Biblioteca Pública do Ceará retoma atividades em programação virtual, anuncia Secult

Equipamento fechado há sete anos e que teve previsão de reinauguração impossibilitada em 2020 por conta da pandemia, Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) promove em abril programação virtual prévia à reabertura oficial

A Secretaria da Cultura do Ceará retomará as atividades da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) de forma on-line no próximo dia 13. Fechado desde 2014, o equipamento passou por reformulações estruturais e conceituais nos últimos anos, e tinha previsão de reabertura para março de 2020, o que acabou não acontecendo por conta da pandemia. Além da live "Diálogos BECE", que marca o início do novo momento, o retorno das atividades da biblioteca prevê a programação virtual "Abril pra BECE".

Relembre | Biblioteca Pública teve previsão de reabertura para março de 2020

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A transmissão ao vivo que dá partida à retomada será realizada no canal do YouTube da Secult na terça, 13, a partir das 10 horas. A ocasião pretende apresentar o conceito, as diretrizes e as linhas de atuação do novo momento do equipamento.

Estarão presentes o secretário da Cultura Fabiano Piúba; a diretora da BECE Enide Vidal; a gestora executiva da BECE Suzete Nunes; e a coordenadora de Livro, Leitura e Biblioteca da Secult Goreth Albuquerque. A mediação é da jornalista e coordenadora da Assessoria de Comunicação da Secult Ivna Girão.

A transmissão contará, ainda, com o lançamento da programação virtual "Abril pra BECE", descrita como uma "prévia" da reabertura oficial da Biblioteca. Ainda não há detalhes da iniciativa, mas a Secult adiantou a presença de diferentes nomes da literatura e das artes no Estado, como a cronista do V&A Tércia Montenegro, a cordelista indígena Auritha Tabajara, o poeta e produtor cultural Talles Azigon, e a poeta e pesquisadora Nina Rizzi.

Leia também | Com literatura, música e audiovisual, Carlinhos Perdigão lança "Palavra, o musical"

A faixa "Diálogos BECE" se estende ao longo de abril, apresentando série de encontros com representantes de diferentes esferas do campo da literatura. A programação cultural da biblioteca contará também com oficinas, a programação “Histórias de quem lê” - na qual convidados irão dividir histórias de afeto com livros e a escrita - e uma parceria com o Projeto Palavras.

Soma-se à programação, ainda, a realização do seminário "Biblioteca: lugar de cultura, memória e diversidade", que consistirá em um espaço de reflexão e debate sobre temas como o papel das bibliotecas em meio à pandemia, literatura infantil, indígena e outros temas.

Leia também | Pequenas e médias editoras debatem panorama editorial após proposta da Amazon

A programação virtual é descrita pelo secretário Fabiano Piúba como um "aquecimento para a reabertura física" do equipamento. "Essa programação é apenas uma primeira porta aberta de diálogo no pensamento e na ação da Biblioteca para o fomento às artes e à cultura”, afirma. Não há, ainda, informações definidas em relação à reabertura oficial, mas a estrutura da BECE está "pronta para receber o público", conforme o titular da Secult.

Ainda no segundo semestre de 2020, como noticiou o Vida&Arte, a Secult chegou a prever que a BECE estaria "apta" a reabrir até o final daquele ano, mas a situação não foi possível por conta do cenário sanitário do Estado. Há dois meses, o secretário adiantou também ao V&A que a Secult ainda "aguarda" data para a reabertura em atenção à situação da segunda onda da pandemia no Estado.

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Biblioteca Pública Estadual do Ceará secult literatura

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar