Participamos do

Xavier lança clipe colaborativo gravado e produzido durante o isolamento social

Dirigido pela artista visual Patrícia Araujo, com direção de movimento da coreógrafa Clarice Lima, o vídeo da música "Monstru", de Xavier, une cotidiano, a partir do encontro destes três cearenses, dança e música, em meio a uma sonoridade pop, com referências da disco music
17:53 | Jul. 30, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O cantor e multi-instrumentista Xavier repete a parceria com a artista visual Patrícia Araujo e lança, na sexta-feira, 31 de julho, o videoclipe da música "Monstru", que nasce do desejo em articular encontros e trocas durante a quarentena, para realizar um projeto colaborativo que unisse música, dança e audiovisual. Movido por ironias visuais, criadas a partir da letra da música, que fala em tornar-se monstro e andar livre por aí - algo restrito em tempos de pandemia, o vídeo mostra cinco pessoas, em suas casas, performando ações cotidianas em doses absurdas, onde cada cômodo se torna palco e pista para dançar, cantar e começar tudo outra vez.

Com direção de movimento da coreógrafa Clarice Lima, junto aos artistas da dança Aline Bonamin, Marcela Costa e Maurício Alves Souza, o videoclipe foi inteiramente realizado a distância, com imagens captadas por celular. A coreógrafa explica que dirigir um elenco remotamente não é fácil, e que foi por essa razão que chamou um grupo de bailarinos profissionais para aprender a coreografia por vídeo.

Patrícia, que também dirigiu o clipe de “Algo Que Nem É Seu”, lançado em junho de 2020, conta que já imaginava um videoclipe "dançado" para Monstru, que aconteceria na rua. Diante do isolamento social adaptou o roteiro do projeto e iniciou a colaboração com Clarice, de quem é parceira em outros projetos.

Leia mais Radicado no Ceará, Xavier lança single de primeiro trabalho solo na sexta-feira, 5

Segundo a produção, o processo de construção do clipe foi desafiador por conta da distância. Tudo foi feito e decidido coletivamente, desde a definição do figurino, paleta de cores e até o melhor ângulo para posicionar os celulares dentro das especificidades de cada casa.

Com uma sonoridade mais próxima da estética pop periférica dos anos 1980, embalada por um clima leve e pulsante de discoteca, Xavier cita como referência para a criação da música hits radiofônicos como "Lindo Lago Do Amor" de Gonzaguinha e "Lilás" de Djavan que se misturam a uma sonoridade mais densa como em “Pessoa”, do cantor e compositor Dalto ou até mesmo “Pessoa Nefasta”, do disco Raça Humana, de Gilberto Gil. “Flertamos também com produções internacionais, como 'Somebody Is Watching Me', de Rockwell, ou o nigeriano William Onyeabor, que contrariava as produções da época e utilizava elementos da disco music e do pop no final dos anos 1970 e início dos anos 1980, na África", pontua o artista.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Confira o videoclipe de "Monstru":

"Monstru" foi produzida novamente em parceria com os pernambucanos Arquétipo Rafa e Arthur Dossa, que estão por trás de artistas como The Raulis, Felipe S (Mombojó), Marcelo Jeneci, dentre outros. Foi mixada e masterizada por Klaus Sena e, assim como na produção musical e no clipe, a arte gráfica do single foi feita novamente pelo artista visual cearense Samuel Tomé. 

Leia tambémMúsico cearense Samiro lança novo single com clipe produzido em isolamento

Sinopse
De dentro de casa cinco pessoas performam ações cotidianas em doses absurdas, onde cada cômodo se torna palco e pista para dançar, cantar e começar tudo outra vez.

SERVIÇO
Lançamento do clipe Monstru, de Xavier (Índigo Azul)
Quando: sexta-feira, 31 de julho
Onde ouvir: nas Principais plataformas digitais
Mais informações pelo Instagram: @xxavi_err e @_indigoazul

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar