Participamos do

3ª temporada da série Cara Gente Branca chega à Netflix no início de agosto

A trama retrata questões raciais dentro do ambiente universitário
23:01 | Jun. 28, 2019
Autor Larissa Carvalho
Foto do autor
Larissa Carvalho Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A história de Samantha White (Logan Browning) em “Cara Gente Branca” (Dear White People) volta em sua terceira temporada no próximo dia dois de agosto, na Netflix. O anúncio foi feito na sexta-feira passada, 21. Sam é líder de um grupo de estudantes negros em uma universidade onde a maioria é branca. A criação é do roteirista norte-americano, Justin Simien. A direção é dos cineastas estadunidenses, Tina Mabry, Barry Jenkins e Charlie McDowell.

Cada personagem negro é retratado de forma particular em um dos episódios.
Cada personagem negro é retratado de forma particular em um dos episódios. (Foto: Adam Rose/Netflix)

A série derivou do filme Dear White People (2014), de comédia e drama satírico. A premissa da trama é uma festa blackface, que causa revolta nos personagens negros. Sam White, apresenta um programa de rádio, no qual faz críticas à administração da Universidade Winchester, da conferência desportiva, Ivy League, e aos estudantes brancos.

Dentro do campus, os universitários negros lidam com racismo institucional, além de conceitos como colorismo e racismo “inverso”, lugar de fala, relações interraciais, solidão da mulher negra e outras tensões. São debates que não se encerram ao final de cada episódio.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Cada personagem negro é retratado de forma particular em cada episódio de 30 minutos. A primeira temporada foi lançada em 28 de abril de 2017 e a segunda, em 4 de maio de 2018. A série foi renovada para sua terceira temporada e chega ao Netflix no próximo dia 2 de agosto, com novidades no elenco.

Motivação

A história de Cara Gente Branca começou a ser escrita por Justin Simien em 2006, com um roteiro inspirado a partir de suas vivências e seus sentimentos de quando frequentava a Universidade Chapman, na Califórnia, nos Estados Unidos. A predominância de universitários brancos e os embates raciais no ambiente acadêmico marcou o roteirista e seu modo de fazer cinema e escrever narrativas. A mesma história serviu como pano de fundo para o seu livro Dear White People, publicado em 30 de setembro de 2014.

Justin Simien foi influenciado pelo cineasta negro Spike Lee, pelo sueco Ingmar Bergman e pelo norte-americano Woody Allen.

Confira um dos trailers dublado de Cara Gente Branca:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags