrono: Mário Linhares
Ocupante Atual: Ana Vládia Mourão

Cadeira nº 31
Patrono: Nenzinha Galeno
Ocupante Atual: Luciano Dídimo

Cadeira nº 37
Patrono: Raimundo Girão
Ocupante Atual: Ricardo Guilherme

Cerimônia de posse - AFL

Quando: nesta segunda-feira, 14, às 16 horas
Onde: em sala criada no Google Meet

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

afl academia fortalezense de letras membros ricardo guilherme marília lovatel luciano dídimo ana vládia mourão literatura letras cerimônia posse

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar