Participamos do

Semana Clarice: O POVO convida pessoas a lerem trechos das obras de Clarice Lispector

Em "Leituras de Clarice", artistas e outros profissionais da cultura narram textos da autora para homenageá-la durante "Semana Clarice", promovida pelo O POVO
10:00 | Dez. 09, 2020
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Quando Clarice Lispector ainda era uma criança, submetia textos à coluna infantil do Diário de Pernambuco. Falhava nas tentativas porque, segundo ela afirmaria anos depois, escrevia sobre sensações. Suas histórias não abordavam fatos. Aquela menina que insistia em focar nas emoções cresceria para virar uma das mais importantes escritoras brasileiras. Seus sentimentos estão por toda parte, em qualquer livro, crônica, conto ou carta que já redigiu. Em comemoração ao centenário da escritora, celebrado nesta quinta-feira, 10, O POVO convidou artistas e profissionais da cultura para gravarem trechos de suas obras preferidas.

O compilado de vídeos chega hoje, 9, à plataforma de assinantes O POVO+. Os conteúdos individuais dos participantes estarão disponíveis nas redes sociais do O POVO Online e do Vida&Arte. A iniciativa, denominada "Leituras de Clarice", acontece em parceria com o projeto Cidade Portátil, da jornalista e cronista do V&A, Izabel Gurgel. "O que nos acontece em estado de leitura? E quando lemos Clarice? Estamos à escuta, à flor da pele, 'vivinhas da silva'. Clarice nos leva a migrar por nossas paisagens interiores, a percorrer estados e modos de ser que dizem melhor da nossa condição humana, da condição de existir", diz.

Leia também | Clarice Lispector: a singularidade de uma poética

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Izabel é leitora de Clarice Lispector há anos e realiza encontros de iniciação à obra da autora desde 2016, intitulados "Felicidade Clandestina". Depois de passar por cidades como Recife, Salvador e Fortaleza, o roteiro ganha estrutura e se diferencia a cada nova edição. Nesses momentos de formação e de conhecimento sobre a escritora, percebe: "É sempre um contentamento vivenciar a força da escrita Clarice na formação de criaturas leitoras ou na afirmação da leitura como uma alegria possível".

Uma das pessoas influenciadas pela oficina de Izabel Gurgel foi a poeta e slammer, Natália Pinheiro. “Foi uma experiência fantástica porque pude escutar pessoas apaixonadas. E pessoas apaixonadas enxergam além do que se pode ver na superfície, o que possibilita diferentes visões sobre determinada coisa”, afirma. Seu contato anterior havia acontecido somente nas aulas de literatura da escola, mas, com o curso, teve sua relação transformada com Clarice Lispector.

No vídeo que gravou oara O POVO, a poeta cita um trecho de “Felicidade Clandestina”. “Foi a obra que mais chegou no meu coração, talvez por parecer ter encontrado fragmentos meus em meio aos fragmentos da autora”, explica. Segundo ela, o texto estimula suas próprias memórias afetivas. “O conto me traz um bocado de afeto, me lembra pessoas, carrega memórias de trocas vindas com encontros”, lembra.

Para compartilhar a felicidade desse contato com a escritora, outros convidados também participam do “Leituras para Clarice”. Alguns dos nomes são Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Ceará; Talles Azigon, poeta, mediador de leituras e idealizador da biblioteca comunitária Livro Livre Curió; Maíra Ortins, artista plástica; João Paulo Lima, artista-educador e performer; entre outros.

Leia também | Semana Clarice: atriz Maria Vitória faz performance inspirada na escritora

A ação integra a "Semana Clarice", que tem o objetivo de celebrar os 100 anos de nascimento de uma das mais importantes autoras brasileiras. Até sexta, 11, várias atividades estão sendo promovidas em diversas plataformas. Amanhã, 10, dia do aniversário, acontecerá uma transmissão ao vivo com Fernanda Coutinho, professora do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará (UFC); Yuri Brunello, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC; e Gabriel Marques Cavalcante, estudante de Medicina da UFC. A live terá mediação da jornalista e repórter do Vida&Arte Bruna Forte. O evento será exibido nas redes sociais do O POVO e no Canal FDR, às 18 horas.

Para finalizar, haverá o lançamento do e-book "Cartas para Clarice" na sexta-feira, 11. A publicação digital, organizada pela editora-chefe do Núcleo de Cultura e Entretenimento do O POVO, Cinthia Medeiros, trará doze textos assinados por nomes como a jornalista Izabel Gurgel; o artista visual Bitu Cassundé; a escritora juazeirense Alana Morais - idealizadora do evento Chá com Clarice; o médico Álvaro Madeiro Leite; e a mediadora de leituras Nara Barreto.

Leia também | O POVO realiza ações em homenagem ao centenário de Clarice Lispector

Leituras de Clarice

Quando: hoje, quarta-feira, 9 de dezembro

Onde: vídeo na íntegra em OP+; trechos nas redes sociais do O POVO

Semana Clarice

Quinta-feira, 10

Live "Visões de Clarice", às 18 horas, com Fernanda Coutinho, professora do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará (UFC); Yuri Brunello, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC; e Gabriel Marques Cavalcante, estudante de Medicina da UFC. Mediação da jornalista e repórter do V&A, Bruna Forte

Onde: nas redes sociais do O POVO e do canal FDR

Sexta-feira, 11

Lançamento do e-book "Cartas para Clarice"

Onde: O POVO+

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar