Participamos do

Semana Clarice: atriz Maria Vitória faz performance inspirada na escritora

A performance "Clarices", da atriz Maria Vitória, é divulgada nesta terça-feira, 8 de dezembro, com exclusividade para O Povo na plataforma de assinantes OP+
10:00 | Dez. 08, 2020
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Clarice Lispector escreve com propriedade textos que percorrem os vazios do eu e do outro. E esse diálogo da individualidade com aquilo que é estranho acontece de maneiras distintas. Até mesmo um ovo e uma galinha se desconfortam com a presença de um ser contrário tão imprescindível para a própria existência. A partir dessas interações presentes na literatura da escritora, a atriz Maria Vitória apresenta a performance poética "Clarices", que será lançada nesta terça-feira, 8 de dezembro, na plataforma de assinantes O POVO. A montagem foi produzida com exclusividade para a "Semana Clarice", promovida pelo grupo de comunicação O POVO.

No vídeo, a voz de Clarice Lispector atravessa as de Maria Vitória e de seu eu que sonha em estar vivo. Elas resistem a si, apesar das diferenças no tempo e no espaço. Enquanto uma deu início à trajetória há um século, outra sequer teve a chance de existir. Com duração de cinco minutos, a performance é uma adaptação do espetáculo "Duplicité", lançado em 2017.

Leia também | Clarice Lispector: a singularidade de uma poética

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A apresentação trazia textos autorais marcados pela influência da escritora. "Em 2003, eu estreei o espetáculo 'Solo de Clarice'. Anos depois, ele se transformou em 'Duplicité'", comenta a atriz. "Os dois falam sobre o duplo, essa alteridade. É a possibilidade de se ver na dor e na alegria do outro. Não trato sobre a Clarice que nós trazemos, mas sobre a questão da alteridade", explica a atriz.

O desafio, assim, era adequar a obra para a linguagem audiovisual. “Como converter essa performance teatral para o audiovisual em um texto muito mais curto? O espetáculo tem mais ou menos 40 minutos. Não era para recriar, mas para trazer retalhos dessa performance teatral para uma obra audiovisual. É um trabalho assumidamente experimental”, indica Arthur Gadelha, produtor do Núcleo de Imagem do O Povo.

Com roteiro e direção do profissional, além de direção de fotografia do repórter fotográfico do jornal Júlio Caesar, o conteúdo busca contrastar a imagem em movimento com a solidão da apresentação. As filmagens ocorreram no Teatro B. de Paiva, no Porto Dragão. “‘Clarices’ é para refletir essas imagens, sentimentos e sensações da escritora”, revela Gadelha.

Maria Vitória interpreta 'Clarices', obra produzida com exclusividade para a 'Semana Clarice', do O POVO
Maria Vitória interpreta 'Clarices', obra produzida com exclusividade para a 'Semana Clarice', do O POVO (Foto: JULIO CAESAR)

A performance, entretanto, é resultado de uma conexão com a escritora, iniciada ainda na adolescência de Maria Vitória. Neste período de tantos questionamentos, ela indagava sobre sua relação com a arte. "Meus amigos tinham questões afetuosas, de outra ordem. As minhas tinham a ver com arte, porque nasci com uma família do teatro. Eu era obcecada pelo fazer artístico, já era um conflito profissional", recorda. Além das práticas no grupo Formosura de Teatro, que pertence a seus pais, Maria Vitória também treinava sozinha.

"Eu tinha uma necessidade de construir um solo para escoar na sala de ensaio", lembra. Foi quando conheceu Clarice Lispector. Após contato inicial com seus trechos em uma aula, passava os dias na biblioteca para fazer o fichamento dos livros. Na época, porém, a ideia de produzir um espetáculo a partir da obra da autora ainda não existia. "Eu não pensava nisso. Era, talvez, muito mais um lugar de busca pela identidade, era sofrido. Lidar com Clarice é difícil", afirma. Para ela, aquelas palavras criavam uma sensação de pertencimento em uma Maria Vitória que estava em busca de seu lugar.

A "Semana Clarice" tem o objetivo de comemorar o centenário de um dos mais importantes nomes da literatura brasileira. Até sexta-feira, 11, atividades serão promovidas em diversas plataformas. Um dos destaques da semana é o "Leituras de Clarice", que acontecerá em parceria com o projeto Cidade Portátil, da jornalista e cronista do V&A, Izabel Gurgel.

Leia também | O POVO realiza ações em homenagem ao centenário de Clarice Lispector

Com vídeos curtos para as redes sociais, convidados lerão trechos de livros. Alguns dos nomes confirmados são Fabiano Piúba, secretário da cultura do Estado do Ceará; a artista visual Raisa Christina; a jornalista e escritora Natércia Rocha; a coordenadora de Política de Livro e Leitura da Secult-CE, Goreth Albuquerque; entre outros. O convite se estende, no entanto, a todos os apreciadores da obra da escritora, que também enviaram as próprias gravações. O conteúdo será disponibilizado nas redes sociais nesta quarta-feira, 9.

No dia do aniversário da escritora, 10, acontecerá uma transmissão ao vivo com a professora Fernanda Coutinho, da Universidade Federal do Ceará, uma das organizadoras do livro "Visões de Clarice", e convidados. A live terá mediação da jornalista e repórter do V&A Bruna Forte. O evento será exibido nas redes sociais do O POVO e no Canal FDR, às 18 horas.

Para finalizar, haverá o lançamento do e-book "Cartas para Clarice" na sexta-feira, 11. A publicação digital, organizada por Cinthia Medeiros, editora-chefe do Núcleo de Cultura e Entretenimento do O POVO, trará doze textos assinados por nomes como a jornalista Izabel Gurgel; o artista visual Bitu Cassundé; a escritora juazeirense Alana Morais - idealizadora do evento Chá com Clarice; o médico Álvaro Madeiro Leite; e a mediadora de leituras Nara Barreto.

Clarices

Quando: hoje, terça-feira, 8 de dezembro
Onde: na plataforma OP+

Semana Clarice

Quarta-feira, 9
Leituras de Clarice
Onde: nas redes sociais do O Povo

Quinta-feira, 10
Live às 18 horas com professora Fernanda Coutinho, organizadora do livro “Visões de Clarice Lispector”, e convidados
Onde: nas redes sociais do O POVO e no canal FDR

Sexta-feira, 11
Lançamento do e-book “Cartas para Clarice”
Onde: O POVO+

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar