Participamos do

Sana realiza programação virtual em julho para comemorar 20 anos de evento

Shows, painéis, workshops, games e concursos são algumas das atrações que acontecem em 20 horas de evento gratuito, durante os dias 25 e 26 de julho
15:59 | Jul. 08, 2020
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um evento de Fortaleza sempre está no calendário dos amantes da cultura geek e pop durante o mês de julho: o Sana. Com diversas atrações, o acontecimento reúne milhares de pessoas anualmente. A  edição presencial de 2020, porém, foi cancelada devido à pandemia do coronavírus.

Essa situação não impediu os organizadores de celebrarem no meio virtual. A Fundação Cultural Nipônica Brasileira anunciou que o evento acontecerá online, de forma gratuita, durante os dias 25 e 26 de julho. O “Sana@Live” tem o objetivo de levar entretenimento para as pessoas a partir das plataformas digitais. “Nosso público, na sua maioria, está respeitando a quarentena. Então a gente se sentiu na responsabilidade social de criar um conteúdo gratuito para ele”, afirma Ricardo Busgaib, diretor do evento.

Leia também | Crash Bandicoot 4: It's About Time ganha trailer e data de lançamento

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em homenagem aos 20 anos de sua realização, a programação terá 20 horas de atrações. Com shows, painéis, workshops, games e concursos, integrará diferentes redes sociais, como Youtube, Twitch, Twitter, Facebook e Instagram.

Um dos principais destaques serão os concursos de cosplay e k-pop. Nestes, a categoria de “montagem” será lançada pela primeira vez. Em equipes, os participantes poderão gravar com os recursos do Tiktok. “São recursos exclusivos da internet. Não estamos apenas copiando o evento físico, mas estamos inovando sobre o que é possível ser feito”, explica Ricardo Busgaib. Outras competições serão o “Animikê”, de música japonesa, e o “Noraebang”, de canções coreanas. Os editais estão disponíveis no perfil do Instagram @sana_fcnb.

Leia também | Pokémon anuncia lançamento de jogo multiplayer de batalhas em tempo real

Destinado ao público infantil, o Sana Kids@Live é voltado para crianças entre 3 e 12 anos. Durante o domingo, 26 de julho, pela manhã, as famílias poderão aproveitar contação de histórias, oficinas de origami e campeonato de cosplay infantil. Essa programação busca incentivar a criatividade e criar um ambiente descontraído para pais e filhos.

O evento online terá um formato semelhante ao presencial. Com atrações simultâneas, os “palcos” serão adaptados de acordo com as possibilidades das plataformas. Os games, por exemplo, acontecem no Twitch. Os bate-papos serão realizados via Instagram.

Leia também | Conheça Raulho, streamer cearense do Twitch que trocou Publicidade pela transmissão de jogos online

Um dos principais objetivos é também arrecadar doações para o Instituto da Primeira Infância (Iprede). Com o apoio de influenciadores e youtubers, é uma maneira de mobilizar os membros do universo geek. “A gente tem visto bastante essas campanhas no meio sertanejo. Mas não vimos o mundo nerd fazer a mesma coisa. Os influenciadores têm muita força e, por isso, não podem ficar de fora dessa responsabilidade”, comenta Busgaib.

Segundo o diretor, o investimento no meio virtual traz possibilidades de inovação para edições futuras. “Mesmo nós, que somos mais jovens, tínhamos uma resistência de investir nessas questões. Mas a gente não teve escolha. Depois de 20 anos, pensamos que fizemos de tudo, mas surge algo diferente. Essas tecnologias vieram para ficar”, analisa. A adaptação para as plataformas digitais é, de acordo com ele, um aprendizado sobre formatos inéditos.

Leia também | "The Last of Us Part II" é um dos melhores games da história do Playstation 4

A programação está sendo finalizada. Por isso, ainda não foi divulgada. Enquanto as datas se aproximam, o Sana realiza um “aquecimento” com algumas transmissões ao vivo que acontecerão no mês. Confira:

Sana@Live

Quando: 25 e 26 de julho

Onde: no Youtube, Instagram, Facebook, Twitch e Twitter do evento

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar