PUBLICIDADE
Tecnologia
NOTÍCIA

Marte atingirá maior aproximação da Terra nesta terça-feira

O astro será o terceiro mais brilhante no céu por aproximadamente um mês.

Ismia Kariny
11:03 | 06/10/2020
Marte tem cerca de metade do tamanho da Terra, com um raio de 3.390km (Foto: Reprodução/NASA)
Marte tem cerca de metade do tamanho da Terra, com um raio de 3.390km (Foto: Reprodução/NASA)

Marte estará mais perto da Terra hoje, terça-feira, 6, do que nos próximos 15 anos. Por aproximadamente um mês, o astro será o terceiro mais brilhante, ficando atrás de Vênus e a Lua, segundo Romário Fernandes, jornalista e professor de Astronomia do Corpo de Bombeiros do Ceará. Também em outubro, a partir do Ceará, poderão ser vistas duas luas cheias, além de missões espaciais internacionais que acontecerão no período. Com informação da CNN Brasil.

O planeta Marte pode ser identificado no céu como o ponto avermelhado mais brilhante, ao lado da Lua. O planeta alcança a posição mais alta por volta da meia-noite até 1h. Segundo a CNN, o astro se aproximará da Terra às 9h18min desta terça-feira, 6. Marte vai estar a 62 milhões de quilômetros e não chegará tão perto até 2035. Em 2003, o planeta chegou mais perto da Terra do que nos 60 mil anos anteriores, a 55 milhões de quilômetros.

Leia também | Calendário astronômico: astros e alguns eventos que podem ser vistos no Ceará em outubro

Já na próxima semana, outro evento astronômico previsto é o alinhamento de Marte ao Sol, fenômeno chamado de oposição de Marte. Segundo a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) dos Estados Unidos, ele deve ocorrer em 13 de outubro. Quando Marte sumir, Júpiter irá brilhar forte e Saturno aparecerá ao lado do astro. Isso porque os dois maiores planetas do sistema solar estão em conjunção, fenômeno que acontece a cada 20 anos. Em 21 de dezembro, eles estarão mais pertos do ano e continuarão assim até o fim de 2020.