Descarte de medicamentos: entenda como deve ser feito

O descarte de medicamentos vencidos ou inutilizados no vaso sanitário, na lixeira ou em ralos representa riscos não só a saúde humana, mas também ao meio ambiente. Saiba como deve ser feito o descarte adequado

Medicamentos vencidos ou inutilizados não devem ser descartados no vaso sanitário, na lixeira ou em ralos. O descarte adequado deve ser realizado em pontos de coleta específicos, de onde os medicamentos são encaminhados à destinação certa. O descarte correto de medicamentos é uma obrigatoriedade, segundo estipula a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que elabora o gerenciamento dos resíduos no Brasil. O descarte errado representa riscos não só a saúde humana, mas também ao meio ambiente. 

Descarte de medicamentos: impactos ambientais e na saúde pública

O descarte de um único remédio pode significar um impacto pequeno no meio ambiente, mas o problema está no acúmulo desses rejeites. Certos medicamentos podem atrapalhar o funcionamento correto de organismos aquáticos quando diluídos na água, enquanto outros podem representar um perigo a animais e até seres humanos se encontrados e consumidos. Antibióticos, ainda, fortalecem algumas bactérias quando estão livres e vagando pelo meio ambiente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Descarte de medicamentos: lei municipal de Fortaleza prevê descarte em farmácias

Em Fortaleza, a lei nº 9927, de 8 de agosto de 2012, prevê o descarte de medicamentos vencidos em farmácias e drogarias. Questionada pelo O POVO sobre locais para descarte na Capital cearense, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) reforçou o estabelecido pela legislação mencionada. “É de responsabilidade das indústrias farmacêuticas e das empresas de distribuição de medicamentos dar destinação adequada a medicamentos com prazos de validade vencidos”, declarou a autarquia.

Descarte de medicamentos: para onde vão os descartes coletados?

Após o descarte correto, os medicamentos vencidos geralmente são incinerados em usinas, diminuindo os resíduos presentes e sua periculosidade. Esse método também apresenta problemas para o meio ambiente e para a saúde humana devido à emissão de gases e cinzas que podem conter substâncias tóxicas.

Por isso, o processo de incineração precisa de equipamentos sofisticados de alta eficiência de filtração e lavagem de gases, de modo a diminuir os riscos. Até o momento, essa é a melhor destinação dos medicamentos e seus resíduos de serviço de saúde.

Com informações de eCycle

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

meio ambiente saúde pública descarte de medicamentos resíduos sólidos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar