Participamos do

Disney+ coloca aviso de racismo em filmes como "Dumbo" e "Peter Pan"

Durante as cenas que reforçam estereótipos preconceituosos, um aviso de 12 segundos é exibido e explica sobre a problemática da cena, não podendo ser ignorado pelo telespectador.
14:02 | Out. 19, 2020
Autor Marília Freitas
Foto do autor
Marília Freitas Estagiária do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Previsto para chegar ao Brasil no próximo mês, o serviço de streaming Disney+ colocou aviso de alerta de conteúdos preconceituosos em alguns de seus filmes: os clássicos Peter Pan, Dumbo, Mogli e A Dama e o Vagabundo agora tem comentários sobre cenas que incluem "representações negativas" e "maus-tratos a pessoas ou culturas".

LEIA TAMBÉM | Com lançamento para novembro no Brasil, confira o catálogo do streaming Disney+

Antes do filme começar, um aviso de 12 segundos é exibido e explica sobre a problemática da cena, não podendo ser ignorado ou pulado. "Esses estereótipos estavam errados na época e estão errados agora. Em vez de remover esse conteúdo, queremos reconhecer seu impacto prejudicial, aprender com ele e iniciar conversas para criarmos juntos um futuro mais inclusivo", informa a plataforma, com link que direciona os espectadores para um site que explica algumas das cenas problemáticas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

LEIA TAMBÉM | Fotógrafa realiza ensaio inspirado em princesas Disney para promover diversidade

A decisão vem após a empresa ter sido assessorada por organizações como Associação de Críticos de Cinema Africano-Americano. A escolha vem diante de uma reformulação no entretenimento como um todo, como as novas regras do Oscar que buscam mais representatividade nos indicados —inclusive, na categoria principal de melhor filme.

Confira algumas das cenas que já estão com o aviso

Dumbo

"Os corvos e os números musicais prestam homenagem a shows de menestréis racistas, onde artistas brancos com rostos enegrecidos e roupas esfarrapadas imitavam e ridicularizavam africanos escravizados nas plantações do sul. O líder do grupo em Dumbo é Jim Crow, que compartilha o nome das leis que impunham a segregação racial no sul dos Estados Unidos. Em 'The Song of the Roustabouts', trabalhadores negros sem rosto labutam com letras ofensivas como "Quando recebemos nosso pagamento, jogamos nosso dinheiro fora".

Peter Pan

"O filme retrata os povos indígenas de uma forma estereotipada que não reflete nem a diversidade dos povos indígenas nem suas tradições culturais autênticas. Mostra-os falando em uma linguagem ininteligível e repetidamente se refere a eles como 'peles vermelhas', um termo ofensivo. Peter e os Meninos Perdidos dançam, usam cocares e outros tropos exagerados, uma forma de zombaria e apropriação da cultura e imagens dos povos indígenas".

Mais informações podem ser conferidas em uma seção especial da empresa, o Stories Matter.

LEIA TAMBÉM | Nasa anuncia que irá revisar nomes de objetos cósmicos considerados preconceituosos

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar