Participamos do

15ª Mostra de Cinema de Ouro Preto será realizada de forma online em setembro

Dedicado à história, educação e preservação audiovisual, evento mineiro ocorrerá entre os dias 3 e 7 de setembro

Reunindo história, educação e preservação audiovisual, a Cine OP - Mostra de Cinema de Ouro Preto terá a edição deste ano adaptada aos meios digitais. Alcançando a marca de 15 anos de trajetória, a mostra opta por apostar na manutenção de realização e acontecerá de forma online entre os dias 3 e 7 de setembro.

LEIA TAMBÉM | CineOP demarca importância para o cinema brasileiro

A 15ª edição da mostra estava prevista, inicialmente, para ocorrer no fim de junho, mês no qual ela costumeiramente ocorria ao longo dos últimos anos, mas o contexto da pandemia global demandou adaptações. O evento, que reúne história, educação e preservação audiovisual, aposta na manutenção e adapta sua programação prevista para os meios digitais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | Homenageada pela CineOP, Cristina Amaral fala sobre machismo e cinema

A CineOP é promovida pela Universo Produção, que também realiza outros dois festivais de cinema importantes para o cenário audiovisual do País: a Mostra de Cinema de Tiradentes, cuja 23ª edição foi realizada em janeiro deste ano na cidade mineira, e a Cine BH - Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, cuja edição mais recente foi realizada em setembro de 2019. Há, ainda, a Mostra de Tiradentes | SP, realizada em São Paulo e que teria a oitava edição entre os dias 26 de março e 1º de abril na cidade - evento adiado por conta da pandemia.

LEIA TAMBÉM | Longa-metragem cearense "O Canto dos Ossos" vence 23ª Mostra de Tiradentes

A Cine OP é a primeira produção da Universo que migrará para o ambiente virtual. Segundo anúncio da produtora, a mostra ocorrerá nas redes sociais, plataformas online, de streaming e também por meio de videoconferências. No texto de divulgação, a coordenadora geral da CineOP e diretora da Universo Produção Raquel Hallak destaca que a realização na internet permitirá "expandir nossa atuação, ampliar o alcance e o engajamento do público, proporcionar mais visibilidade e projeção para o evento, para a cidade de Ouro Preto, para Minas e para o Brasil.

LEIA TAMBÉM | A importância da diversidade para processos de curadoria

A equipe de curadoria da 15ª Cine OP é formado por José Quental e Ines Aisengart Menezes (Temática Preservação), Francis Vogner dos Reis (Temática Histórica e seleção de longas e médias contemporâneos), Adriana Fresquet e Clarisse Alvarenga (Temática Educação) e a cearense Camila Vieira (seleção de curtas).

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar