Participamos do

Artistas do Ceará têm forte presença nas indicações do 32º Troféu HQMIX

Obras de cearenses ou com participação de cearenses somam nove indicações ao prêmio em sete categorias diferentes. Quadrinistas e ex-quadrinistas do V&A estão na lista
16:48 | Set. 30, 2020
Autor João Gabriel Tréz
Foto do autor
João Gabriel Tréz Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Todo ano, praticamente, tem algum cearense concorrendo ao HQMIX. Isso mostra a força dos quadrinhos no nosso estado”. A afirmação é do quadrinista Daniel Brandão, autor das tirinhas “Os Mundos de Liz”, publicadas diariamente no Vida&Arte, e um dos indicados à 32ª edição do Troféu HQMIX. Neste ano, o evento será realizado em formato on-line em 12 de dezembro e a organização divulgou a lista completa de indicações. Do total de 32 categorias, nomes cearenses aparecem envolvidos ou indicados em nove delas, incluindo quadrinistas e ex-quadrinistas do Vida&Arte. Os vencedores do HQMIX serão decididos em votação nacional de profissionais dos quadrinhos.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Estúdio Daniel Brandão (@estudiodanielbrandao) em

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

As indicações para a publicação “Os Mundos de Liz” foram nas categorias “Publicação de Tira” e “Publicação Juvenil”. A personagem da obra foi inspirada na filha de Daniel, tendo sido criada em 2009, quando ela tinha seis anos. “Já tive a honra de concorrer ao HQMIX em outras oportunidades, mas esta é a primeira vez que concorro com o meu trabalho com a personagem Liz. Em 2018, quando recebi o convite do O POVO para fazer tiras diárias, expandi o universo dela para ‘Os Mundos de Liz’ e resolvi fazê-la adolescente, da idade da minha filha. As duas envelhecem juntas. Sem dúvida, o meu trabalho mais pessoal”, divide o artista.

Leia mais | Quino, cartunista argentino criador de Mafalda, morre aos 88 anos

A obra, que saiu pela Editora Noir, é uma compilação das melhores tiras de “Os Mundos de Liz” publicadas no Vida&Arte ao longo de um ano. “Eles fizeram um excelente trabalho de edição e conseguimos lançar o livro no segundo semestre do ano passado. Para mim, isso já tinha sido uma realização incrível. Não esperava as indicações. Uma honra estar numa lista com tantos artistas incríveis. Estou sentindo uma gratidão enorme”, celebra Daniel. Na categoria “Publicação Juvenil”, há outro cearense: o ilustrador Lederly, que assina a arte da obra “Cabra d’água”.

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Brendda Maria (@drawbrendda) em

 

Brendda Maria, que assina a HQ “Cais do Porto” e foi quadrinista do V&A no primeiro semestre de 2020, recebeu indicação na categoria “Novo Talento - Desenhista”. “É muito bacana perceber que um quadrinho que eu maturei um bom tempo para fazer está me rendendo esse tipo de reconhecimento”, celebra. “Desenho já tem um tempo, faço quadrinhos desde 2015 e, de verdade, a indicação veio para me estimular ainda mais a produzir e contar histórias da nossa perspectiva, mulheres autoras escrevendo sobre outras mulheres”, ressalta.

“Acho que a premiação mudou bastante seu caráter nos últimos anos. Desde que comecei a acompanhar o HQMIX, a gente vem pautando mais espaço e reconhecimento para mulheres autoras e, esse ano, algumas amigas muito maravilhosas estão entre as indicadas e queria mencionar a presença bem interessante do cenário nordestino”, destaca a quadrinista, lembrando da indicação da HQ paraibana “São Francisco”, de Gabriela Güllich.

Leia mais | Livro de cearense é um dos escolhidos para o programa "Leia para uma Criança" 2020

Na categoria “Livro Técnico”, duas obras com mulheres cearenses foram indicadas. Uma é “Mulheres & Quadrinhos”, coletânea com participação de artistas como Brendda e as quadrinistas do V&A Blenda Furtado e Dhiôw. A outra é “Mulheres Quadrinistas - No Ceará Tem Disso Sim”, da pesquisadora caririense licenciada em Artes Visuais Jeanni Cordeiro Barros.

“Fiquei bastante feliz quando soube que meu livro recebeu a indicação. Ele é resultado do meu TCC. Sou grata demais às artistas que entrevistei para a pesquisa, algumas que já concorreram ao HQMIX em diversas outras categorias como a Brendda Maria, que está aí de novo”, celebra a coletividade. "É muito bom que tem artistas do Ceará concorrendo, homens e mulheres, mas como o foco da minha pesquisa são as mulheres cearenses, dá um gostinho especial vê-las ali na lista", afirma Jeanni.

Leia mais | Amazon Prime Video terá programação na New York Comic Con 2020

A exposição “O Ordinário Rafael Sica” - com curadoria do cearense Weaver Lima e que circulou pelas unidades da Caixa Cultura de Fortaleza, Curitiba e Rio de Janeiro - e o evento “Panorama Nona Arte” - que teve edições no Rio, com curadoria de Weaver, Fabio Zimbres (RS) e Mariana Moysés (RJ), e Fortaleza, com curadoria geral de Weaver e Zimbres e local de PJ Brandão (CE) - também foram indicadas nas respectivas categorias.

“Fiquei bem feliz em ter dois projetos selecionados. Significa o reconhecimento no trabalho desenvolvido. São dois projetos recentes bem especiais pra gente da (produtora cultural) Monstra, desenvolvidos em coletividade, então, divido esse reconhecimento com toda a equipe envolvida na produção”, celebra Weaver, que define os projetos como promovedores de intercâmbios.

A celebração nacional da linguagem é destacada pelos indicados. “A produção nacional de quadrinhos passa por uma das melhores fases com uma pluralidade de temas e conteúdos. Autores produzindo boas HQs, editoras, eventos... Estamos num momento muito rico”, considera Weaver. “Sempre fico muito feliz pelos indicados, independentes de serem do Ceará ou não. E quem produziu quadrinhos e não entrou na lista também merece toda minha admiração, pois fazer arte no Brasil não é nada fácil. Fazer quadrinhos no nosso País é um ato de resistência!”, arremata Daniel.

 

Clique na imagem para abrir a galeria

Confira indicações cearenses:

LIVRO TEÓRICO
Mulheres & Quadrinhos (coletânea com participação de cearenses como Blenda Furtado, Brendda Maria e Dhiow)
Mulheres Quadrinistas - No Ceará Tem Disso Sim

NOVO TALENTO – DESENHISTA
Brendda Maria (Cais do Porto)

PUBLICAÇÃO DE TIRA
Os Mundos de Liz (Noir)

PUBLICAÇÃO JUVENIL
Cabra D'água (Draco)
Os Mundos de Liz (Noir)

PUBLICAÇÃO MIX
Mulheres & Quadrinhos (coletânea com participação de cearenses como Blenda Furtado, Brendda Maria e Dhiow)

EVENTO
Panorama Nona Arte 

EXPOSIÇÃO
O Ordinário Rafael Sica

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar