Hong Kong testa sua versão do ChatGPT após bloqueio da OpenAI
Após OpenAI bloquear o acesso da ferramenta em Hong Kong, país investe em nova ferramenta; entenda os motivos das restriçõesA OpenAI, criadora do ChatGPT, é uma organização de pesquisas e desenvolvimento de inteligência artificial criada em 2015, nos Estados Unidos. A empresa, que tem como um de seus fundadores Elon Musk, restringiu o uso da ferramenta em Hong Kong e em outras regiões da China, no dia 9 de julho.
Companheira ou ameaça? VEJA como a IA tem moldado o mercado de trabalho
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em resposta à decisão, o país teve a iniciativa de criar seu próprio projeto de inteligência artificial que, no futuro, deve servir à toda população. Atualmente, o serviço está sendo adotado pela Região Administrativa Especial de Hong Kong apenas para redigir, traduzir e resumir documentos do governo.
ChatGPT do Hong Kong: qual o motivo das restrições de acesso da OpenAI?
Esse controle está alinhado com restrições mais amplas na China, onde a maioria dos sites e aplicações estrangeiras, incluindo ChatGPT, são inacessíveis devido ao firewall do país. Contudo, a OpenAI não forneceu razões específicas para excluir certas regiões do acesso aos seus serviços.
ChatGPT do Hong Kong: quem são os desenvolvedores da nova IA?
O novo modelo foi produzido pela Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong e outras universidades locais. Para testes de funcionamento, o projeto foi enviado ao Innovation and Technology Bureau, desde junho.
Sun Dong, secretário de Inovação, Tecnologia e Indústria da China, afirmou, durante uma entrevista para um programa de rádio, que a nova versão do ChatGPT, também conhecida como "sistema de assistência a documentos de funcionários públicos", entrará em uso ainda este ano para gerenciamento de tráfego, assistência médica financeira e outras áreas.
Além disso, Sun destacou a importância de políticas e aplicativos em execução paralela para o desenvolvimento da IA. Sobre isso, ele manifestou sua esperança de criar uma plataforma interativa, que deve permitir o desenvolvimento e a aplicação da IA.
Microsoft ainda mantém serviços de IA em Hong Kong
No dia 27 de junho, a Microsoft afirmou que não alterou seus serviços Azure OpenAI em Hong Kong. Portanto, a empresa continua oferecendo acesso por meio de modelos implantados fora do território. Ou seja, a Microsoft garante o uso dos modelos de IA da OpenAI por meio de sua plataforma de computação em nuvem Azure.
Corrida tecnológica chinesa de IA
A corrida tecnológica consiste em empresas desenvolvendo tecnologias e inovações para oferecer serviços aos consumidores e, ainda, conseguir ficar à frente de concorrentes do mesmo setor. Na China, isso vem aumentando cada vez mais quando se trata de inteligência artificial.
Empresas de tecnologia chinesas como Alibaba e Baidu lançaram modelos de IA semelhantes ao ChatGPT, predominantemente para o mercado chinês. Dentro desse contexto, a academia ciberespacial da China anunciou que um chatbot de IA está a ser treinado de acordo com a doutrina do Presidente Xi Jinping.
Estes modelos, no entanto, devem cumprir os rigorosos regulamentos de censura da China, sublinhando as restrições ideológicas, ou seja, não reflete em uma tendência mais ampla de avanços na IA pois está sob controle do Estado na China.