Com chuva de meteoros e eclipse lunar, confira os eventos astronômicos de 2021

Janeiro já teve chuva de meteoros no início do mês; alguns dos eventos deverão ser vistos com equipamentos especiais.

2021 chegou e com ele os tão esperados eventos astronômicos. Alguns deles podem ser acompanhados de forma esporádica, enquanto outros são bem específicos e podem acontecer novamente apenas daqui a alguns anos.

Janeiro, por exemplo, já teve chuva de meteoros e promete muitos alinhamentos entre planetas e a lua. Já a superlua desse ano, um dos eventos mais conhecidos, acontecerá em abril. O ano também marca a contagem regressiva para a missão Artemis 3, que marcará a primeira visita de uma mulher na superfície lunar. Com informações do portal TechTudo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Confira os principais eventos astronômicos em 2021:

Janeiro

No início do ano, já teve a chuva chamada de Quadrântidas. Mas ainda há eventos para o mês: o encontro entre três Júpiter, Saturno e Mercúrio. A aproximação de Júpiter e Saturno gerou vários fenômenos celestes em dezembro, como a estrela de Davi, que só pode ser vista em ocasiões raras. A novidade é o planeta Mercúrio, que se junta aos dois e promove uma Tripla Conjunção Planetária. O fenômeno pode ser observado contemplando o horizonte na direção Oeste, nos dias 9, 10 e 11 de janeiro.

Outra conjunção ocorrerá no dia 14 de janeiro, quando a Lua irá se alinhar com o trio e, no dia 11 de janeiro, outra conjunção poderá ser vista, dessa vez entre a Lua e Vênus. O fenômeno pode ser contemplado por volta das 4 horas da manhã, e segue junta até o sol nascer.

No dia 21, a Lua e Marte ficarão próximos. Urano também se aproximará da dupla, porém a visualização ocorre com dificuldade a olho nu, sendo mais propícios equipamentos especializados. O planeta é o único astro que pode ser visto em aspecto esverdeado.

Março

Mercúrio, Júpiter, Saturno estarão bem próximos da Lua no dia 9 de março, às 4h. A Lua estará no início da fase crescente, então ela aparecerá apenas como um pequeno risco no céu.

Abril

A partir de 27 de abril, teremos uma Superlua no céu brasileiro, o evento acontece em uma quinta-feira, 8. Nosso único satélite natural estará em seu ponto mais próximo da Terra e em sua fase mais luminosa: a da Lua cheia. Em 2020, o fenômeno atraiu diversos curiosos para a Praia de Iracema.

Entre as 19h e 21h do dia 17, o momento é propício para observar Marte perto da Lua. Ainda, a anual chuva de meteoros Líridas atingirá seu pico entre os dias 21 e 22 de abril. O evento só acontece uma vez a cada 415 anos.

Maio

Entre os dias 5 e 6 de maio, a chuva de meteoros Eta Aquáridas atingirá sua atividade máxima. A chuva é associada aos detritos do cometa Halley e é conhecida por sua alta velocidade de seus meteoros.

Já no dia 26, haverá eclipse lunar total. Em 2021, o evento coincide com a segunda superlua do ano, gerando o que astrônomos chamam de Luas de Sangue devido ao seu brilho laranja-avermelhado. O eclipse será apenas parcial no Brasil. As regiões mais privilegiadas serão às próximas ao Pacífico, como a cidade de Rio Branco. Mas a superlua poderá ser apreciada por todos.

Julho

A Delta Aquarídeas atingirá seu pico no dia 28, com o número alto de taxa de meteoros por hora. Seu radiante fica na constelação de Aquário, mais precisamente a estrela Delta Aquarii, mas seu registro ainda é bastante recente.

Agosto

Uma das mais brilhantes do ano, a chuva de Perseidas terá seu pico por volta dos dias 9 a 13 de agosto. Como é vista melhor no hemisfério Norte, pode ser dificil de visualizá-la no céu brasileiro. Com sorte, será possível ver earthgrazers - quando um fragmento espacial atinge a atmosfera em um ãngulo muito baixo e termina retornando ao espaço.

Já no dia 18 de agosto, será possível verficar uma estreita conjunção de Marte e de Mercúrio. Segundo o site Techtudo, é difícil observar quando os planetas estiverem se aproximando do horizonte após o pôr-do-sol. Mas haverá chances para as regiões Norte e Nordeste.

Outubro

Derivada do cometa Halley, a chuva de meteoros Orionídeas acontece entre os dias 15 e 29 de outubro, com seu pico sendo na madrugada do dia 20 para o dia 21. Eles podem ser bem veloresz, com cerca de 66 km/s. Entretanto, há previsão de que a Lua Cheia estará próxima do radiante e poderá atrapalhar a visualização do evento.

Novembro

No dia 5 de outubro, haverá o pico da chuva de meteoros Táuridas do Sul. A chuva atingirá uma proximidade com a estrela Aldebaran, um dos objetos mais brilhantes do céu noturno.

Já entre os dias 7 a 9 de novembro, srá um momento legal para ver o planeta Vênus próximo da lua. Infelizmente, como ela estará no início da fase crescente, veremos pouco dela durante a aproximação. No dia 17, haverá outra chuva de meteoros com Leônidas. O pico acontece nesta terça-feira do mês de outubro. Mesmo com a Lua Cheia atrapalhando novamente a visibilidade, a chuva poderá proporcionar algumas "bolas de fogo" em altas velocidades, como 70 km/h. A última chuva de meteoros de 2021 terá seu pico no dia 19 de novembro: o espetáculo das Geminídeas poderá chegar a uma taxa de 120 meteoros por hora.

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

2021 eclipse lunar astronomia superlua chuva de meteoros calendário 2021 calendario 2021 calendario lunar 2021 calendário janeiro 2021 calendario 2021 feriados lua nasa astronauta neil armstrong 2024

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar