30 anos sem Gonzaguinha: eventos virtuais realizam homenagem ao artista

Entre quarta-feira, 28, e sábado, 1º, artistas fazem homenagens ao cantor e compositor brasileiro Gonzaguinha, que faleceu há 30 anos, no dia 29 de abril

“Pelo simples ato de um mergulho/ Ao desconhecido mundo que é o coração/ Alcançar aquele universo que sempre se quis/ E que se pôs tão longe na imaginação/ Vai o bicho homem fruto da semente/ Renascer da própria força, própria luz e fé/ Entender que tudo é nosso, sempre esteve em nós/ Somos a semente, ato, mente e voz”. Entre as críticas sociais que colocava nas letras, Gonzaguinha conseguia trazer um sentimento de esperança ao povo. Ao mesmo tempo que analisava a realidade, também demonstrava sua inerente fé. Revelou isso, por exemplo, ao compor “Redescobrir” (1981).

Em homenagem ao músico Gonzaguinha, que faleceu em 29 de abril de 1991, a cantora Bruna Caram divulga uma releitura desta canção no mesmo dia. O conteúdo, que será disponibilizado nas plataformas digitais, estreia o disco “Afeto e Luta - Bruna Caram canta Gonzaguinha”. O álbum completo está previsto para lançar no final deste ano.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Cursos de arte e cultura estão com inscrições gratuitas até sexta, 30

O projeto promete trazer novas reinterpretações a partir de arranjos que perpassam vários sons brasileiros. Em “Redescobrir”, a artista transformará a música em um ijexá, ritmo que surgiu na Nigéria e foi trazida para o Brasil no período colonial.

Ela também realiza lives em seu perfil do Instagram @brunacaram, em referência a Gonzaguinha. Na transmissão ao vivo de hoje, 28, que acontece a partir das 20 horas, vários nomes participarão, como: Roberta Sá, Duda Brack, Gabriel Leone, Chambinho do Acordeon, Nanan Gonzaga, Lucas Caran e Ayrton Montarroyos.

Leia também | Orquestra Ouro Preto homenageia A-ha em show virtual no sábado, 1º

Amanhã, 29, no mesmo horário, estarão presentes: Zé Renato, Jean Wyllys, Zeca Baleiro, Laura Carolinah, Leila Pinheiro, Luciana Mello e Diego Moraes. “Eu chamei alguns amigos e conhecidos para a live. Tanta gente quis participar que desdobrei em dois dias. Será uma grande festa, um grande encontro para poder trocar música com muita consciência”, indica Bruna Caram.

Mas essa não é a única homenagem programada para quinta-feira, 29. O ator e cantor Rogério Silvestre programa o show virtual “Gonzaguinha: O Eterno Aprendiz - 30 Anos de Saudades”, que ocorre às 19h30min, no canal do Youtube do Teatro Rival Refit.

Leia também | BTS anuncia novo single digital "Butter" para o dia 21 de maio

O artista une a música e o teatro durante a transmissão. Ele interpretará o próprio Gonzaguinha, o personagem central da narrativa. A partir disso, mostrará momentos marcantes do compositor carioca, como sua infância no morro de São Carlos, no Rio de Janeiro, o início de sua carreira artística, as situações que enfrentou no período da ditadura militar brasileira e a relação com o pai, Luiz Gonzaga.

A obra será exibida direto do Teatro Rival Refit e contará com as participações dos músicos Rafael Toledo no violão e na voz, Cacá Franklin na percussão, Dudu Dias no baixo e Paulo Bonfim na bateria. Também estará presente a cantora Imyra Chalar, filha do compositor Taiguara.

Leia também | Luiza Nobel e Nego Gallo lançam o single "Let's Burn"

No roteiro, há clássicos como “Explode Coração”, “Começaria Tudo Outra Vez”, “Moleque”, “Sangrando”, “O que é o Que é”, “Com a Perna no Mundo”, “De Volta ao Começo” e “Espere Por Mim Morena”.

O evento será gratuito, mas os espectadores poderão fazer contribuições voluntárias para que os artistas paguem os custos da produção. As doações serão realizadas a partir de R$ 15, na plataforma Sympla.

Leia também | Confira a agenda cultural desta quarta-feira, 28, e programe-se

Outra iniciativa é a da cantora Leila Pinheiro, que realiza live em seu canal do Youtube no sábado, 1º de maio, às 21 horas. Durante as mais de quatro décadas de carreira, ela canta obras do artista brasileiro. Um exemplo é que, em 2000, gravou o álbum “Reencontro”, dedicado às músicas de Ivan Lins e Gonzaguinha.

Como forma de homenageá-lo 30 anos depois de sua morte, ela propõe um encontro com transmissão on-line. Ao som do piano e da voz, terá no repertório “Explode Coração”, “Grito de Alerta”, “Espere Por Mim”, “De Volta ao Começo”, entre outras. O evento também conta com ingresso colaborativo, que pode ser adquirido pelo Sympla a partir de R$ 25.

Leia também | A vida nômade do ator, professor e palhaço cearense Fred Raposo

30 anos sem Gonzaguinha

Quando: quinta-feira, 29 de abril, às 20 horas
Onde: no perfil do Instagram de Bruna Caram (@brunacaram)

Gonzaguinha: O Eterno Aprendiz

Quando: quinta-feira, 29 de abril, às 19h30min
Onde: no canal do Youtube do Teatro Rival Refit
Ingressos: na plataforma Sympla

Leila canta Gonzaguinha

Quando: sábado, 1º de maio, às 21 horas
Onde: no canal do Youtube de Leila Pinheiro
Ingressos: na plataforma Sympla

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

gonzaguinha mpb música popular brasileira música brasileira 30 anos sem gonzaguinha bruna caram

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar