Participamos do

Como evitar escorpião em casa e o que fazer em caso de picada

O escorpião se esconde em entulhos, esgotos e locais com pouca movimentação. Por conta da chuva, podem procurar abrigo em casa; saiba como evitar o animal e o que fazer em caso de picada
18:47 | Dez. 10, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Durante o período de chuva, o aparecimento de escorpião pode ser comum em casa ou apartamento. Esses animais peçonhentos procuram abrigo em lugares secos e escuros e podem oferecer risco à saúde humana caso alguém sofra uma picada.

Segundo o boletim de animais peçonhentos da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o Estado registrou 41.103 acidentes com escorpiões entre 2009 e 2020. De acordo com Ivan Luiz, assessor técnico da Sesa, os escorpiões estão entre nós o tempo todo, mas se escondem em entulhos, esgotos e locais com pouca movimentação. Por conta das chuvas, esses animais partem em busca de locais mais quentes e seguros e encontram nas residências lugares favoráveis.

LEIA MAIS | Registros de picada de escorpião têm aumento de 129% em cinco anos no Ceará

Conforme explica o especialista, "encanamento de esgotos, ralos de pia, janelas e fiações podem ser a porta de entrada dos aracnídeos. “A vedação de ralos é uma das providências mais eficazes para evitar que os escorpiões tenham acesso à residência pelo esgoto. Outra medida importante é manter a casa limpa para evitar também a presença de baratas, principal alimento desse animal”, explica.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Período chuvoso aumenta surgimento de escorpiões

O uso de telas de proteção nas janelas e a instalação de soleiras nas portas também pode dificultar a entrada no animal na casa. Durante o dia, os escorpiões podem se esconder em lugares escuros, como armários, sapatos, gavetas e até mesmo em roupas. A dica é manter os móveis, cortina e ambientes da casa sempre limpos. Para quem tem jardim em casa, deixar a grama sempre aparada pode facilitar na identificação do animal, alerta Ivan.

O que fazer em caso de picada de escorpião

A picada do escorpião pode causar dor moderada ou intensa. O animal reage rápido ao contato humano. Saiba o que fazer em caso de picada pelo animal:

- Lave o local da ferida com água e sabão;
- Coloque uma compressa morna em cima do local da ferida, mas sem fazer pressão na área;
- Procure orientação médica imediata e mais próxima de onde você sofreu o acidente;
- Se for possível, capture o animal e leve ao serviço de saúde. A identificação da espécie do escorpião pode auxiliar no diagnóstico.

O que não fazer em caso de picada de escorpião

- Não amarre a área ou tente fazer torniquete, bloqueando a circulação;
- Não corte, perfure ou queime o local da picada;
- Não faça curativos que cubram a área, pois pode favorecer infecções;
- Não ingira bebida alcoólica ou outros líquidos, pois além de não surtir efeito algum, podem agravar o quadro;
- Não aplique nenhum tipo de substância sobre o local da picada, como querosene, álcool, etc.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar