WhatsApp: 6 funções práticas que você não conhecia
Atualizado com novos recursos, WhatsApp possui funções "secretas" e práticas que melhoram seu uso. Saiba quais são e onde encontrá-las
10:06 | Jul. 23, 2025
Popular pela sua praticidade no envio de mensagens instantâneas, o WhatsApp é utilizado por cerca de 147 milhões de brasileiros, mas poucas pessoas conhecem todos os recursos que o aplicativo oferece.
Atualizado de forma constante, ele possui funções “secretas” e práticas que otimizam seu uso no dia-a-dia, facilitando desde transferências via Pix até a organização de mensagens em listas específicas. A seguir, conheça algumas dessas funções e saiba onde encontrá-las:
1. Realizar transferências via Pix
Para facilitar a vida de seus usuários, o WhatsApp permite a transferência via Pix diretamente do aplicativo, excluindo a necessidade de abrir o app do banco.
O recurso é útil naquele momento de dividir uma conta, pagar um serviço de maneira rápida ou enviar dinheiro sem sair da conversa.
- Essa função pode ser ativada em qualquer conversa tocando no ícone “+” ou clipe de papel, caso o sistema seja Android, e clicando na opção “Pix”.
- Se for a primeira vez, será necessário cadastrar uma conta com chave Pix e criar um PIN específico.
- Depois disso, basta digitar o valor da transferência, confirmar os dados do destinatário e autorizar o processo com a senha ou biometria.
Vale destacar que, para essa função ser utilizada, o destinatário também deve ter o Pix habilitado na plataforma. Ao final da transferência, uma notificação sobre a transação é mostrada no bate-papo.
2. Criar lembretes de eventos
Ainda na aba de funções, outro recurso prático é a possibilidade de criar lembretes de eventos.
- Para isso, basta clicar no ícone “+” ou clipe de papel, caso o sistema seja Android, e apertar o botão “Evento”, com o símbolo de um calendário vermelho.
- Para configurar um lembrete, é preciso adicionar o nome do evento e a data de início com horário.
- Também é possível escrever uma descrição do evento, incluir o horário de término, o local onde o evento será realizado e permitir que o lembrete seja compartilhado com outros convidados.
Essa funcionalidade é ótima para organizar um aniversário, um encontro entre amigos e até mesmo aquela reunião corporativa que você não pode esquecer.
3. Enviar áudios de visualização única
Com o intuito de manter a privacidade sobre certos assuntos, o Whatsapp permite o envio de áudios de visualização única, assim como fotos e vídeos temporários. Esse recurso impede que a mensagem de voz seja encaminhada ou reproduzida novamente.
- Para gravar um áudio de visualização única basta tocar no microfone e deslizar para cima, ativando o modo de gravação “mãos livres”.
- Em seguida, clique no ícone “1” que aparece acima do botão de envio. Após o destinatário ouvir a mensagem, o áudio fica indisponível, sendo apagado automaticamente dos registros.
4. Temas de chat personalizados
Um dos recursos mais recentes do aplicativo é a possibilidade de mudar a cor dos planos de fundo e dos balões nas conversas para além do verde padrão.
Na nova atualização do WhatsApp foram liberadas mais de 20 cores diferentes e 30 opções de papel de parede para serem usados nas conversas individuais ou em grupos.
A personalização ajuda a deixar o ambiente mais agradável visualmente, além de diferenciar uma conversa específica.
- Para acessar a função, basta abrir uma conversa, tocar no nome do contato ou grupo e clicar na opção “Tema da Conversa”. Também é possível fazer o ajuste nas configurações do aplicativo, aplicando a mudança de forma geral.
5. Escanear documentos
Com o intuito de evitar a instalação de aplicativos externos e otimizar a experiência do seu usuário, o WhatsApp permite escanear documentos transformando qualquer papel em PDF, com qualidade e pronto para compartilhamento.
- A função pode ser acessada ao tocar o ícone “+” no iPhone, ou clipe de papel no Android, e selecionar a aba“Documento”. Em seguida, basta escolher a opção “Escanear Documento” e apontar para a câmera para a folha que será escaneada.
- Depois disso basta ajustar o corte para que as margens fiquem bem definidas e clicar em “Manter Escaneamento” e “Salvar”, realizando assim o envio para o destinatário. Há também a opção de manter o arquivo salvo no celular.
6. Organizar mensagens em listas
Sabe quando o aplicativo fica abarrotado de mensagens e grupos? Existe um recurso específico para ajudar na organização das conversas. Liberada em março deste ano, a função de organizar as mensagens em listas personalizadas permite maior organização e concentração em conversas importantes.
- Para criar uma lista é preciso acessar o ícone de “+” no topo da página inicial do aplicativo e depois personalizar uma lista com o nome e as pessoas e grupos que irão integrá-la. Essas listas são vistas somente pelo próprio usuário que o criou, servindo como um filtro de conversas.
Vale destacar que essas funcionalidades podem não estar disponíveis na versão do WhatsApp que você utiliza. Por isso, é importante checar na loja de aplicativos se ele está atualizado.
Em maio deste ano, a empresa anunciou que o WhatsApp deixará de funcionar em iPhones com sistemas inferiores ao iOS 15.1. Além disso, o serviço de mensagens já não é mais compatível em dispositivos Android com sistema inferior ao 5.0.
Leia mais
-
ChatGPT: como usar? Confira passo a passo simples e prático
-
WhatsApp Web: como entrar? Veja passo a passo simples e prático
-
Cache do celular: como limpar? Veja passo a passo simples e prático
-
WhatsApp: veja lista dos celulares que não terão mais o app de mensagens
-
Fim da tela azul do Windows: imagem de erro será substituída após 40 anos
-
Usuários reclamam que a Alexa e as IAs estão ficando "burros"; isso é possível?