Participamos do

Novo motor gráfico, Unreal Engine 5, é divulgado por desenvolvedora de games

A Epic Games divulgou a novidade durante o Summer Fest, evento que reúne desenvolvedores para revelar anuncios relacionados a video games
20:38 | Mai. 13, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Epic Games, empresa desenvolvedora de jogos, anunciou nesta quarta-feira, 13, o Unreal Engine 5 (UE5), seu novo motor gráfico. A novidade foi apresentada durante o Summer Fest, festival focado em tecnologia para jogos eletrôncicos.

Mas o que é um motor gráfico? É um programa de computador utilizado para simplificar o desenvolvimento de games ou outras aplicações com gráficos em tempo real. Ele renderiza gráficos 2D e 3D, além de também simular a física nos jogos, com detecção de colisão, entre outros recursos.

Rodando no hardware do Playstation 5, a potência do UE5 foi mostrada em demo técnica do game “Lumen in the Land of Nanite”. Nela, puderam ser vistos na prática diversos aspectos técnicos como polígonos com qualidade cinematográfica, novas animações de fluidos, iluminação dinâmica e global, melhorias de sons, dentre outras novidades.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O que os desenvolvedores falaram sobre a demo é que diversos modelos feitos no software Z Brush podem ser importados diretamente para a engine do game, sem precisar passar por um "downgrade" que rode em tempo real. Em uma das cenas, em cujo cenário haviam 5 mil estátuas, mais de 16 bilhões de polígonos eram renderizados em tempo real, sem nenhuma dificuldade.

Esse é o principal aspecto revelado na demonstração técnica. Todos os jogos não utilizam os modelos 3D originais, pois são tão pesados que se tornam impossíveis de rodar em tempo real nos jogos. Agora, a Unreal Engine 5 suportará os objetos com bilhões de polígonos sem problemas, promete a Epic Games.

A grande sacada é que o motor gráfico poderá simplificar os modelos enquanto o jogo roda, evitando um grande trabalho dos artistas de criar modelos novos para usar dentro dos jogos.

Sabe quando você está jogando e do nada surge um elemento na tela como se não tivesse carregado direito? Outro ponto importante nessa novidade é que os jogos não terão pop-in, ou seja, sem elementos externos brotando na tela aleatoriamente, tudo estará carregado desde o começo.

Além disso, a iluminação do jogo é global, calculando como a luz bate e reflete nos elementos, uma espécie de Ray Tracing chamado de Lumen, desenvolvido pela Epic Games e que também fará parte da novidade.

Os desenvolvedores da Epic Games disseram que a Unreal Engine 5 terá uso para além dos games e também poderá ajudar animadores que querem fazer filmes com elementos 3D ou animações, arquitetos, engenheiros que desejam projetar carros, entre outros.

A Unreal Engine 5 chegará em 2021 e terá suporte aos consoles da próxima geração (PS5 e Xbox Series X), Android, iOS e PC. Nos computadores, o motor gráfico terá um preview no começo de 2021 e deve ter suporte a placas gráficas top de linha do mercado, como a GeForce RTX.

Escute nosso podcast sobre o Playstation 5

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar