Participamos do

Livro de cearense é um dos escolhidos para o programa "Leia para uma Criança" 2020

Tino Freitas teve uma das obras contempladas na iniciativa do Itaú Social, que distribuiu 210 mil livros infantis no Ceará em 2019

O livro “Com que Roupa Irei para a Festa do Rei”, escrito pelo cearense Tino Freitas e ilustrado por Ionit Zilberman, é um dos escolhidos para ser distribuído na coleção 2020 do programa “Leia para uma Criança”, do Itaú Social. Só em 2019, o projeto entregou 210 mil livros infantis no Ceará em 105 mil coleções. Ao longo de 10 anos, foram 57 milhões de obras físicas gratuitas entregues no País.

Em coletiva virtual realizada nesta terça-feira, 29, lideranças da instituição, autor e ilustradora da obra comentaram sobre a campanha de incentivo à leitura na primeira infância (faixa etária de até 6 anos), que completa uma década neste ano.

Tino também é jornalista, contador de histórias e mediador de leitura do projeto Roedores de Livros, no Distrito Federal, e contou que a ideia para obra, publicada em 2017 pela Editora do Brasil, surgiu enquanto caminhava no Centro de Fortaleza.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Lá encontramos muitas lojas do tipo ‘O rei dos parafusos’, ‘O rei das panelas’. E pensei: todo mundo quer ser rei, né? Vou fazer uma história disso, onde as personagens possam se divertir com isso”, relembrou.

 

 

A história em versos retrata a correria dos animais súditos da floresta para encomendar no alfaiate a mais bela roupa para o baile que o rei dará. “Estou imensamente feliz e esperando que todo mundo se emocione com as nossas histórias e que esse trabalho siga com muitos anos transformando esse País num País de leitores. A leitura pode sim transformar não só sua vida, mas a vida de todos ao seu redor”, expressou Tino.

Durante o evento on-line, o escritor destacou ainda que o Ceará tem hoje um “trabalho riquíssimo de bibliotecas comunitárias”, citando a iniciativa Livro Livre, que fomenta a troca de livros sem cadastro. “É contagiante e emocionante o engajamento das pessoas”, reiterou.

Além da obra de Tino Freitas e Ionit Zilberman, o programa selecionou também o livro “A visita”, de Antje Damm, para a coleção deste ano. As solicitações para recebimento gratuito das obras poderão ser feitas por qualquer pessoa a partir da próxima quinta-feira, 1° de outubro, por meio de um cadastro on-line no Itaú Social. 

LEIA MAIS | A história de Leila: escritor Tino Freitas lança hoje em Fortaleza o livro Leila


Como funciona a seleção

Os livros infantis do “Leia para uma Criança” são selecionados por meio de edital. As obras passam por uma curadoria de especialistas em literatura infantil, Organizações da Sociedade Civil (OSCs), secretarias de Educação, Cultura e Assistência Social, bem como voluntários do Itaú Unibanco, adultos e crianças de diferentes regiões do País. Ao fim da seleção, as escolhidas são distribuídas gratuitamente no Brasil.

Dianne Melo, coordenadora de Engajamento e Leitura do Itaú Social, reforçou o processo rigoroso ao qual os livros escolhidos para a coleção são submetidos. Ela também informou que o programa realiza uma distribuição focalizada das obras. “Fazemos em parceria com secretarias da educação que atuam com famílias em situação de alta vulnerabilidade social”, disse.

Estímulo à leitura na primeira infância

O “Leia para uma Criança” tem foco no desenvolvimento intelectual dos pequenos por meio do livro e no fortalecimento dos laços familiares. O movimento conta com estante digital e distribuição de livros via WhatsApp.

A superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann, citou a contribuição do projeto para a sustentação de vínculos entre familiares e crianças por meio da leitura. “Além de apoiar famílias, chegamos a escolas públicas de todo País, organizações da sociedade civil e bibliotecas comunitárias”, salientou.

Em comemoração ao aniversário do programa, está prevista uma série de lives para leitura de livros infantis em quatro sábados do mês de outubro, com a presença de convidados. O médico Drauzio Varella e a cantora paraense Gaby Amarantos estão entre as participações confirmadas no “Live para uma Criança”. A programação completa deve ser divulgada aos poucos pelo Itaú Social.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar