Mostra de Cinema de Iguatu premia curtas de PE e CE; confira lista completa de vencedores

8ª edição do evento realizado no município cearense teve realização virtual em 2021. Foram duas mostras competitivas, diversas atividades formativas e debate na programação

Realizada de forma totalmente virtual, a 8ª edição da Mostra de Cinema de Iguatu destacou os curtas "Os Últimos Românticos do Mundo" (PE), de Henrique Arruda, "Noite de Seresta" (CE), de Sávio Fernandes e Muniz Filho, e "Vento Viajante" (CE), dirigido por alunos de escolas municipais de Icapuí, com os principais prêmios do evento. Confira abaixo a cerimônia:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dividido em duas mostras competitivas - a Mostra Nordeste e a Mostra Ceará -, o evento divulgou na noite do domingo, 7, a lista de vencedores. Além de ter sido escolhido o melhor filme pelo júri, o curta "Os Últimos Românticos do Mundo" ainda saiu ganhador na categoria de melhor arte.

Leia também | Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará inicia programação nesta segunda, 8 de março

Já na Mostra Ceará, o curta de animação "Vento Viajante" foi o representante que saiu duplamente premiado: pelo júri oficial, levou a categoria de melhor arte, enquanto foi escolhido como melhor filme da seleção pelo júri da crítica, formado pelo crítico do O POVO João Gabriel Tréz e pelos jornalistas Daniel Herculano e Larissa Bello, integrantes da Associação Cearense de Críticos de Cinema.

Leia também | Eventos de cinema realizados no interior cearense terão edições virtuais em março

A justificativa do júri da Aceccine ressaltou o caráter coletivo da obra, produto do "esforço de muitas mãos e mentes", e a "simplicidade poética" do filme. "Na intenção de incentivar uma nova geração que se lançou - e que torcemos para se lançar ainda mais no futuro - no Cinema", o prêmio foi para o curta de animação.

Confira a lista completa:

MOSTRA CEARÁ
Melhor Filme: "Noite de Seresta", de Sávio Fernandes e Muniz Filho
Melhor Atriz: Catarina Viana, de "As Incríveis Aventuras de um Casal Normal"
Melhor Arte: Alunos do projeto animação ambiental/IMA sob a orientação da professora Analúcia Godoi, pelo filme "Vento Viajante"
Melhor Roteiro: Luis André Araújo, Reginaldo Farias e Ythallo Rodrigues, pelo filme "Baile dos Reis"
Prêmio do Júri da Crítica: "Vento Viajante"

MOSTRA NORDESTE
Melhor Filme: "Os Últimos Românticos do Mundo", de Henrique Arruda
Melhor Atriz: Wanderlândia Melo, de "A Barca"
Melhor Arte: Carlota Pereira, pelo filme "Os Últimos Românticos do Mundo"
Melhor Roteiro: Rodrigo Sena, pelo filme "A Tradicional Família Brasileira Katu"

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

mostra de cinema de iguatu cinema cearense cultura iguatu

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar