Participamos do

CCBB promove mostra on-line e gratuita de cinema egípcio contemporâneo

O evento começa nesta quarta-feira, 29, e segue até o próximo dia 23 com filmes e atividades gratuitas

Apresentando 24 filmes realizados entre 2011 e 2019 que vão de produções experimentais e independentes a sucessos comerciais, a 2ª Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo acontece gratuitamente e de maneira virtual entre esta quarta-feira, 29 de julho, e 23 de agosto. A experiência é a primeira mostra totalmente on-line promovida pelo CCBB e acontece a partir de patrocínio do Banco do Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

LEIA TAMBÉM | 30º Cine Ceará terá atividades presenciais e virtuais; abertura está prevista para 28/11

A escolha dos longas foi feita pelo produtor e curador egípcio Armo Saad, que é naturalizado brasileiro. A abertura do evento, que acontece nesta quarta, 29, a partir das 19 horas, contará com debate entre o diretor Amr Bayoumi e Armo, bem como show da banda Mazaher transmitido diretamente do Cairo. Após a conversa, que terá tradução para libras, o documentário "Para onde foi Ramsés?", de Bayoumi, será exibido.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Outro destaque ocorre no sábado, 1º de agosto, a partir das 17 horas: as críticas de cinema Nahd Nars e Maria do Rosário Caetano debatem as produções do país africano no bate-papo "Novas narrativas no cinema egípcio contemporâneo". A conversa terá tradução para o português. Entre as produções selecionadas, estão filmes como "Dia do Julgamento Final" (também lançado no brasil como "Yomeddine - Em Busca de Um Lar"), de A. B. Shawky, exibido no Festival de Cannes de 2018; "Saída para o sol", de Hala Lotfy, que será tema de palestra com presença da atriz Donia Maher; e "Joana d'Arc Egípcia”, documentário de Iman Kamel sobre as experiências das mulheres do Egito após a revolução de janeiro de 2011.

LEIA TAMBÉM | Produções cearenses ganham destaque em competição latino-americana de cinema

Cada um das 24 produções da seleção terá duas exibições, em horários e dias diferentes. Além disso, serão realizadas sessões com legenda descritiva ou audiodescrição. Para ter acesso aos filmes, é preciso fazer um cadastro com o número do CPF no site do evento.

Além do contato com os filmes egípcios, o CCBB realiza exposição sobre o Egito Antigo, possibilitando uma visita virtual em 360°. Para acessar, clique aqui.

Serviço

2ª Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo
Quando: de 29 de julho a 23 de agosto. Sessões em diferentes horários
Confira programação e mais informações em www.cinemaegipcio.com

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar