Participamos do

Android 11: saiba se o seu aparelho receberá a nova versão do sistema

Lista inclui marcas como Samsung, Motorola e Xiaomi, além de empresas que não vendem oficialmente no Brasil
23:21 | Set. 09, 2020
Autor Bemfica de Oliva
Foto do autor
Bemfica de Oliva Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Google lançou oficialmente nessa terça-feira, 8, o Android 11, versão mais recente do sistema. No entanto, a dúvida persiste entre usuários: meu celular vai receber a atualização? Preparamos abaixo uma lista com diversos modelos que devem ter o upgrade nos próximos meses. Confira:

Motorola

A empresa tem uma política de atualizações simples em alguns pontos e confusa em outros. Para os modelos topo de linha Razr, Edge e Edge+, são garantidas duas atualizações do sistema - o mesmo vale para o recém anunciado Razr 5G. Todos estes aparelhos foram lançados com Android 10, portanto deverão receber a versão 11 do sistema e ainda a 12, que será anunciada apenas em 2021.

Para a linha Moto, é garantida uma atualização a aparelhos da família Moto G, e nenhuma aos Moto E. G8 e G8 Power, que foram lançados com o Android 10, devem, portanto, receber também a nova versão.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os celulares da linha One têm uma política mais confusa - os primeiros modelos lançados fazem parte do programa Android One, em parceria com a Google, que garante duas atualizações de sistema. Os mais recentes, no entanto, não estão no programa e têm apenas um upgrade garantido. No primeiro grupo estão o One Action e o One Vision, que foram lançados com o Android 9. No segundo, One Hyper e One Fusion, que possuem o Android 10 atualmente. Demais aparelhos da linha One não devem ser atualizados. A exceção fica para o One Zoom, que embora não se enquadre nos critérios, possui especificações muito parecidas com as do One Hyper.

LG

A LG não costuma atualizar seus modelos de entrada, restringindo a possibilidade aos topos de linha. O único à venda no Brasil nesta categoria é o G8X ThinQ. Lançado com Android 9, ele já foi atualizado para o 10 tem especificações de sobra para rodar a versão 11. Embora haja possibilidade dos intermediários K41S, K51S e K61 também receberem a atualização, a empresa ainda não se manifestou.

Samsung

Entre os aparelhos já à venda no país, há a certeza de que a família Galaxy S20 (S20, S20+ e S20 Ultra) receberá a atualização, assim como o Z Flip e o Fold, celulares dobráveis da empresa. Os recém-anunciados (mas ainda sem previsão de venda no Brasil) Z Flip 5G, Z Fold 2, Note 20 e Note 20 Ultra também devem ser atualizados em breve. Modelos topo de linha do ano passado, as famílias S10 (S10, S10+, S10e e S10 Lite) e Note 10 (Note 10, Note 10+ e Note 10 Lite) também receberão o Android 11.

Entre os intermediários, espera-se que os modelos mais recentes da linha A (A10, A10s, A11, A20, A20s, A21, A20, A30s, A31, A50, A51, A70, A71, A80 e A90) tenham atualização para o novo sistema, mas sem confirmação da fabricante.

Nokia

A empresa vende apenas um modelo no País, o 2.3, de entrada. A Nokia tem excelente histórico de atualização mesmo nos celulares mais básicos, tendo vários modelos como parte do programa Android One. O aparelho foi lançado com Android 9 e já recebeu atualização para a versão 10, devendo ter ainda suporte ao Android 11.

Xiaomi

Outra fabricante que não desaponta nas atualizações é a Xiaomi. Desde os modelos de entrada até os topo de linha, a empresa costuma fornecer atualizações para seus celulares tanto no Android quanto na MIUI, interface da marca que roda por cima do sistema. Dos modelos vendidos no Brasil, há certeza de atualização para Mi Note 10, Redmi 9, Redmi 9A e a família Redmi Note 9 (Note 9, Note 9S e Note 9 Pro).

Asus

Mais conhecida pelos computadores, a Asus também fabrica celulares e vende alguns modelos no Brasil. Os smartphones ZenFone 6 e ROG Phone 2, da marca, devem receber a atualização para o Android 11. Há ainda os recém-lançados ZenFone 7 e ROG Phone 3, que também serão atualizados, mas ainda não têm previsão de venda no país.

Outras marcas

Embora a cotação do dólar não deixe um cenário muito favorável, a diferença de preço e mesmo as funções disponíveis em determinados aparelhos ainda fazem com que a compra de celulares importados seja considerável no Brasil. Abaixo há alguns aparelhos que, apesar de não serem vendidos oficialmente no País, já receberam ou têm confirmação da próxima versão do Android.

Google: todos os aparelhos da empresa desde o Pixel 2 receberam a atualização já na terça-feira.

OnePlus: os Modelos 8 e 8 Pro têm versão de testes do Android 11 disponível, com a atualização estável prevista para as próximas semanas. A marca tem bom histórico de atualizações, e, embora não haja confirmação, provavelmente os modelos 6, 6T, 7, 7 Pro, 7T e 7T Pro também serão atualizados.

Oppo: há cinco aparelhos da fabricante com versões de teste do Android 11 disponíveis: Find X2, Find X2 Pro, Reno 3, Reno 3 Pro e Ace 2. Eles têm atualização garantida.

Realme: apenas o modelo X50 Pro está em testes para o Android 11, mas outros aparelhos da empresa devem receber a atualização.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar