Participamos do

Jogos para PS5 e novo Xbox devem ser mais caros; mudança acontecerá nos EUA pela primeira vez em 15 anos

A tendência de aumento também acontecerá com os videogames. De acordo com jornalista especializado, PS5 pode chegar no Brasil por cerca de R$ 10 mil

O preço de jogos para a nova geração de videogames deve ter um aumento de U$ 10, passando a custar U$ 70 no mercado norte-americano. A tendência foi indicada após o novo jogo da franquia NBA 2k ter seu preço de lançamento divulgado para as novas plataformas: PS5 e Xbox Series X — os dois devem ser lançados ainda neste ano.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em resposta ao site Polygon, a 2K games, empresa responsável pelo desenvolvimento do jogo, defendeu que o aumento corresponde ao que será oferecido na nova geração de consoles: “Poder, velocidade e tecnologia que só será possível no novo hardware”. A companhia ainda disse que o novo jogo será um passo “monumental” para a franquia e deseja provar isso para seus fãs.

O incremento no preço dos jogos, no entanto, é repassado aos consumidores pela indústria com certo atraso, conforme explicou Yoshio Osaki, presidente da IDG Consulting, empresa especializada em pesquisa no mercado de jogos eletrônicos. Em entrevista ao portal Gamesindustry, Osaki explicou que o preço para lançamentos se mantém o mesmo desde 2005, quando as empresas entraram na geração de consoles do PS3 e do Xbox 360.

O especialista ponderou que nesse período, os custos para desenvolvimento de jogos cresceu até 300%, o que foi refletido em um aumento de aproximadamente 17% para a próxima geração. Ele ainda comparou com outros produtos de entretenimento, que tiveram aumento considerável desde 2005. De acordo com a análise de Osaki, ingressos de cinema subiram cerca de 39%, enquanto a mensalidade do Netflix teve aumento de 100%.

“Nem todos os jogos devem custar U$ 69,99, mas os grandes lançamentos (conhecidos como AAAs) como NBA 2K merecem sair com esse preço superior aos outros”, esclareceu.

Preço no Brasil

Os efeitos no mercado brasileiro ainda não foram divulgados oficialmente após a confirmação da nova tendência de preços. O aumento, no entanto, deve acontecer. Fatores como a alta do dólar e as limitações de circulação de mercadoria decorrentes da pandemia do novo coronavírus têm potencial para que o preço no Brasil seja ainda maior. A lógica também vale para os consoles.

Leia também | Com lançamento neste ano, rumores alimentam teorias sobre preço do PS5

O jornalista Wagner Wakka, do Canal Tech, avaliou qual seria o preço do novo videogame praticado no Brasil com base nas gerações anteriores de consoles da Sony. Ele estimou que o PS5 deve chegar ao mercado brasileiro com valor entre R 9,8 mil e R$ 13 mil, já considerando cotação do dólar, além dos valores aproximados para os impostos aplicados e a margem de lucro dos revendedores.

Listen to "#44 - Vale a pena jogar The Last of Us Part II? (Sem Spoilers)" on Spreaker.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar