Participamos do

Livro e documentário registram a memória dos profetas da chuva do Ceará

O livro e o documentário "Os Profetas – pelo observar da natureza e o desejo de chover", que serão lançados em lives entre segunda-feira, 20, e quarta-feira, 22, retratam a história dos profetas da chuva do Ceará
15:57 | Jul. 17, 2020
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

No interior do Ceará, pessoas conservam uma tradição da cultura do Estado: prever o clima. Movidos pela necessidade da água e, consequentemente, pelo medo da seca, os “profetas da chuva” desenvolvem técnicas a partir de experiências próprias e de conhecimento transmitido de geração em geração. Para retratar a história desses cearenses que integram o imaginário do Nordeste, será lançado o projeto “Os Profetas – pelo observar da natureza e o desejo de chover” entre segunda-feira, 20 e quarta-feira, 22. Patrocinada pela Cagece e pelo Governo do Estado do Ceará, a iniciativa consiste em um livro e um documentário.

Leia também | Produções cearenses ganham destaque em competição latino-americana de cinema

As produções registraram o XXIV Encontro Anual dos Profetas da Chuva, que aconteceu em janeiro de 2020, em Quixadá. Com textos de Benedito Teixeira, Cláudia Albuquerque e Ethel de Paula, a obra escrita conserva o modo de falar e as memórias dos homens e das mulheres que mantêm viva a tradição de prever o tempo. O prefácio foi escrito por Gilmar de Carvalho, estudioso em cultura popular.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Com 25 minutos, o documentário tem um ritmo distinto do usual. “Eles vivem em uma temporalidade muito diferente da nossa. Isso implica na forma como eles narram. Foi muito difícil selecionar. Tinha muitas informações interessantes que a gente precisou selecionar. Tivemos que escutar do começo ao fim para conseguirmos minimamente adentrar no tempo deles”, afirma o diretor Vitor Grilo.

Leia também | "Professor" é a estreia desta quinta-feira na sala virtual do Cinema do Dragão

O livro e o audiolivro estarão disponíveis a partir desta segunda-feira, 20, para acesso gratuito no site: livroprofetas.com.br. Versões impressas serão distribuídas gratuitamente nas bibliotecas públicas e comunitárias do Sistema Estadual de Bibliotecas do Ceará. Os entrevistados também receberão o livro. O documentário estará online a partir de quarta-feira, 22. “Os profetas estão velhos. A maioria tem mais de 60 anos. E muitos jovens não se interessam por isso. É muito importante registrar essa geração, que eu espero que nao seja a última - e acredito que não. Sem os jovens, as tradições morrem. Então precisamos registrar e divulgar o que existe enquanto temos”, explica Claudia Albuquerque.

Para lançar o projeto, três transmissões ao vivo acontecerão entre segunda-feira, 20, e domingo, 22. Na segunda-feira, 20, a live de lançamento do livro traz os convidados: uma das autoras, Claudia Albuquerque, o Secretário de Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, e o pesquisador, Gilmar de Carvalho. Na data, abordarão a importância de registrar e valorizar o trabalho desses profetas.

Leia também | Com música, teatro e cinema, confira agenda de lives para o fim de semana

O segundo dia de evento ocorre na terça-feira, 21. Entre os participantes, estarão o escritor Benedito Teixeira, pesquisadora e psicóloga, Karla Martins, e meteorologista e pesquisadora da Funceme, Meiry Sakamoto. O encontro busca mostrar diferentes perspectivas sobre as profecias de previsão do tempo, por meio da psicanálise, da ciência e da cultura. Apesar de visões diversas, mantém-se o respeito aos saberes populares desses personagens nordestinos.

Para finalizar a grade de programação, haverá o lançamento do documentário na quarta-feira, 22. A professora, Bete Jaguaribe, o diretor do curta, Vitor Grilo, e o cineasta, Wolney Oliveira, conversam sobre “Profetas da chuva no imaginário audiovisual”.

Leia também | Confira as lives dos artistas de hoje, sexta, 17 de julho (17/07)

As lives iniciam sempre às 17 horas. O conteúdo será exibido simultaneamente no site oficial do projeto e nos canais do Youtube da Cagece e da Invento Produções Culturais.

Programação completa

Live de lançamento do livro ”Os Profetas - pelo observar da natureza e o desejo de chover”
Convidados: jornalista e escritora, Claudia Albuquerque; secretário de cultura do Ceará, Fabiano Piúba; escritor e pesquisador, Gilmar de Carvalho
Quando: segunda-feira, 20 de julho, às 17 horas
Onde: no site oficial livroprofetas.com.br, nos canais do Youtube da Inventos Produções Culturais e da Cagece

Live sobre “Observadores da natureza: profecias & ciência”
Convidados: escritor e jornalista, Benedito Teixeira; pesquisadora e psicóloga, Karla Martins; meteorologista e pesquisadora da Funceme, Meiry Sakamoto
Quando: quarta-feira, 21 de julho, às 17 horas
Onde: no site oficial livroprofetas.com.br, nos canais do Youtube da Inventos Produções Culturais e da Cagece

Live sobre “Profetas da chuva no imaginário audiovisual”
Convidados: jornalista e professora, Bete Jaguaribe; realizador audiovisual, Vitor Grilo; cineasta, Wolney Oliveira
Quando: quarta-feira, 22 de julho, às 17 horas
Onde: no site oficial livroprofetas.com.br, nos canais do Youtube da Inventos Produções Culturais e da Cagece

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar