Participamos do

Produções cearenses ganham destaque em competição latino-americana de cinema

Festival gratuito acontece em agosto e setembro, com exibições e debates nas plataformas digitais. Os longas cearenses Soldados da Borracha e A Jangada de Welles estão na mostra.
15:19 | Jul. 16, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Mostra EcoFalante de Cinema, o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado às temáticas socioambientais, chega à 9ª edição, de forma inteiramente online, de 12 de agosto a 20 de setembro. Este ano, duas produções cearenses estarão na Competição Latino-Americana, categoria que premia longas-metragens. Os longas "Soldados da Borracha", dirigido por Wolney Oliveira, e "A Jangada de Welles", dirigido por Firmino Holanda e Petrus Cariry, são destaque na mostra.

A programação contará com a exibição de mais de 90 longas, médias e curtas-metragens de diversos países, além de debates que discutirão temas como ativismo, consumo, economia, emergência climática, povos, tecnologia e trabalho. A Competição Latino-Americana conta com 25 títulos produzidos no Brasil, na Argentina, na Bolívia, no Chile, na Colômbia e no Peru. 

Leia também | "Professor" é a estreia desta quinta-feira na sala virtual do Cinema do Dragão

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Soldados da Borracha" (2019) narra a saga de cerca de 60 mil brasileiros que, com o discurso de que teriam o mesmo status dos soldados da Força Expedicionária Brasileira, foram enviados para a região amazônica pelos governos do Brasil e dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial. O mirabolante plano consistia em extrair látex, material estratégico imprescindível para a vitória dos Aliados. As promessas foram cumpridas.

O diretor do longa, Wolney Oliveira, conta sobre a ideia da produção, que nasceu a partir de um especial do O POVO de 1998 sobre os nordestinos que foram submetidos a condições degradantes desde a viagem à região Amazônica até a coação para realizar trabalho análogo à escravidão: “Fiquei muito comovido com as reportagens e surpreso com o fato de que esse evento da história era praticamente desconhecido no Brasil e não era estudado na escola. Naquele momento fiquei determinado em realizar um documentário mostrando esses heróis esquecidos contando suas histórias”.

Leia também | Drive-in Colosso Open Vibes tem estreia remarcada em Fortaleza; ingressos começam a ser vendidos

Wolney produziu em 2004 um média-metragem chamado "Borracha para Vitória", mas sentiu que precisava aprofundar o tema. Com a participação da jornalista Ariadne Araújo (que escreveu o especial para o jornal) e do historiador Marcus Vinicius Neves, foi publicado  o livro "Soldados da Borracha: Os Heróis Esquecidos", com um rico acervo de textos, imagens de arquivo e cartas.

O filme participou de vários festivais nacionais e internacionais e venceu o prêmio de melhor documentário do "É Tudo Verdade (2019)", o mais importante festival de cinema documentário da América-Latina. A repercussão foi tanta que o diretor foi convidado a exibir o longa na programação da Brazilian Film Series, na Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles. Entretanto, com a pandemia, a data de exibição ainda não tem data definida.

Leia também | "Go Dream": novo drive-in deve iniciar venda de ingressos para Fortaleza na segunda-feira, 20

Wolney Oliveira relata que nos locais onde o filme foi exibido as pessoas sempre o procuravam para elogiar e contar histórias de familiares que foram soldados da borracha. Sobre a Mostra EcoFalante, nos confessa: “o mais importante é que nosso filme está sendo visto por milhares de pessoas no Brasil e no exterior”.

Já o longa-metragem "A Jangada de Welles" (2019) é um documentário sobre a passagem de Orson Welles (Cidadão Kane, de 1941) pelo Brasil, particularmente em Fortaleza, onde filmou a vida de jangadeiros da Praia de Iracema e do Mucuripe para o seu documentário It's All True. A morte do líder Manuel Jacaré na ocasião, que foi de jangada ao Rio de Janeiro para exigir do presidente Vargas os direitos trabalhistas, evoca memórias do Estado Novo, da atribulada passagem de Welles pelo Brasil e da luta dos jangadeiros por direitos trabalhistas.

Os quatro jangadeiros que foram àquela viagem junto com Jacaré participaram da filmagem de A Jangada de Welles. Os premiados cineastas Firmino Holanda e Petrus Cariry, diretores do longa, já tinham produzido um média-metragem intitulado "Cidadão Jacaré" (2005). Nele, desenvolviam temas que estavam no livro de Firmino Holanda chamado "Orson Welles no Ceará" (2001).

O longa foi exibido em diversos festivais nacionais internacionais, incluindo o Festival Internacional de Cinema de Islantilla, na Espanha. Os diretores nos falam das expectativas, que vão além dos investimentos em pesquisas e em edição de vasto material: "Sabemos o quanto já é significativo participarmos, já que tem um sentido político-social."

Além da Competição Latino-Americana, a Mostra exibirá também o Concurso Curta EcoFalante, voltado para produções de estudantes. O festival é realizado pela Ecofalante, pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e pelo Ministério do Turismo e do Governo Federal.

Mostra Ecofalante de Cinema

Quando: 2 de agosto a 20 de setembro

Mais informações: no site http://ecofalante.org.br/, no Facebook, no Instagram @mostraecoelefante e no Twitter @mostraeco

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar