Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

USP debate sobre obra de Gilmar de Carvalho nesta terça, 18

O seminário "Gilmar de Carvalho: Devoção e Pesquisa", promovido pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), da Universidade de São Paulo (USP), acontece nesta terça-feira, 18 de maio, às 14 horas, em formato virtual
18:00 | Mai. 16, 2021
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Gilmar de Carvalho (1941 - 2021) foi um dos mais importantes pesquisadores de saberes populares e culturais do Nordeste. Não apenas trabalhou nesta área, mas também atuou no Jornalismo e na Publicidade ao se dedicar à docência. Deixou em vida dezenas de livros de seus estudos e também produziu obras que se tornaram referência na literatura, como o romance “Parabélum” (1983). Seu extenso legado será tema do seminário “Gilmar de Carvalho: Devoção e Pesquisa”, que acontece nesta terça-feira, 18 de maio.

O evento virtual, que está sendo promovido pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), da Universidade de São Paulo (USP), acontece na página do Facebook do centro de pesquisa. Exibição gratuita começa a partir das 14 horas.

Durante a conversa, vários nomes participarão. Entre eles, estão: João Silvério Trevisan, escritor, jornalista e autor de “Devassos do Paraíso” (2000), e Milla Pizzignacco, doutoranda em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Podcast visual celebra as diversidades nas redes do Theatro José de Alencar

Ainda estarão presentes: Neuma Barreto Cavalcante, professora de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC) e curadora do Acervo do Escritor Cearense (AEC), e Anna Maria Kieffer, cantora lírica e pesquisadora.

Gilmar de Carvalho faleceu aos 71 anos, no último 17 de abril, em decorrência de Covid-19. Antes de sua morte, ele tinha como um dos próximos projetos o lançamento do livro “Poéticas da Voz – Aboios, Benditos, Cantoria, Cordel, Emboladas, Loas, Saraus, Torém, Trovas”, que retrata a história do cordel no Ceará desde o século XIX.

Na Comunicação, elaborou obras como “Publicidade em cordel: o mote do consumo” (1994), “A televisão no Ceará, 1959-1966: indústria cultural, consumo e lazer” (2004) e “O Gerente Endoidou: ensaios sobre Publicidade e Propaganda” (2008).

Leia também | Vida&Arte Convida estreia com participação da cantora Marina Lima

Para a cultura cearense, seu legado é ainda maior: escreveu dez livros sobre o poeta Patativa do Assaré (1909 - 2002) e produziu dezenas de outros títulos, como “Lyra popular: o cordel do Juazeiro” (2006), “Moisés Matias de Moura: o cordel de Fortaleza” (2011), “Madeira matriz: cultura e memória” (1999) e “Memórias da xilogravura” (2010).

Gilmar de Carvalho também enveredou pela literatura. Trabalhou com crônicas e contos em “Resto de Munição” (1982), “Queima de Arquivo” (1983) e “Pequenas Histórias de Crueldade” (1987). Seu único romance “Parabélum” se tornou uma das mais expressivas publicações cearenses da década de 1980.

Na narrativa, traz uma releitura do mito de Virgulino Lampião - o cangaceiro pernambucano que atuou no sertão nordestino. A partir disso, encontra novas perspectivas para símbolos da cultura do Nordeste por meio de um viés moderno.

Gilmar de Carvalho: Devoção e Pesquisa

Quando: terça-feira, 18 de maio, às 14 horas
Onde: na página do Facebook do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
Mais informações: no site da Universidade de São Paulo (USP)

Mais sobre Gilmar de Carvalho

>> A solidão de um Ceará sem Gilmar de Carvalho

>> A "guarda de honra" de Gilmar de Carvalho

>> Intelectuais e personagens da cultura do Cariri lamentam morte do professor Gilmar de Carvalho

>> Alunos e amigos lamentam morte do professor Gilmar de Carvalho, vítima de Covid-19

>> Entrevista: Gilmar de Carvalho, o homem que tem asa no pé

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar