Confira dicas e orientações de acesso à programação da Bienal, que começa nesta sexta
A Bienal Internacional do Livro acontece entre esta sexta, 16, e o dia 25, um domingo
Acabou a espera! Começa nesta sexta-feira, 16, a XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará. Com programação totalmente gratuita e aberta ao público, os dez dias de evento devem reunir mais de 450 mil visitantes e cerca de 300 convidados — entre escritores, ilustradores, livreiros, editores, mediadores de leitura, distribuidores e demais profissionais. Confira dicas e orientações de como acessar as atividades desta edição.
Com aulas de ilustração, colagem e fotografia, as 62 oficinas da bienal não permitem inscrição prévia, logo serão por ordem de chegada. A capacidade dos espaços das oficinas variam entre 30 e 40 lugares. A coordenadora geral de produção do evento Glicia Gadelha orienta chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência ao local para garantir um lugar.
A orientação também vale para as mesas de escritores. O espaço destinado a essas atividades é o Terreiro Em Sonho, no térreo. Ele tem capacidade para 1.200 pessoas, mas também está sujeito à lotação. Entre os autores confirmados, estão Conceição Evaristo, Maria Valéria Rezende, Eduardo Agualusa, Angela Gutiérrez, Nina Rizzi e Tércia Montenegro.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineBienal do livro - As trilhas do labirinto
O evento acontece no Centro de Eventos do Ceará (acesso pelas entradas principais e secundárias da avenida Washington Soares). Serão 120 horas de atividades distribuídas em 12 mil metros quadrados e 15 espaços temáticos. Mesas com escritores diversos, oficinas, lançamentos de livros e a tão aguardada feira de livros são algumas das atividades que compõem a programação.
Presença de Mia Couto é cancelada da Bienal do Livro
Mapas de localização estão espalhados por todo o Centro de Eventos para orientar o público. Além disso, panfletos com programação (e mapa) serão distribuídos durante os dias de Bienal. A programação completa pode ser acessada no site: bienaldolivro.cultura.ce.gov.br/programacao-bienal. Programe-se!
Espaços
Uma das atividades mais aguardadas da Bienal é a feira de livros, que nesta edição conta com mais de 150 expositores. Destaque para um stand que não terá vendedor e preços fixos nos livros. O cliente poderá levar o livro pelo preço de sua escolha, sendo o valor mínimo R$ 5. Neste ano, haverá, também, um stand exclusivo para livros de fotografia (o Stand Solar).
Outro espaço da edição deste ano é o Café Literário, de bate-papo com autores e público e lançamentos. No espaço dedicado à cultura alimentar, chamado de A Gramática do Paladar, no térreo, haverá degustação de receitas com chefs de vários lugares do Brasil (todos os dias, às 19 horas).
Interessados poderão doar livros para bibliotecas comunitárias durante a Bienal. As doações devem ser feitas no espaço Juventude e Periferia, na sala A Rua e o Mundo, Mezanino 2.
Serviço
XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará
Quando: 16 a 25 de agosto, de 10h às 22 horas
Onde: Centro de Eventos do Ceará (avenida Washington Soares, 999 - Edson Queiroz)
Gratuito
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente
