Participamos do

Nasa anuncia que irá revisar nomes de objetos cósmicos considerados preconceituosos

A Agência trabalhará com especialistas em diversidade, inclusão e equidade nas ciências astronômicas e físicas para fornecer orientação e recomendações para outros apelidos e termos para revisão.
13:48 | Ago. 06, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os nomes de objetos cósmicos identificados pela NASA sofrerão alterações em sua terminologia como parte do compromisso com a diversidade, a equidade e a inclusão na agência espacial americana. Agora, para não usar mais apelidos preconceituosos, a empresa reexaminará os apelidos dados a alguns planetas, galáxias e nebulosas.

É o caso da nebulosa planetária NGC 2392, uma das primeiras alteradas. Chamada anteriormente de "Nebulosa Esquimó", a estrela brilhante tem o termo "esquimó" em sua terminologia e, segundo a Nasa, a palavra é vista como um termo colonial com uma história racista, imposta aos povos indígenas das regiões árticas. A empresa, inclusive, reforçou que a maioria dos documentos oficiais se afastou do uso.

A NASA também não usará mais o termo “Galáxia dos Gêmeos Siameses” para se referir ao par de galáxias NGC 4567 e NGC 4568. A expectativa é de que, no futuro, a agência espacial use apenas designações oficiais da União Astronômica Internacional nos casos em que os apelidos são inapropriados.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Clique na imagem para abrir a galeria

Os apelidos astronômicos são mais acessíveis ao público do que os nomes oficiais de objetos cósmicos. Mas, frequentemente, podem ser prejudiciais e prejudicar a ciência. "Esses apelidos e termos podem ter conotações históricas ou culturais que são objetáveis ou indesejáveis, e a NASA está fortemente comprometida em resolvê-los", disse o administrador associado de diversidade e igualdade de oportunidades na sede da NASA, Stephen T. Shih. "A ciência depende de diversas contribuições e beneficia a todos, então isso significa que devemos torná-la inclusiva".

A Agência trabalhará com especialistas em diversidade, inclusão e equidade nas ciências astronômicas e físicas para fornecer orientação e recomendações para outros apelidos e termos para revisão.


 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar