Participamos do

O POVO realiza ações em homenagem ao centenário de Clarice Lispector

Com performance poética, bate-papo entre pesquisadores, e-book de cartas e vídeos nas redes sociais, O POVO comemora o aniversário de 100 anos de Clarice Lispector em diversas linguagens e plataformas
15:25 | Dez. 02, 2020
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um século desde o nascimento de Clarice Lispector não parece suficiente para compreender a densidade da obra literária que a escritora deixou em vida. Pesquisadores, leitores e amantes de suas frases viralizadas na Internet tentam entendê-la. Buscam apreender a dimensão daquilo que nem ela sabia definir: sua escrita. Na semana em que se comemora o primeiro centenário da autora, celebrado no dia 10 de dezembro, O POVO realiza a "Semana Clarice" para homenagear uma das mais importantes personalidades da literatura brasileira.

Entre segunda-feira, 7, e sexta-feira, 11, o grupo de comunicação promove atividades em diversas plataformas. “Foi uma forma que nós encontramos de homenagear o centenário da escritora, uma das mais importantes da literatura nacional, e que tem ganhado projeção ao longo dos últimos anos entre diversos perfis de leitores”, explica Cinthia Medeiros, editora-chefe do Núcleo de Cultura e Entretenimento do O POVO.

Um dos destaques da semana é o “Leituras de Clarice”, que acontece em parceria com o projeto Cidade Portátil, da jornalista e cronista do V&A, Izabel Gurgel. Com vídeos curtos para as redes sociais, convidados lerão trechos de livros da autora. Alguns dos nomes confirmados são Fabiano Piúba, secretário da cultura do Estado do Ceará; a artista visual Raisa Christina; a jornalista e escritora Natércia Rocha; a coordenadora de Política de Livro e Leitura da Secult-CE, Goreth Albuquerque; entre outros.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O convite se estende, no entanto, a todos os apreciadores da obra da escritora, que também poderão enviar as próprias gravações para O POVO divulgar em suas plataformas. Para participar, basta escolher um trecho preferido e registrar a leitura em um vídeo (gravado na horizontal) de até um minuto. Mais informações serão divulgadas no Instagram @opovoonline, nesta terça-feira, 2.

Outras ações acontecerão durante a semana. “No primeiro dia, vamos trazer uma grande reportagem que analisa porque a literatura de Clarice Lispector tem conseguido agregar tantos leitores no Brasil e mundo afora, além de rememorar a biografia da escritora e suas principais obras, inclusive com indicações para iniciantes no universo clariceano”, comenta a editora Cinthia Medeiros. Já na terça-feira, 8, a atriz Maria Vitória apresenta uma performance teatral inspirada em textos de Clarice. A adaptação, feita com exclusividade para a Semana Clarice do O POVO, será divulgada na plataforma de assinantes OP+.

No dia do aniversário da escritora, 10, acontecerá uma transmissão ao vivo com a professora Fernanda Coutinho, da Universidade Federal do Ceará, uma das organizadoras do livro “Visões de Clarice”, e convidados. A live terá mediação da jornalista e repórter do Vida&Arte Bruna Forte. O evento será exibido nas redes sociais do O POVO e no Canal FDR, às 18 horas.

Para finalizar, haverá o lançamento do e-book “Cartas para Clarice” na sexta-feira, 11. A publicação digital trará doze textos assinados por nomes como a jornalista Izabel Gurgel; o artista visual Bitu Cassundé; a escritora juazeirense Alana Morais - idealizadora do evento Chá com Clarice; o médico Álvaro Madeiro Leite; a mediadora de leituras Nara Barreto, entre outros. A coletânea de cartas, organizada por Cinthia Medeiros, homenageia a escritora que tanto recorreu à escrita de correspondências para se comunicar com amigos e parentes.

Leia também | Livro "Todas as Cartas" reúne correspondências inéditas de Clarice Lispector

Semana Clarice Lispector

Segunda-feira, 7
Reportagem especial
Onde: O POVO +

Terça-feira, 8
Performance poética com atriz Maria Vitória
Onde: O POVO +

Quinta-feira, 10
Live às 18 horas com professora Fernanda Coutinho, organizadora do livro “Visões de Clarice Lispector”, e convidados
Onde: nas redes sociais do O POVO e no canal FDR

Sexta-feira, 11
Lançamento do e-book “Cartas para Clarice”
Onde: O POVO+

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar