Participamos do

Escritor Rubem Fonseca morre aos 94 anos

O escritor morreu durante a tarde desta quarta-feira, no Rio de Janeiro
14:59 | Abr. 15, 2020
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O escritor brasileiro Rubem Fonseca morreu em decorrência de um infarto durante a tarde desta quarta-feira, 15, em seu apartamento no Rio de Janeiro. As informações são de Lauro Jardim, colunista do O Globo. Ele completaria 95 anos em menos de um mês.

O escritor foi um  contista, romancista, ensaísta e roteirista que cravou sua marca na literatura brasileira com dezenas de obras. Entre os títulos que deixou em vida, estão O Caso Morel, Amálgama, Agosto e Feliz Ano Novo.

Foi e ainda é uma inspiração para muitos, como é o caso da escritora cearense Ana Miranda, que o conheceu. "Trabalhei por cerca de dez anos nos originais, foi o meu aprendizado de construção de um romance clássico. Por sorte, tive, nessa época, uma convivência com o escritor Rubem Fonseca, que me dava estímulo, inspiração para prosseguir", disse em entrevista para O POVO, em 2019.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A escritora e doutora em Direito, Juliana Diniz, escreveu: "Rubem Fonseca ficará imortalizado como um dos mais finos contistas da literatura brasileira. Apesar de ter assinado romances memoráveis da estatura de Agosto, A grande arte e Buffo & Spallanzani, foi na narrativa curta que Fonseca forjou sua identidade como escritor, esmerando-se na artesania de uma literatura policial marcada pela brutalidade urbana". 

Leia também | Análise: o cinzel de Rubem Fonseca, por Juliana Diniz

Leia mais: Tecer ficção, contar histórias

Nas redes sociais, as celebrações à obra de Rubem já se fazem forte

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar