Participamos do

"Pequeno Manual Antirracista", de Djamila Ribeiro, lidera lista de livros mais vendidos do Brasil em 2020

Com Djamila Ribeiro, Ângela Davis, Carolina Maria de Jesus e Michelle Obama, lista com os livros mais vendidos no Brasil dão destaque a escritores negros
12:10 | Jun. 19, 2020
Autor Lillian Santos
Foto do autor
Lillian Santos Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Divulgado no início da semana, a revista Veja disponibilizou a listagem com os livros mais vendidos no Brasil. Nos gêneros ficção, não ficção, autoajuda e esoterismo e infantojuvenil, a lista apresenta nomes internacionais, como J.K. Rowling com a coleção de “Harry Potter” e George Orwell com “1984”, e nacionais, como Thiago Nigro com “Do Mil ao Milhão” e Djamila Ribeiro com "Pequeno Manual Antirracista".

Liderando a lista de livros mais vendidos no gênero de não ficção, "Pequeno Manual Antirracista", publicado em 2019 pela Companhia das Letras, questiona a sociedade e o racismo nela enraizado. Com lições para entender as origens do racismo e como podemos combatê-lo, a publicação também aborda os temas que envolvem negritude, cultura, violência e relações.

Leia maisDica de leitura para a quarentena, confira a resenha do livro "Pequeno Manual Antirracista"

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em meio ao contexto atual de protestos mundiais que denunciam a violência policial e o racismo na indústria da música, no esporte e cinema, "Pequeno Manual Antirracista" tornou-se cada vez mais necessário. Ocupando a 10ª posição, também na categoria não ficção, o livro autobiográfico “Quem Tem Medo do Feminismo Negro?” reúne artigos escritos por Djamila, com memórias de sua infância, adolescência e a descoberta de autoras que contribuíram para favorecer suas raízes.

Na mesma categoria, “Minha História”, da ex primeira-dama dos EUA Michelle Obama (3º), “Escravidão - Vol. 1”, de Laurentino Gomes (6º), “Mulheres, Raça e Classe” (7º) e “Educação e Libertação” (15º), ambos de Angela Davis, “Racismo Estrutural” de Silvio Almeida (13º), “Quarto de Despejo” de Carolina Maria de Jesus (17º) e “Tornar-se Negro” de Neusa Santos Souza (19º) aparecem na lista dos mais lidos como livros escritos por pessoas negras ou que debatem sobre as nuances do racismo.

Leia também"Quarto de Despejo", de Carolina Maria de Jesus, completa 60 anos 

Confira lista completa dos livros mais vendidos no Brasil clicando aqui.

Ouça o Podcast Vida&Arte

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar