Participamos do

Muros cobertos de arte: plataformas possibilitam a apreciação de arte urbana do computador

É possível explorar mais sobre a arte urbana em vários pontos do mundo por meio de sites e plataformas, como Google Arts And Culture e o próprio Instagram
16:22 | Abr. 03, 2020
Autor Natália Coelho
Foto do autor
Natália Coelho Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A cidade respira arte. Mesmo sem o trânsito usual de pessoas, marcas, murais e pinturas deixados por artistas urbanos seguem nas paredes, no asfalto e em outras construções seguem expostas. Apesar de não ser possível vê-las ao vivo devido à necessidade do isolamento, diversas plataformas disponibilizam meios de conseguir apreciar a arte urbana sem sair de casa.

Segundo Narcélio Grud, artista urbano, a cidade é o suporte dessa linguagem. Mais, integra a arte. “A arte urbana tem um caráter muito democrático quando se diz respeito ao acesso porque ela está disposta de forma gratuita. Seja pequena ou grande escala, a ideia da arte urbana é ocupar as ruas, então a cidade é o grande expositor dessa arte. Não é nem o plano de fundo, ela também faz parte”, explica ele, artista há mais de 20 anos.

Nesse momento, Narcélio explica que, apesar de estar na rua, são diversas plataformas - além das redes sociais dos próprios artistas - que disponibilizam formas para conseguir ver e apreciar a arte urbana. No Instagram, perfis como do artista Eduardo Kobra (@kobrastreetart), a dupla “Os Gêmeos” (@osgemeos) e, em Fortaleza, o próprio Narcélio Grud (@narceliogrud) é um perfil que disponibiliza fotos de obras de arte pela cidade. Além da rede social, o artista também organiza fotos em seu site.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Arte feita pelo brasileiro Eduardo Kobra em Nova York.
Arte feita pelo brasileiro Eduardo Kobra em Nova York. (Foto: Reprodução/ Google)

O Google Arts And Culture é outro exemplo de plataforma para quem deseja ver exemplos de arte urbana. O site organiza exposições online em diversos locais do planeta. Entre murais pela cidade de Nova York, nos Estados Unidos, até passeios pela East Side Gallery, que reúne um pedaço de arte feita no antigo Muro de Berlim, na Alemanha, a plataforma disponibiliza informações sobre artistas, passeios em 360º e outras funcionalidades.

No site, é também possível estudar um pouco mais sobre a história do grafiteiro Banksy, artista inglês que tem sua identidade desconhecida, e trabalhos feitos somente por mulheres em diversos países.


Leia também: Confira onde estão os principais murais e intervenções do Festival Concreto 2019

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar