Participamos do

O câncer de próstata acabará com a minha vida sexual? O POVO responde dúvidas mais frequentes sobre a doença

O que é a próstata? Como são feitos os exames de prevenção ao câncer? E o tratamento, onde pode ser feito? Confira informações sobre a doença. Estamos no Novembro Azul, mês de conscientização sobre prevenção do câncer de próstata
14:54 | Nov. 06, 2020
Autor Gabriela Feitosa
Foto do autor
Gabriela Feitosa Estagiária do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Quanto mais cedo detectado, a chance de cura do câncer de próstata é bem maior. O câncer é silencioso e o aparecimento de sintomas já significa que a doença está avançada. Por isso, é essencial que homens acima de 50 anos estejam atentos aos exames preventivos. A próstata é responsável pela produção dos nutrientes e fluidos que constituem o esperma. Está situada logo abaixo da bexiga e à frente do reto.

O câncer de próstata ocorre quando células presentes na região retal sofrem mutações. Conforme o cirurgião oncológico Diego Bezerra, esse câncer é o tumor mais comum entre pessoas com próstata com mais de 50 anos. "De acordo com estatísticas americanas, um em cada seis indivíduos desenvolverá câncer de próstata no decorrer da vida. No entanto, somente uma pessoa em cada 35 morrerá da doença", conta o médico. No Brasil, estima-se que haverá 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022, segundo dados do Instituto do Câncer (Inca).

LEIA TAMBÉM | Câncer de próstata: o que é mito e o que é verdade sobre o exame de toque retal

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Saiba como se prevenir e onde tratar o câncer de próstata em Fortaleza

Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil pessoas. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata ocupa a primeira posição no País em todas as regiões brasileiras, com um risco estimado de 72,35/100 mil na Região Nordeste; de 65,29/100 mil na Região Centro-Oeste; de 63,94/100 mil na Região Sudeste; de 62,00/100 mil na Região Sul; e de 29,39/100 mil na Região Norte. "No Ceará esperamos em torno de 3.300 casos no estado, sendo em torno de 980 casos na capital, de acordo com a estimativa do Inca para o ano de 2020", complementa Bezerra.

O POVO fez uma entrevista bate-bola com o oncologista, tirando as dúvidas mais frequentes sobre o câncer de próstata. Confira:

1 - O câncer de próstata pode ser prevenido?

Embora haja controvérsias, os exames para o diagnóstico precoce do câncer de próstata devem ser realizados anualmente e incluem dosagem do PSA e toque retal. Para a maioria dos homens, recomenda-se que esses exames comecem a ser feitos aos 50 anos, e que sejam repetidos anualmente. Para os indivíduos  com parentes de primeiro grau com história de câncer de próstata (pai e irmãos), os exames estão indicados a partir 40 anos de idade.

2 - No caso de diagnóstico positivo para a doença, como é o tratamento?

Para doença localizada (que só atingiu a próstata e não se espalhou para outros órgãos), cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante (em algumas situações especiais) podem ser oferecidos. Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados. Para doença metastática (quando o tumor já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento mais indicado é a terapia hormonal. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

3 - Por que ainda há tanto tabu na realização dos exames desse câncer?

Maior tabu para a realização de exames preventivos para câncer de próstata são o medo de exposição referente ao toque retal, disfunção sexual decorrente do tratamento e perda da virilidade após o toque retal e/ou cirurgia.

4 - Qual a importância de tratar o câncer de próstata com antecedência?

Realizar o diagnóstico precoce está mais relacionado a terapias menos agressivas e com maior taxa de cura.

5 - O câncer de próstata prejudica vida sexual da pessoa?

Em alguns tratamentos para o câncer de próstata, como a cirurgia, os nervos que rodeiam a próstata e controlam a ereção peniana podem ser lesionados. A extensão dessa lesão depende de uma série de fatores, como localização e tamanho do tumor e do tipo de tratamento realizado. A capacidade de recuperar o controle da função erétil também depende da idade do paciente e se já apresentava problemas de ereção antes da cirurgia.

6 - A atividade sexual aumenta o risco de desenvolver câncer de próstata?

Alguns estudos mostram que homens que relataram ejaculações mais frequentes tinham um risco menor de desenvolver câncer de próstata. Entretanto, a ejaculação por si só e sua frequência não tem sido associada ao câncer de próstata.

7 - O câncer de próstata afeta apenas homens idosos?

O câncer de próstata é mais comum com o aumento da idade. No entanto, homens de todas as idades devem ficar atentos aos fatores de risco pessoais e conversar com seus médicos para a realização de exames que permitam a detecção precoce da doença. Aproximadamente 62% dos casos de câncer de próstata diagnosticados no mundo são feitos em homens com 65 anos ou mais.

8 - Caso não exista histórico de câncer de próstata na família da pessoa, as chances de ter a doença são mínimas?

Não. Apesar de um histórico familiar de câncer de próstata dobrar as chances de ter a doença, 1 em cada 6 homens serão diagnosticados com câncer de próstata. O histórico familiar e genético desempenha um papel importante no risco de um homem desenvolver câncer de próstata. Um homem cujo pai teve câncer de próstata é duas vezes mais propenso a ter doença. O risco é ainda maior se o câncer foi diagnosticado em um membro da família com menos de 55 anos ou se a doença acometeu três ou mais membros da família.

> > Clique aqui e leia a cartilha completa do Instituo do Câncer (Inca) sobre o Novembro Azul 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar