PUBLICIDADE
Vida & Arte
Noticia

Quer assistir filme de graça? Cineteatro São Luiz disponibiliza programação virtual de março

No mês de seu aniversário, o equipamento cultural promove programação on-line e gratuita de filmes russos durante todos os finais de semana de março

17:58 | 08/03/2021
'Dersu Uzala', de Akira Kurosawa, estará disponível entre 19 e 21 de março no canal do Youtube do Cineteatro São Luiz (Foto: Divulgação)
'Dersu Uzala', de Akira Kurosawa, estará disponível entre 19 e 21 de março no canal do Youtube do Cineteatro São Luiz (Foto: Divulgação)

Destaques da cinematografia russa serão disponibilizados durante o mês no canal do Youtube do Cineteatro São Luiz. Denominado de “Mostra das Nações”, o evento tem o objetivo de comemorar os 63 anos do equipamento cultural. As exibições estreiam sempre às sextas-feiras e ficam disponíveis por dois dias seguidos.

Um título que poderá ser assistido a partir de 19 de março é “Dersu Uzala” (1976), de Akira Kurosawa. No enredo, o capitão Vladimir Arseniev (Yuri Solomin) é enviado para explorar as montanhas da Mongólia sob demanda do governo soviético.

Leia também | Mostra de Cinema de Iguatu premia curtas de PE e CE; confira lista completa de vencedores

Ao lado de um pequeno grupo, chega ao local e encontra Dersu Uzala (Maaksim Munzuk), um caçador que vive apenas na floresta. Por ser útil para a missão, começa a auxiliar os soldados durante a expedição. Em seu ano de lançamento, o longa-metragem foi vencedor do Oscar na categoria “Melhor Filme Estrangeiro”.

Outra produção que estará disponível no dia 26 é “A Infância de Ivan” (1963), de Andrei Tarkovski. A narrativa, situada durante a Segunda Guerra Mundial, acompanha o menino órfão Ivan (Nikolai Petrowitsch Burljajew), que trabalha como espião.

Leia também | Mês da Mulher: Confira filmes dirigidos e protagonizados por mulheres para ver em casa

'A Infância de Ivan' (1963), de Andrei Tarkovski, estará disponível na sexta-feira, 26 de março, no canal do Youtube do Cineteatro São Luiz
Foto: Divulgação
'A Infância de Ivan' (1963), de Andrei Tarkovski, estará disponível na sexta-feira, 26 de março, no canal do Youtube do Cineteatro São Luiz

Ele pode atravessar as fronteiras alemãs e coletar informações para os russos. Mas, depois de várias missões, o garoto vai para a escola militar. O clássico ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1962.

Nesta sexta-feira, 12, o Cineteatro São Luiz lança “Aleksandr Nevsky” (1938), de Serguei Eisenstein, considerado o primeiro filme sonoro do cineasta. No contexto, Aleksandr Nevsky (Nikolay Cherkasov) é um príncipe que organiza um exército para derrotar a invasão dos Cavaleiros Teutônicos.

Leia também | Ex-detentas contam a vida atrás das grades no filme "Flores do Cárcere"

Baseado em uma história real, que aconteceu no século 13, a produção teve trilha musical do compositor Serguey Prokofiev. Em 2015, o longa recebeu restauração.

Programação completa

Sexta-feira, 12 de março, às 19 horas
“Aleksandr Nevsky”, de Serguey Eisenstein

Sexta-feira, 19 de março, às 19 horas
“Dersu Uzala”, de Akira Kurosawa

Sexta-feira, 26 de março, às 19 horas
“A Infância de Ivan”, de Andrei Tarkovski

Mostra das Nações

Quando: entre sexta-feira e domingo de março
Onde: no canal do Youtube do Cineteatro São Luiz