Participamos do

Lélia Gonzalez terá livro publicado em setembro pela editora Zahar

O anúncio foi feito pela Editora Zahar no sábado, 25 de julho, no Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
12:30 | Jul. 27, 2020
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O livro “Por um feminismo afro-latino-americano”, escrito por Lélia Gonzalez (1935-1994), será publicado em setembro pela Editora Zahar. A informação foi divulgada nas redes sociais do selo da Companhia das Letras neste sábado, 25, no Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

Organizada por Flavia Rios e Marcia Lima, a obra conta com diversos textos produzidos pela autora entre 1979 e 1994. Nestas duas décadas, perpassa o período de redemocratização do Brasil, os anseios por meio liberdade da população, a luta pela igualdade racial nos Estados Unidos e as guerras de independência que aconteciam em países africanos.

Leia também | Projeto Retomada das Livrarias arrecada contribuições e abre inscrições para micro livrarias que desejam receber auxílio

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em vida, Lélia Gonzalez foi professora, historiadora, antropóloga, filósofa e escritora. Militante do movimento negro e feminista, foi responsável por fundar o Movimento Negro Unificado (MNU), em 1978, e o Coletivo de Mulheres Negras N'Zinga. Participou também do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras (IPCN) e do Olodum.

Em suas pesquisas, dedicou-se aos movimentos sociais, à luta contra o racismo estrutural e às relações de gênero e raça, em um período regido pela Ditadura Militar e, logo depois, em um cenário de um país recém-democratizado. Atualmente, é um dos símbolos do feminismo negro.

Leia também | Livro e documentário registram a memória dos profetas da chuva do Ceará

Considerada uma das mais importantes intelectuais negras do século XX, reúne diversos escritos em sua trajetória. Além dos textos, conta com os livros “Festas Populares no Brasil” (1987) e “Lugar de Negro” (1982).

“Irreverente, interseccional, descolonial, polifônica, erudita e ao mesmo tempo popular, Lélia Gonzalez transitava da filosofia às ciências sociais, da psicanálise ao samba e aos terreiros de candomblé. Deu voz ao pretuguês, cunhou a categoria de amefricanidade, universalizou-se. Tornou-se um ícone para o feminismo negro”, afirma a postagem de divulgação no Instagram @editorazahar.

Leia também | Por que ler os clássicos?

Vida&Arte Podcast

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar