CCBB-Rio realiza exposição virtual sobre arte contemporânea em maio

O Programa CCBB Educativo - Arte & Educação, do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB -Rio), programa visitas temáticas online para escolas e famílias

Todos os meses, o Programa CCBB Educativo - Arte & Educação, do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB -Rio), programa visitas temáticas online para escolas, agendadas previamente. Em cada mês, o tema é diferente. Em maio, haverá várias visitas à exposição "1981/2021: Arte Contemporânea Brasileira na Coleção Andrea e José Olympio Pereira".

“É uma exposição grande de arte contemporânea, com artistas como Adriana Varejão, Waltércio Caldas, Jorge Guinle, Miguel Rio Branco, e o educativo”, disse a gerente-geral do CCBB- Rio, Sueli Voltareli. Segundo ela, as pessoas podem participar de uma visita e conversar com educadores sobre a exposição. As inscrições são feitas pelo e-mail visitasonline@ccbbeducativo.com. A exibição fica em cartaz até o dia 26 de julho.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Mãe e palhaça: artista cearense se apresenta com os filhos no picadeiro

Sueli explicou que nessa visita virtual, os arte-educadores usam imagens da mostra e conversam com o público sobre a exposição. “Temas como a arte contemporânea pode proporcionar novas formas de interação com o ambiente e o que a gente pode aprender com a arte contemporânea são debatidos ali. Os arte-educadores vão conversando com as crianças, e adultos também, sobre a mostra, projetando imagens da exposição”, disse.

São várias visitas durante o mês. A recomendação é para crianças a partir dos 5 anos e adultos. A atividade é livre, gratuita e aberta. O entendimento é que crianças abaixo dos 5 anos não acompanham bem a visita, porque essa faixa etária exige um outro tipo de abordagem. “Não quer dizer que não possa participar”, disse a gerente-geral do CCBB-Rio.

Leia também | Onde mora o coração

A recomendação das atividades virtuais do CCBB-Rio é para crianças a partir dos 5 anos e adultos
A recomendação das atividades virtuais do CCBB-Rio é para crianças a partir dos 5 anos e adultos (Foto: CCBB Rio/ Divulgação)

Dia da Família

Sueli disse que no dia 15, em comemoração ao Dia Internacional da Família, das 10 horas às 11h30min, vai ter uma conversa online aberta com o tema Álbum de Família. Podem participar 100 pessoas. Os arte-educadores vão projetar fotos de famílias e os participantes também podem compartilhar fotos de suas famílias.

“Nessa conversa livre vai ter uma celebração da família, da vida e sobre o tempo dos filhos, dos pais, dos avós, essa passagem do tempo e a relação entre as gerações”. A iniciativa é livre, aberta e gratuita. Embora a recomendação seja para crianças acima de 5 anos de idade, não existe restrição. “Se os pais [e professores] entenderem que a criança vai curtir e vai acompanhar, a participação é livre”.

Leia também | Cena 15, do Porto Iracema das Artes, fecha as portas após corte de gastos

As atividades virtuais promovidas dialogam sempre com a programação do CCBB e destinam-se a todos os públicos, envolvendo ações inclusivas e afirmativas com o objetivo de estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não governamentais (ONGs), movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados. No caso da programação digital, ela possibilita acesso de públicos de todo o país.

A programação completa está disponível no site www.ccbbeducativo.com. As visitas agendadas temáticas online são realizadas para grupos de 10 a 45 pessoas e ocorrem todos os dias, em diversos horários. Elas duram, em média, de 50 minutos a uma hora e meia. (Por Alana Gandra/ Agência Brasil)

Exposição 1981/2021

Quando: até 26 de julho
Agendamento: pelo e-mail visitasonline@ccbbeducativo.com
Mais informações: no site do CCBB Educativo

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

centro cultural banco do brasil visitas virtuais ccbb ccbb-rio rio de janeiro arte contemporânea brasileira arte contemporânea

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar